Nota de repúdio do Seminário de Lutas Contra o Neoliberalismo ao ataque terrorista a embaixada de Cuba nos EUA

Com profunda indignação, encaminhamos esta carta de solidariedade ao governo de CUBA e ao povo cubano que, desde 1959, enfrentam o bloqueio econômico e verdadeiros atos terroristas pelo governo dos Estados Unidos da América do Norte, de tentativas de assassinar o grande líder Fidel Castro a crimes como atear fogo a hotéis e derrubar avião, provocando a morte de diversas pessoas.

O ataque terrorista contra a sede da Embaixada de Cuba nos Estados Unidos em 25/09/2023, quando foram lançados dois coquetéis molotov, não é o primeiro que ocorre nesse local. Em abril de 2020, ocorreu o primeiro e, até hoje, os EUA não investigaram nem tomaram nenhuma providência para evitar atentados. Este tipo de atitude totalmente contrária a qualquer protocolo vigente na diplomacia dos países também não se trata de algo novo na política dos EUA para com Cuba. Importante lembrar tudo que já foi feito contra o país pelos grupo de terroristas que vivem na Flórida, até pragas foram jogadas contra lavouras cubanas, ou interferências nas torres de controle do aeroporto de Havana. Apesar de denunciados ao governo dos EUA, nenhum destes atos foram punidos. Além disto tudo, Cuba foi invadida pelas Forças Armada dos Estados Unidos, que custou a morte de diversos lutadores cubanos.

Cuba é exemplo de luta pela soberania e por um país de justiça social para toda a população, sem exceção, apesar de todas as tentativas terroristas contra a PAZ e a LIBERDADE de escolha por uma sociedade socialista. No entanto, toda a grande Mídia capitalista, à serviço dos EUA, não divulga os grandes crimes que este país sofre desde 1959.

Mas, apesar de todo esforço do capitalismo e seus lacaios, temos certeza que estes fatos serão vencidos pela bravura e firmeza do governo e do povo cubano. Cuba foi o primeiro país do mundo a ter vacinas para o COVID-19, chegando a fabricar 5 tipos, inclusive para crianças. Estas vacinas foram colocadas à disposição de outros países. No entanto, foram boicotadas, apesar de ter a qualidade reconhecida pela OMS. Enquanto isso, diversas indústrias farmacêuticas norte-americanas produziram vacinas com as quais enriqueceram um número restrito de bilionários.

A todo o governo e povo cubano, nossa sempre grandiosa e incondicional admiração pela gloriosa luta e firmeza para suportar todas as adversidades, preconceitos e crimes que sofrem desde 1959. A luta deste povo é nosso exemplo de que vale a pena lutar; que é dura, mas a vitória é certa!

Comissão de Organização - Seminário de Lutas Contra o Neoliberalismo

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2023

Leia: Díaz-Canel denuncia ataque terrorista a embaixada de Cuba nos EUA