CHAMADO INTERNACIONAL PELA LIBERDADE DOS CINCO CUBANOS PRESOS NOS EUA

Assine a carta da Campanha Internacional pela libertação dos 5 heróis cubanos

RELANÇAMENTO DO CHAMADO INTERNACIONAL PELA LIBERDADE DOS CINCO CUBANOS PRESOS NOS EUA

 Em 4 de junho de 2008, os três juízes do 11º Circuito de Apelações de Atlanta tomou a injusta decisão de ratificar os vereditos de culpa dos Cinco, mas o processo de apelação ainda segue em curso.

Dado que no dia 12 de setembro de 2008 se cumprirão dez anos de sua prisão, relançamos este chamado, de novembro de 2007, já subscrito por importantes personalidades, e convocamos a somar novas assinaturas e intensificar nossas ações para que o mundo, especialmente o povo estadunidense, reconheça a injustiça cometida contra esses homens, que ao proteger Cuba do terrorismo se levantaram pela defesa dos interesses e da segurança dos próprios estadunidenses e de toda a humanidade!

 LIBERDADE PARA OS CINCO CUBANOS PRESOS NOS ESTADOS UNIDOS!

“Há mais de nove anos, cinco cubanos permanecem presos nos Estados Unidos. Pesam sobre eles extensas penas, resultado de um julgamento político, celebrado na cidade de Miami. Os Cinco ajudavam a monitorar planos terroristas organizados contra Cuba desde a Flórida por grupos cubanos de ultra-direita.

O Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas declarou sua detenção como arbitrária, e uma comissão de três juízes encarregada de examinar o caso pela Corte de Apelações de Atlanta decidiu, por unanimidade, declarar o julgamento como não válido e indicar a revogação das sentenças ditadas em Miami. Posteriormente, o pleno da Corte – em votação dividida – revogou essa decisão. Neste momento o caso segue em apelação.

Os Cinco permaneceram isolados em prisões de segurança máxima, sob cruéis condições de reclusão, violando seus direitos humanos e as próprias leis estadunidenses. Dois deles foram privados do direito de receber visitas de suas esposas.

Somamos nossas vozes a todas aquelas que, no mundo, exigem o fim imediato desta enorme injustiça. Não devemos evadir-nos desse empenho até que a verdade abra caminho e esses homens retornem a seu país e a suas famílias.”

O Inverta conclama:

LIBERDADE PARA OS CINCO CUBANOS PRESOS NOS ESTADOS UNIDOS!

LIBERDADE PARA TODOS OS PRESOS POLÍTICOS DO IMPÉRIO!

Para assinar o chamado, acesse http://www.liberenlos5.cult.cu