Comunicado do MRTA

OPERÁRIOS DA CROMOTEX VIVEM EM NOSSA LUTA COTIDIANA

OPERÁRIOS DA CROMOTEX

VIVEM EM NOSSA LUTA COTIDIANA

 


Cumprem-se 29 anos desde que o sindicato de trabalhadores da fábrica CROMOTEX escreveu uma das páginas de valor e projeção histórica na luta dos trabalhadores peruanos.
 
O mundo tal qual o conhecemos, vontades e releituras à parte,  está estruturado em classes. O benefício de uma supõe a exploração da outra e nesse caminho se geram conflitos que as ciências sociais denominaram "luta de classes".

 
Apesar da exploração e abuso daqueles que são historicamente submetidos, apesar da tecnologia o dos saberes acumulados, o mundo não pode funcionar nem existir sem a atividade que os trabalhadores realizam.

 

Podem faltar os patrões, e as fábricas seguirão funcionando. Mas é impossível que o mundo exista sem o trabalho e a produção dos operários.

 

Por isso, Mariátegui nos dizia que a luta do proletariado debe se afastar da moral de escravos e assumir a moral de produtores.

 
Hoje, poucos recordam o ocurrido na CROMOTEX, a história oficial que busca patrícios e heróis de barro entre os opressores busca também que o esquecimento cubra o valor, a coragem e a entrega de nossos operários naquele 4 de fevereiro de 1979.
 
Essa foi uma experiência decisiva para muitos. Toda uma geração foi marcada pela lição que era aprendida com sangue pelos trabalhadores, não será suficiente somente a razão ou a justeza de uma causa que garanta sua defesa, a legalidade dos opressores servia apenas até onde lhes era útil.

 
Néstor Cerpa Cartolini foi secretário geral do sindicato, e sua vida de comandante operário, igual à de centenas e milhares de peruanos que apostaram em um amanhã melhor, foi a conseqüência natural do cenário de luta oposto pelas classes dominantes.

A página gloriosa da CROMOTEX vive através de seus ensinamentos, é uma bandeira que corresponde a toda a classe trabalhadora, mantê-la viva em todos os cenários é tarefa de toda a organização popular; é assim que Néstor Cerpa retoma o nome de um desses heróicos operários ao tomar a Residência Japonesa, Hemigidio Huertas Loayza; assim é que hoje o povo combativo agita suas bandeiras e recorda seus heróis.   

 

Honra e Glória aos heróis do povo, sobre suas vidas plenas de amor se levanta outra vez a proposta tupacamarista, tercamente abraçamos nossa história pátria e popular, que reluzirá sobre nosso povo, como o fará outra vez sua esperança de uma pátria livre e socialista.

VIVA A REVOLUÇÃO E O SOCIALISMO!

 

COMANDANTE NESTOR CERPA CARTOLINI…

VIVE, VOLTA E VENCERÁ!

 

COM AS MASSAS E AS ARMAS… PÁTRIA OU MORTE, VENCEREMOS!

 

MRTA

Direção Estratégica

 

Fevereiro - 2008