CONTRA A NOVA ONDA DE REPRESSÃO À INDEPENDÊNCIA DE PORTO-RICO: FRENTE À REPRESSÃO, UNIDADE E LUTA!

Dezenas de organizações em Porto Rico e nos Estados Unidos realizarão protestos na quinta e na sexta-feira, 10 e 11 de janeiro de 2008, contra a nova onda repressiva por parte do FBI contra os independentistas porto-riquenhos. Nessa data, 3 jovens porto-riquenhos foram intimados a comparecer frente a um Grã-Juri em Nova Iorque.

CONTRA A NOVA ONDA DE REPRESSÃO AOS INDEPENDENTISTAS PORTO-RIQUENHOS: FRENTE À REPRESSÃO, UNIDADE E LUTA!

 
Nota de Imprensa publicada na ABP
08 de Janeiro de 2008
Tradução: INVERTA

Dezenas de organizações em Porto Rico e nos Estados Unidos realizarão protestos na quinta e na sexta-feira, 10 e 11 de janeiro de 2008, contra a nova onda repressiva por parte do FBI contra os independentistas porto-riquenhos.  Nessa data, 3 jovens porto-riquenhos foram intimados a comparecer frente a um Grã-Juri em Nova Iorque.

 

Representantes de cerca de 20 organizações de Porto Rico realizarão protestos na quinta-feira, 10 de janeiro de 2008, desde as 5 PM, em frente ao tribunal federal de Hato Rey,  e outras 40 organizações farão o mesmo na sexta-feira, 11 de janeiro, nos Estados Unidos nas cidades de Nova Iorque, Filadelfia, Boston, Cleveland, Los Angeles, San Francisco e Orlando.

No dia 20 de dezembro de 2007, os jovens independentistas Tania Frontera, Christopher Torres e Julio Pabón foram intimados a comparecer em audiência com um Grã-Juri no Brooklyn, Nova Iorque, na sexta-feira,11 de janeiro (precisamente quando se comemora em Porto Rico o natalício do patriota Eugenio María de Hostos). Tais jovens são profissionais que trabalham em Nova Iorque que se destacaram por apoiar lutas comunitárias nessa cidade, bem como a luta pela retirada da Marinha dos Estados Unidos da ilha de Vieques.

Os independentistas porto-riqueños intimados serão representados legalmente pelo Grêmio Nacional de Advogados de Nova Iorque (National Lawyers Guild), pelos advogados Martin Stoller, Susan Tipograph e Bob Boyle, todos com muita experiência em casos de repressão política. Além disso, em Porto Rico a reconhecida advogada Linda Backiel está disponível para assessorar os independentistas na Ilha sobre casos similares.

Os três jovens independentistas de Nova Iorque foram visitados pelos agentes do FBI Jim Wimmer, Nicholas Ortiz, Vannesa Tibbits y Zeller, com a intenção de obter informações sobre o Exército Popular Boricua-Macheteros e de que os mesmos identificassem uma série de líderes independentistas filiados a organizações que lutam pela descolonização e independência de Porto Rico.

As organizações que convocam a população para os protestos reiteram a importância da NÃO COLABORACÃO com o FBI e recordam todos os cidadãos de que não existe nenhuma obrigação de responder às perguntas dos agentes dessa instituição federal.  Explicam, também, que todos aqueles que sejam intimados devem manter silêncio e contatar imediatamente um advogado de sua confiança.

Para a atividade de quinta-feira, 10 de janeiro, em Hato Rey, a principal palavra-de-ordem será: "Frente à repressão, unidade e luta".

Por outro lado, na próxima segunda-feira, 14 de janeiro de 2008, uma delegação de representantes independentistas porto-riquenhos se reunirá na sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque (ONU) com representantes de diversas delegações internacionais, para solicitar que a ONU intervenha no caso colonial de Porto Rico e que se respeitem os direitos humanos de todos os ativistas independentistas que foram e são perseguidos e reprimidos pelo FBI e pelo tribunal federal em Porto Rico e nos Estados Unidos.



                                                        ABP Notícias