Lealdade entre partidos, estados e povos
"Estou profundamente grato ao nosso querido camarada To Lam, secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, por me receber como Enviado Especial do Partido e do Governo de Cuba, prova da histórica fraternidade entre os dois Partidos, Governos e Povos", disse o membro do Bureau Político e ministro das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez Parrilla, falando por meio do X.
"Reconhecemos o envolvimento e a liderança estratégica deles nos resultados demonstrados pelo atual estado da cooperação bilateral e das relações econômico-comerciais", afirmou. Segundo relatos da imprensa daquele país, Bruno também declarou que as experiências vietnamitas na construção do Partido e no desenvolvimento econômico constituem um modelo para a Revolução Cubana.
Por sua vez, To Lam reafirmou «a posição consistente do Partido, do Estado e do povo vietnamita de solidariedade, apoio e acompanhamento ao povo irmão cubano», expressando, ao mesmo tempo, a disposição de apoiar a Ilha maior das Antilhas – dentro de suas possibilidades – na superação das dificuldades e no desenvolvimento do país.
Como parte de sua visita à nação indochinesa, o ministro das Relações Exteriores de Cuba se reuniu com o primeiro-ministro Pham Minh Chinh e seu homólogo, Le Hoai Trung.
A RÚSSIA REAFIRMOU SEU APOIO À ILHA
No dia anterior, Rodríguez Parrilla conversou por telefone com seu homólogo russo, Sergey Lavrov. Em resposta, o ministério das Relações Exteriores da Rússia reafirmou sua posição de princípio de que é inaceitável exercer pressão econômica e militar sobre Cuba, incluindo o bloqueio do fornecimento de energia da Ilha, o que poderia levar a uma grave deterioração da situação econômica e humanitária do país. Reiterou também seu firme compromisso de continuar fornecendo a Cuba o apoio político e material necessário.
Fonte: Granma
Publicado do Inverta em 04 de Fevereiro de 2026

