Perfil candidatos às eleições no Peru

Os dois candidatos que passaram ao segundo turno foram Ollanta Humala (Gana Peru, de centro-esquerda) e Keiko Fujimori (Fuerza 2001, direitista), com respectivamente 31.7% e 23.5% dos votos válidos.

Ollanta_FonteAgenciaDeNoticiasDelPeru.jpg

OLLANTA HUMALA

Ollanta Humala nasceu em Lima em 27 junho de 1962 e começou sua carreira militar em 1982, quando ele entrou, ao lado do seu irmão Antauro, na Academia Militar. Um ano mais tarde cursou a Escola das Américas, nos Estados Unidos.

Humala estreiou na cena política peruana em 2000, quando liderou uma rebelião militar contra o então presidente Alberto Fujimori.

Devido a pressão da opinião pública, foi anistiado em dezembro do mesmo ano. Recusou participar das eleições de 2001, apesar de vários convites. Fundador do Partido Nacionalista Peruano em 2005, candidatou-se às eleições de 2006 e perdeu para o atual presidente, Alan García.

Nunca ocupou um cargo eletivo.

 

KEIKO FUJIMORI

Keiko_FonteFuerza2011.jpgKeiko Sofía Fujimori Higuchi nasceu em Lima em 25 de maio de 1975 e é filha do ex-ditador peruano Alberto Fujimori.

Formou-se em Administração na Universidade de Boston em 1997. O financiamento desses estudos foi polemizado durante o julgamento de seu pai, acusado de desviar dinheiro do Serviço de Inteligência Nacional (SIN) para os estudos de seus filhos.

Iniciou na política aos 19 anos como a primeira-dama mais jovem na história do continente, cargo ocupado devido ao divórcio dos pais. Em novembro de 2000, deixou o cargo para estudar e trabalhar nos EUA, voltando ao Peru em 2005.

Em 2006, foi eleita deputada com votação recorde.