Cultura

O adeus a Ed Nunes, artista do povo!

O artesão, violonista, compositor e cantor da música popular brasileira, Edmilson Nunes, natural de Esplendor, MG, completaria 60 anos em 05 de fevereiro deste ano. nos deixou fisicamente na madrugada do dia 20 de janeiro. Ed Nunes como era carinhosamente chamado pelos seus amigos e fãs, marcou presença na música, no samba pela sua irreverência, consciência cultural e política.

Thiago de Mello presente!

O poeta Thiago de Mello, nascido em Barreirinha, no Estado de Amazonas, faleceu dia 14 de janeiro deste ano, aos 95 anos de idade. Prestamos nossa singela homenagem ao poeta da esperança, que serviu, como alento para a geração que lutou contra a ditadura, em vários países latino-americanos. Seus poemas sempre traziam uma mensagem que, apesar do que estávamos vivendo, podíamos ter a certeza de outro mundo, que a luta valia.

Monarco: memória e voz da Velha Guarda

O que ele constrói em poesia retrata a vida e enaltece a natureza. Nascido sambista em berço de bambas, Monarco é um caso de amor à sua querida Escola de Samba, a Portela de Paulo Benjamim de Oliveira - de quem nosso entrevistado é auténtico seguidor.

O sonho e a realidade de Marília Beviláqua

Sem dúvida um fenômeno musical posto que aos 5 anos iniciava uma trajetória e aos doze já via reconhecido seu talento precoce. Cantora de incomparável timbre de voz, Marília (de Fátima) Beviláqua, que conheceu o sucesso nos tempos áureos da chamada jovem guarda e da bossa-nova, expõe ao público a sua história e volta a ocupar o lugar que esta própria história lhe reservou: a ribalta e o calor daqueles que reconhecem o verdadeiro culto do cancioneiro popu­lar.

Susana Savedra lança Desnuda

Susana é uma incansável lutadora da arte, dedica-se com paixão e disciplina a tudo o que faz e olha que não são poucos os desafios que os verdadeiros artistas – e o INVERTA os conhecem bem e à Susana, nossa querida companheira – enfrentam para viver de sua arte.

A resistência d’Os Proletários da Bola

No dia 07/07, foi realizado no Rio de Janeiro o lançamento do livro do historiador Gustavo Santos da Silva, “Os Proletários da Bola: The Bangu Athletic Club e as lutas de classes no futebol da Primeira República (1894-1933)”. Quem curte ler sobre futebol, gosta principalmente que um livro fuja do óbvio, quebre com clichês.

Semana João Saldanha na ABI sobre os seus 100 anos

No dia 3 de julho foi realizada uma série de debates sobre os 100 anos de João Saldanha, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Os debates aconteceram no auditório Belisário de Souza, durante todo o dia, onde no primeiro painel participaram os historiadores Victor Andrade de Mello, os professores André Couto, Alvaro Cabo, Leda Costa, Felipe Mostaro, além de César Oliveira.

A emoção de assistir ao show sobre o inesquecível Cartola

A cultura popular brasileira é uma fênix que renasce das cinzas e dá esperança de um futuro melhor para o nosso amado Brasil dentro deste turbilhão caótico em que se encontram as elites políticas e dirigentes. Assistir ao espetáculo sobre a vida do imortal Cartola foi uma grande emoção, uma vez que o musical mostrou toda a genialidade deste compositor popular que faz poesia de alta qualidade em meio a sua vida ligada à pobreza.

Moderna servidão

Cordel de Antonio Queiroz de França. A sociedade de classes E seu desenvolvimento Nascem da contradição Que é seu grande sustento. Para senhores, progresso Para escravos, retrocesso E muito mais sofrimento.

Palestra do escritor angolano Pepetela sobre a sua obra

No dia 17 de novembro foi realizada no IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais), da UFRJ, uma palestra com o escritor angolano Artur Carlos Pestana dos Santos, mais conhecido como Pepetela, de 75 anos, que em 1997 ganhou o Prêmio Camões de Escritores de Língua Portuguesa.