Vitória Popular na Venezuela!

Chávez é reeleito com larga vantagem na pátria de Bolívar. Uma vitória de todos os povos latino-americanos.

Às 23:30 hora local do dia 7 de outubro de 2012, o presidente Hugo Chávez saiu ao histórico Balcão do Povo em Miraflores a saudar centenas de milhares de venezuelanos e venezuelanas que o escolheram, uma vez mais, para governar soberanamente seu país.

Em primeiro lugar, fez questão de parabenizar os quase 30 milhões de cidadãos que testemunharam um processo eleitoral do qual participaram mais de 80% dos eleitores registrados, um exemplo de democracia, que ele chamou de Batalha Perfeita. O processo foi levado a cabo sem nenhum incidente de violência e Capriles Radonsky da Mesa pela Unidade Democrática, o principal candidato opositor, saiu antes do presidente a reconhecer sua derrota, fazendo um chamado à calma daqueles que o acompanharam. Os outros candidatos foram Reina Sequera do Partido Poder Laboral (0,46%), Luis Alfonso Reyes da Organização Renovadora Autêntica (0,05%), María Bolívar do Partido Democrático Unidos pela Paz e Liberdade (0,05%), e Orlando Chirinos do Partido Socialismo e Liberdade (0,02%).

Os resultados parciais irreversíveis foram anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral às 22:00 hora local em sua sala de imprensa, a partir de onde transmitiam os mais de 6 mil jornalistas credenciados, vindos de distintos lugares do mundo, assim como as 200 organizações de acompanhamento que caracterizam a transparência deste processo.

Chávez foi eleito com 54,42% dos votos, vitorioso em 20 estados da república (até então), com uma vantagem de mais de 11 pontos percentuais sobre Radonsky. Segundo o próprio mandatário, os quase 8 milhões de cidadãos que o elegeram, “votaram pelo socialismo, pela independência, pela grandeza da Venezuela, pelo seu futuro.”

Todo o povo de Nuestra América estava na expectativa desse momento, que confirma a continuidade da Revolução Bolivariana, um bastião da solidariedade e integração continental, da emancipação da classe trabalhadora e uma referência para a construção de um novo paradigma de sociedade.

Em seu discurso, Chávez apontou que o novo ciclo de governo, que oficialmente já começou com essa vitória, será um aceleramento e aprofundamento da construção do socialismo, e essencial para a defesa da independência nacional, o único bem que pode garantir que a Venezuela continue melhorando para seus cidadãos, ao contrário do que a direita nacional e as grandes agências de notícia internacional tentam constantemente pintar como um território de desgraça e decadência.

Enfatizou que os sujeitos dessa conquista vêm de muito longe, são os que que se levantaram contra os espanhóis ao lado de Guaicapuro, que lutaram na Batalha de Ayacucho, que se rebelaram durante o Caracaço e se insurgiram no quatro de fevereiro de 1992; é o povo de Bolívar que continua lutando contra a dominação estrangeira.


Saudamos ao povo da Venezuela e de toda a América Latina, porque essa vitória também é nossa!

Alerta que caminha, a espada de Bolívar pela América Latina!

Viva o comandante Chávez!

Viva o heróico povo venezuelano!

Hasta la Victoria Siempre!