Seqüestro de aeronave civil em Cuba é frustrado

Autoridades cubanas frustraram hoje o seqüestro de um avião civil e capturaram dois indivíduos armados que pretendiam levá-lo aos Estados Unidos.

Seqüestro de aeronave civil em Cuba é frustrado 

    Havana, 3 mai (PL) Autoridades cubanas frustraram hoje o seqüestro de um avião civil e capturaram dois indivíduos armados que pretendiam levá-lo aos Estados Unidos. 

    •  Cuba responsabiliza EUA por vítimas em tentativa de seqüestro - LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DO MININT 

    Segundo um comunicado do Ministério do Interior, para levar a cabo seus propósitos, os presos seqüestraram um ônibus de transporte urbano, tomaram como reféns vários passageiros e irromperam com dito veículo no Terminal N º 1 de vôos nacionais do aeroporto José Martí, onde penetraram num avião ali estacionado, sem tripulantes nem passageiros. 

    Uma vez dentro da aeronave, os assassinos mataram um dos reféns, o tenente coronel das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) Victor Ibo Acuña Velázquez, que, apesar de estar desarmado, tentou heroicamente evitar que se cometesse o ato terrorista, como aponta o documento. 

    A ação efetiva e coordenada das forças da ordem permitiu frustrar o propósito dos seqüestradores e preservar a vida do resto dos reféns. 

    Os delinqüentes capturados – acrescenta - são os dois últimos autores que permaneciam fugitivos desde 29 de abril, após assassinar o soldado do Serviço Militar Ativo Yoendris Gutiérrez Hernández, no momento em que este atuava como sentinela numa unidade das FAR, e ferir outro combatente. 

    Nessa ocasião, estes indivíduos – que cumpriam também o Serviço Militar Ativo na própria unidade – fugiram com dois fuzis AK, razão pela qual se desenvolveu um intenso operativo e se adotaram as medidas dirigidas a evitar novas vítimas. 

    As autoridades contaram em todo momento com o mais decidido apoio da população da zona, o que facilitou capturar com anterioridade a outro implicado nos fatos, que revelou que o propósito era abandonar o país de forma ilegal, segundo indica o comunicado do Ministério do Interior. 

    A informação assinala que "novamente ficou em evidência o caráter criminoso da chamada Lei de Ajuste Cubano, alentadora de ações criminosas e de vandalismo". 

    Sobre as máximas autoridades dos Estados Unidos recai a responsabilidade por estes novos crimes, que se somam à longa lista de atos de terrorismo de que Cuba foi vítima durante quase meio século - conclui.