Gustavo Petro, novo presidente da Colômbia: "É um dia de festa para o povo”
Os resultados preliminares da pré-contagem eleitoral do Registro Nacional da Colômbia revelam que o candidato presidencial Gustavo Petro, do Pacto Histórico, está à frente de seu oponente Rodolfo Hernández, da Liga de Governadores contra a Corrupção.
Dessa forma, com 99,45% das tabelas informadas, o político de esquerda, com 50,48%, está obtendo vantagem sobre Hernández, que acumula parcialmente mais de 47%.
Hoje é feriado para o povo. Que ele celebre a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam amortecidos pela alegria que hoje inunda o coração da Pátria: esta vitória de Deus e do Povo e da sua história. Hoje é o dia das ruas e praças.
Às 16 h (horário local) deste domingo, as 102.152 mesas montadas nos centros de votação na Colômbia e no exterior foram fechadas. A partir desse momento, começou a pré-contagem ou escrutínio de mesa. Da mesma forma, deu-se início ao escrutínio geral, que decorre em audiência pública no Conselho Nacional Eleitoral e cujo resultado final será conhecido nas próximas horas.
O progressista Petro, de 62 anos, e ex-prefeito de Bogotá, é acompanhado por Francia Márquez, candidata à vice-presidência. No primeiro turno, que aconteceu em 29 de maio, essa dupla foi a mais votada, obtendo 40,32% dos votos (8.527.768 votos).
Por sua vez, o independente Hernández, 77 anos e ex-prefeito de Bucaramanga, tem Marelen Castillo como seu candidato a vice-presidente. No primeiro turno, a fórmula alcançou 28,15% dos votos (5.953.209 votos).
Traduzido RT Espanhol