Movimento

Pernambuco: Semana da Classe Trabalhadora

A partir do dia 24 de abril, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais de todo estado de Pernambuco promovem a 5 º edição da Semana da Classe Trabalhadora, “Trabalhadores em Luta Contra o Golpe nos seus direitos”, uma série de atividades políticas e culturais que preparam os trabalhadores para o 1º de Maio.

Nota Pública: No Cerrado piauiense, comunidades sofrem violências e perdem seus territórios

As entidades que compõem a Articulação dos Povos Impactados pelo Matopiba e a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, apoiadas por movimentos e organizações nacionais e internacionais, vêm novamente a público denunciar o alarmante aumento da violência e de violações de direitos às comunidades do Cerrado no Piauí, presentes na região de implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (PDA MATOPIBA).

Dimas Antonio Casemiro, Presente!

O Grupo de Trabalho Perus confirmou hoje que os restos mortais encontrados no cemitério clandestino de São Paulo são do militante político Dimas Antônio Casemiro detido no dia 17/04/71 assassinado após dois dias de tortura nas mãos dos agentes da repressão política da ditadura civil-militar.

Tiãozinho Presente!

Sebastião Rodrigues militante do Partido Comunista Marxista-Leninista - PCML(Br), representante do Jornal INVERTA, sucursal MG, ex-diretor do Sindicato dos Bancários de BH e Região. Tiãozinho Presente!

Brasil mobiliza-se contra a reforma trabalhista de Temer

Brasília, 10 nov (Prensa Latina) Convocado pelo Fórum das Centrais Sindicais, trabalhadores e integrantes dos movimentos sociais brasileiros sairão hoje às ruas para se manifestar contra as reformas trabalhista e do sistema de aposentadorias impulsionadas pelo governo de Michel Temer.

MÚSICOS MINEIROS RETOMAM SINDICATO

Há 70 anos era fundado o Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais – SINDMUSICOS MG e há 30 anos um grupo se mantinha no poder do sindicato. No dia 30 de outubro, em uma eleição disputadíssima, a Chapa 2 encabeçada pela flautista Vera Pape acaba com a dinastia de Luiz Fernando Peixoto.

Camarada Rosida, presente!

É com profundo pesar que nos despedimos da camarada Rosida Ferreira da Silva. Ela continuará a ser um exemplo de trabalhadora, mãe e revolucionária! Uniu sua vida e sonhos ao camarada Manoel Miguel da Silva, que igualmente é um exemplo para todos nós de trabalhador, pai e revolucionário.

Carlos Araújo vive em nosso coração e luta!

Todo nosso pesar pelo desaparecimento físico do amigo e companheiro de luta Carlos Araújo. Para mim e todos que o conheceram, mesmo que minimamente, sua presença será indelével pelo pensamento objetivo e ideais que transcendiam ao trabalhismo herdado do pai.

Centenário de Maria Augusta Tibiriçá

O aniversário da médica e imprescindível militante em defesa das riquezas do Brasil, Maria Augusta Tibiriçá, que completou 100 anos no dia 8 de maio de 2017, foi comemorado com um emocionante ato de homenagem à sua trajetória de vida e lutas por um país melhor.

As consequências neoliberais do golpe para as mulheres trabalhadoras

Historicamente, com a divisão social e sexual do trabalho, as mulheres são os coletivos mais explorados e de vida mais precarizada dentro da complexidade da sociedade de classes. No modo de produção capitalista, o patriarcado (sistema de dominação da mulher pelo homem) apresenta inúmeros benefícios para a manutenção e ampliação do lucro - possível graças à transformação das diferenças em desigualdades e espaços maiores à exploração da força de trabalho.