Nota de repúdio do PCML-Br ao ataque terrorista a embaixada de Cuba nos EUA
Nós, do Partido Comunista Marxista-Leninista (Brasil), repudiamos energicamente o atentado de grupos anticubanos contra a Embaixada de Cuba em Washigton na noite deste domingo, 24 de setembro de 2023. Eles continuam recorrendo ao terrorismo porque permanecem impunes e protegidos pelos agentes do imperialismo.
Desta vez, a Embaixada de Cuba nos EUA sofreu um ataque terrorista por parte de um indivíduo que atirou dois coquetéis molotov, informou o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, que denunciou que este é o segundo ataque violento contra a sede diplomática em Washington desde abril de 2020, quando um homem disparou contra a embaixada de Cuba na capital norte-americana.
O ataque na noite de domingo ocorreu pouco depois que o presidente Miguel Díaz-Canel regressou a Havana, após comparecer à Assembleia Geral da ONU em Nova York.
Desde 1959, os Estados Unidos apelam para a violência, o terrorismo, as tentativas de invasão e os atentados – foram ao menos 638 propiciados pela CIA contra Fidel Castro – como se o bloqueio que cerca a ilha revolucionária desde 1962 não fosse terrorismo suficiente.
Certamente, também mais esta tentativa de colocar o povo cubano de joelhos será em vão, pois Cuba continuará resistindo em sua construção soberana da pátria socialista, sempre de cabeça erguida como nos ensinou o Comandante Fidel.
Expressamos toda nossa solidariedade ao povo cubano, em especial, os trabalhadores e trabalhadoras das representações diplomáticas nos diversos países, que muitas vezes enfrentam condições e até mesmo governos hostis, sempre mantendo-se firmes em seu trabalho essencial para a continuidade da Revolução e, principalmente, para o internacionalismo revolucionário que Cuba pratica, contribuindo com o desenvolvimento humano e a libertação dos povos em todos os continentes.
Viva a Revolução Cubana!
Pátria ou Morte, continuaremos vencendo!
Secretaria de Relações Internacionais
Partido Comunista Marxista-Leninista (Brasil)
25 de setembro, 2025
Leia: Díaz-Canel denuncia ataque terrorista a embaixada de Cuba nos EUA