Movimentos sociais da Venezuela manifestam apoio irrestrito ao presidente Nicolás Maduro
Na sexta-feira, 22 de agosto, na Plaza UNEARTES, localizada no bairro de Bellas Artes, em Caracas, realizou-se uma coletiva de imprensa convocada pela Plataforma Internacional de Solidariedade com a Palestina e pela Plataforma ALBA Movimentos Sociais – Capítulo Venezuela. O objetivo do ato foi expressar apoio pleno e irrenunciável ao presidente venezuelano Nicolás Maduro Moro, denominado pelos organizadores como “Presidente Operário”, herdeiro do Comandante Eterno Hugo Chavez e atual condutor da Revolução Bolivariana.
O evento, que reuniu mais de 60 organizações sociais, serviu como palco para a reafirmação da defesa intransigente da soberania nacional da Venezuela. As declarações focaram na oposição às ameaças e agressões perpetradas pelo governo dos Estados Unidos, sob a administração do atual presidente Donald Trump.
Em trecho do comunicado divulgado durante a coletiva, destacou-se: “Entre outras vozes, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) reconheceu que, nos últimos quinze anos, a Venezuela manteve seu território livre de cultivo, produção e tráfico de drogas. Muito se deve, precisamente, ao fato de termos expulso a DEA do nosso território desde 2005”. Como parte do desvelamento das mentiras dos EUA para criar um cenário de intervenção militar, sob a justificativa do combate ao narco trafego.
Além do apoio a Maduro, os movimentos também levantaram suas vozes em solidariedade a outras causas e nações: expressaram apoio à Revolução Sandinista na Nicarágua, a Cuba, ao povo do Haiti e à luta do povo palestino contra o que caracterizaram como sionismo e imperialismo.
Redação Internacional