Política
Eleições de resistência ao golpe e ao fascismo!
As eleições municipais de 2020 acontecem no momento em que a crise orgânica do capital foi acelerada pela crise sanitária desencadeada pelo vírus Sars-Cov 2 e devem ser aproveitadas para avançar na luta contra o golpe e o fascismo. Conheça os candidatos apoiados e indicados nesta eleição 2020 pelo PCML.
A reunião ministerial do Governo Bolsonaro
A reunião ministerial do Governo Bolsonaro, ocorrida no dia 22 de abril de 2020, e liberada para exibição pelo ministro do STF, Celso de Mello, levou a uma grande polêmica nos bastidores de Brasília.
Em Porto Velho (RO), MPF realiza audiência pública sobre Reforma Agrária na segunda-feira (12)
A situação da reforma agrária em Rondônia é o tema de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) na próxima segunda-feira, 12, às 14h, no auditório do Ministério Público do Estado.
Liberdade sim, transferência não!!!! Lula corre risco de vida! Liberdade já!
A defesa de Lula, representada pelo advogado Cristiano Zanin Martins, solicita a suspensão do da transferência de Lula para São Paulo até o julgamento final do habeas corpus nº 164.493/PR, em trâmite perante o Supremo Tribunal Federal e denuncia que não foi levado em conta, mais uma vez, a solicitação para a liberdade plena do ex-presidente.
Multiplicam-se no Brasil pedidos de votos para Haddad (PT)
A pouco mais de uma semana do segundo turno das eleições presidenciais em Brasil, os pedidos de votos para o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, multiplicam-se em todos os âmbitos.
Sobre o atentado contra o candidato Jair Bolsonaro:
Atentado contra o candidato a presidente Jair Bolsonaro. Tão condenável quanto seu próprio discurso de ódio, repudiamos o atentado contra o ser humano Jair Bolsonaro, caso não seja um mero factóide de campanha.
Encontro histórico do PCML com a candidata ao governo do Rio de Janeiro Marcia Tiburi (PT)
O Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML-Br) oficializou no dia 28 de agosto seu apoio à candidata ao governo do estado do Rio de Janeiro, Marcia Tiburi (PT-RJ).
O processo do Caso Lula e o desrespeito às leis no Brasil
Mais uma vez o Processo Jurídico do Caso Lula cria um problema institucional no Brasil. A ordem de libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Polícia Federal, em Curitiba, pelo Desembargador do TRF-4 de plantão, Rogério Favreto, foi cassada horas depois pelo Presidente do mesmo tribunal, Desembargador, Carlos Eduardo Flores.
PCML na luta contra o fascismo
O PCML participou ativamente do ato, onde a proposta de unidade das esquerdas se centrará, entre outros pontos, na realização de um programa mínino, uma histórica proposta do Partido, que deva ser atendido para a defesa do povo.
Não aceitarei ditadura do Ministério Público, afirma Lula no Rio
O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em 2/04 à noite no Rio de Janeiro que nunca aceitou a ditadura militar, nem tampouco aceitará "a ditadura do Ministério Público".
Marielle Franco, presente!
O Jornal INVERTA - Órgão Central do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) se soma ao imenso pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutal e covardemente.
A Lava Jato agourenta e os investimentos do PT
O tsunami criado na sociedade brasileira pela Operação Lava Jato quer levar à terra arrasada os avanços alcançados nos governos do PT. Uma das conclusões que se tira desta tara do Ministério Público de Curitiba é soterrar as políticas sociais e de ascensão de 1/3 da população brasileira ao consumo.
Chico César alerta os que comemoram o triste desfecho de Porto Alegre
A Poesia e o Poeta não cala o coração diante da injustiça: leiam o recado de Chico César a escória togada da lava-ajato e aos que comemoraram o resultado do trf-4, em Porto Alegre.
“Nunca a Milhão, a profissão exige calma”
A atual conjuntura brasileira desafia as forças populares e comunistas a uma postura que parece exigir, entre outras coisas, calma, ousadia e humildade.
Poder Judiciário sinaliza contra os direitos trabalhistas
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, participa junto com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Filho, de uma cruzada conservadora e reacionária contra os trabalhadores. Com o apoio da mídia, que amplifica suas declarações, eles buscam preparar o terreno para uma reforma trabalhista ao gosto dos patrões.
Panorama político cearense depois das eleições
As eleições demonstraram o acirramento entre o grupo capitaneado por Cid/Ciro Gomes, por um lado; e por outro, a coligação envolvendo PMDB/PSDB/PR/SD, reunindo caudilhos como Tasso Jereissati, Roberto Pessoa, Eunício Oliveira e Genecias Noronha. De certa forma, a conjuntura nacional deu fôlego para estes caudilhos, vencendo em cidades importantes como Maracanaú. Mas, no geral, os números dão impulso à pré-candidatura de Ciro Gomes para presidente da República.
Eleições 2016: Minas Gerais nas mãos da direita e Belo Horizonte sem alternativas no segundo turno
Minas Gerais é o estado brasileiro com maior quantidade de municípios (853) e, nessas eleições, quase todos já decidiram quem ocupará a prefeitura até 2020, exceto quatro: Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros, sendo que nesta última talvez não haja segundo turno, pois o segundo colocado e atual prefeito Ruy Muniz estava foragido até o dia 08/10.
Pronunciamento da legítima Presidenta Dilma Rousseff - 31/08/2016
Hoje, o Senado Federal tomou uma decisão que entra para a história das grandes injustiças. Os senadores que votaram pelo impeachment escolheram rasgar a Constituição Federal. Decidiram pela interrupção do mandato de uma Presidenta que não cometeu crime de responsabilidade. Condenaram uma inocente e consumaram um golpe parlamentar. (...) Ouçam bem: eles pensam que nos venceram, mas estão enganados.
Discurso de Dilma Rousseff na abertura da sessão plenária do Senado - 29-08-16
Ao exercer a Presidência da República, respeitei fielmente o compromisso que assumi perante a nação e aos que me elegeram. E me orgulho disso. Sempre acreditei na democracia e no Estado de direito, e sempre vi na Constituição de 1988 uma das grandes conquistas do nosso povo. Jamais atentaria contra o que acredito ou praticaria atos contrários aos interesses daqueles que me elegeram.
[Los presentes gritan: “Dilma guerrera de la Patria brasileña!”]
Yo fui electa presidenta por 54 millones de ciudadanas y de ciudadanos brasileños y es en esta condición, en la condición de presidenta electa por los 54 millones, que me dirijo a ustedes en ese momento decisivo para la democracia brasileña y para nuestro futuro como nación.