Venezuela defende-se de Uribe e decreta estado de Alerta

O Governo da Venezuelaa decretou estado de alerta geral no país. “A mobilização da Força Armada Nacional (FAN) não é contra o Povo colombiano”, disse o Ministro da Defesa Gustavo Rangel.

Venezuela defende-se de Uribe e decreta estado de Alerta

 

Caracas – O Governo da Venezuelaa decretou estado de alerta geral e completou o destacamento de 90% da força militar prevista para as zonas fronteiriças com a Colômbia.

O ministro da defesa, general Gustavo Rangel, anunciou que o destacamento das Forças Militares está prevista para os estados de Zulia, Táchira e Apure, todas zonas limítrofes com a Colômbia. 

“A mobilização da Força Armada Nacional (FAN) não é contra o Povo colombiano”, disse Rangel no Forte Tiúna, sede do Ministério da Defesa.

Rangel ainda disse que a Colômbia, sob Álvaro Uribe, converteu-se em ponta de lança dos Estados Unidos na região, e poderá servir de base para o plano de apoderar-se do Petróleo da Venezuela.

 No domingo, o presidente da Venezuela Hugo Chavez ordenou o envio de 10 batalhões para a fronteira com a Colômbia depois que as forças colombianas atracaram na madrugada de 1º. de Março, por  ar e terra, um acampamento das FARC-EP em território do Equador e resultando na morte de 18 guerrilheiros, incluindo o comandante Edgar Devia (Raul Reyes). 

Chavez rompeu relações com Bogotá e assegurouque a Colômbia com Uribe, conveteu-se em “Israel da América do Sul”, dentro da estratégia dos Estados Unidos de hostilizar governos de esquerda na região.

Caracas considerou o ataque da Colômbia e operação militar em solo equatoriano como um ensaio para ações militares de maior envergadura.

Em Maio de 2004, o governo da Venezuela capturou 80 paramilitares colombianos que – disseram – foram enviados por Uribe para causar atentados e destabilização. Em dezembro desse ano, agentes colombianos seqüestraram um guerrilheiro das FARC-EP em Caracas.

Agência de Notícias Xinhua

Trad. José Carapinima, Sucursal/CE