Condenamos veementemente a nova escalada dos EUA contra Cuba

Bruno Rodríguez, Chanceler de Cuba, usou sua conta na rede social X (antigo Twitter) nesta sexta-feira, 30 de Janeiro, para denunciar uma nova escalada de agressões ao povo cubano por parte do governo dos Estados Unidos.

Bruno Rodríguez, Chanceler de Cuba, usou sua conta na rede social X (antigo Twitter) nesta sexta-feira, 30 de Janeiro, para denunciar uma nova escalada de agressões ao povo cubano por parte do governo dos Estados Unidos. Confira abaixo o texto traduzido:

"Condenamos veementemente a nova escalada dos EUA contra Cuba.

Agora, propõe-se impor um bloqueio total ao fornecimento de combustível ao nosso país.

Para justificar isso, baseia-se em uma longa lista de mentiras que pretendem apresentar Cuba como uma ameaça que não é. A cada dia há novas evidências de que a única ameaça à paz, à segurança e à estabilidade da região, e a única influência maligna, é a que exerce o governo dos EUA contra as nações e os povos da Nossa América, aos quais tenta submeter ao seu ditame, despojar de seus recursos, mutilar sua soberania e privar de sua independência.

Os EUA também recorrem à chantagem e à coerção para tentar que outros países se juntem à sua política de bloqueio contra Cuba, universalmente condenada, e, caso se recusem, ameaçam com a imposição de tarifas arbitrárias e abusivas, em violação de todas as normas do livre comércio.

Denunciamos perante o mundo este ato brutal de agressão contra Cuba e seu povo, que há mais de 65 anos está submetido ao mais prolongado e cruel bloqueio econômico jamais aplicado contra uma nação inteira e que agora se promete submeter a condições de vida extremas."

Publicado em 30 de janeiro de 2026

GUERRA E PAZ Crise Orgânica, Geopolítica e o Brasil – Edição Bilíngue.jpg