Social

Reforma sanitária e o Estado do Rio de Janeiro

A política neoliberal do capitalismo tenta desmantelar pra privatizar como vem ocorrendo diariamente. O corte de verbas, a falta de concurso público, o esgotamento dos profissionais, principalmente durante a pandemia, tem deixado a população sem a necessária assistência.

Aposentados da rede Estadual de Educação-RJ vão à rua

A manifestação aconteceu no dia 7 de Junho, em frente ao Palácio Guanabara, para denunciar a política neoliberal de arrocho dos salários, retirada de direitos trabalhistas e reivindicar uma audiência urgente com o governo para exigir a retomada do pagamento dos grupos no Processo Nova Escola.

EXÉRCITO OCUPA REFINARIA GABRIEL PASSOS (REGAP) MG

Na segunda semana de junho, dia 7 e 8, os trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, MG, foram surpreendido com a presença de 4 (quatro) caminhões com soldados do Exército Brasileiro fortemente armados com fuzil, denuncia o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais.

Violência em São Gonçalo(RJ) é uma excrescência

Há vários anos a região metropolitana do Rio de Janeiro está sendo vitima da violência desenfreada. Uma das maiores vitimas dos tiroteios, balas perdidas e assassinatos são as comunidades que ficam reféns da disputa entre as facções criminosas. Mais uma explosão de violência aconteceu no mês de novembro de 2021 no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A CHACINA NA FAVELA DO JACAREZINHO

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo vem a público repudiar a ação do Estado contra a classe trabalhadora na Favela do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, onde a polícia no dia 6 de maio invadiu com força desproporcional, assassinando 29 pessoas e orquestrando a maior chacina da história do estado.

Nota do CNCN: 20 de novembro, dia de luta contra o racismo e contra as atrocidades do neoliberalismo!

Na semana da consciência negra os crimes contra o povo preto se intensificam no Brasil. Ontem, dia 19 de novembro, João Alberto Silveira Freitas, 40 anos foi espancado até a morte por um policial militar (terceirizado – funcionário contratado pela Brigada Militar por tempo determinado) e por seguranças do Supermercado Carrefour, na zona Norte de Porto Alegre, mais um preto da classe trabalhadora é assassinado no Brasil.

O discurso de Bolsonaro na ONU

Na abertura da 75ª Assembleia das Nações Unidas realizada virtualmente devido à pandemia da Covid-19, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez um chamamento pela liberdade religiosa em todo o planeta e pela unidade dos cristãos para combater o que ele chama de “Cristofobia” em escala global, tergiversou sobre a crise sanitária no país, com a pandemia e a trágica queimada que assola o Pantanal. O anacronismo do discurso do atual presidente do país foi uma aberração a olhos vistos no Brasil e no mundo.

CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES E ESTUDANTES DA UNILAB/ CEARÁ

Vimos por meio desta CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE expressar o nosso apoio aos colegas professores do Institutos de Humanidades (IH), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab/Ceará), que estão sofrendo perseguição em razão de apoiar e participar de manifestações contrárias ao CANCELAMENTO do Edital 29/2019, que tinha como objetivo regulamentar a ocupação de vagas ociosas no curso de Bacharelado em Humanidades para estudantes Transgêneras/os e Interssexuais, em julho de 2019.

Não ao PL 529! #ficaItesp

O jornal Inverta conversou com a companheira Patrícia Scalli, trabalhadora do Itesp, sobre o pacote de retrocessos do PL 529 do governador João Dória. A antropóloga que trabalha há 19 anos na Fundação do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) com o reconhecimento e titulação de terras quilombolas, demonstrou muita preocupação ao falar do projeto tucano.

Nota do CNCN sobre a COVID-19

O Congresso de Lutas contra o Neoliberalismo declara sua solidariedade neste momento tão difícil, antes de mais nada, afirmando que por mais difícil que seja, com certeza, essa calamidade passará. As medidas de isolamento seguem sendo a nossa melhor opção para acelerar essa transição e impedir a contaminação de nossos entes queridos e companheiros e companheiras.

Mulheres não deixem de ler esse texto!

Em Março, no mês das Mulheres, no mês do FSM, perdemos Marielle, mulher com M maiúsculo que lutou e mesmo sendo cria do complexo da Maré conquistou um curriculo admirável, pouco comum para as nossas realidades.