Não morre quem semeia luz e futuro

O primeiro secretário do Partido Comunista e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidiu a emotiva homenagem de gala no quinto aniversário da partida física do Comandante-em-chefe.

Leia mais…

Marilia Bevilaqua presente!

É com muito pesar que comunicamos o falecimento em 01/12 /2021 de Marília de Fátima Bevilaqua na cidade do Rio de Janeiro.

Leia mais…

Violência em São Gonçalo(RJ) é uma excrescência

Há vários anos a região metropolitana do Rio de Janeiro está sendo vitima da violência desenfreada. Uma das maiores vitimas dos tiroteios, balas perdidas e assassinatos são as comunidades que ficam reféns da disputa entre as facções criminosas. Mais uma explosão de violência aconteceu no mês de novembro de 2021 no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo

Leia mais…

Mural XVI SeminA!rio de lutas contra o Neoliberalismo



INVERTA: 30 anos de resistência e luta pela REVOLUÇÃO no Brasil!

O Jornal Inverta completou 30 anos de circulação ininterrupta no Brasil e no exterior no dia 21 de setembro de 2021. No curso de sua existência, tem buscado cumprir com a luta teórica, de acordo com as palavras da produção teórico-organizativa de Marx, Engels e Lenin. Sua tática tem sido demonstrar o fracasso da estratégia neoliberal da classe burguesa através da denúncia da crise orgânica do capital através de suas matérias e, principalmente, seus editoriais.

Leia mais...


Anarquia dos Monopólios Pandemia e Acumulação na Indústria Farmacêutica

Durante a pandemia de Covid-19, pelo menos nove indivíduos tornaram-se bilionários graças a lucros exorbitantes na indústria farmacêutica. A constatação vem de relatório da Aliança pela Vacina do Povo (People’s Vaccine Alliance) divulgado às vésperas da cúpula do G20 realizada recentemente.

Leia mais...



Governo Federal está perdendo força?

Numa pesquisa recente, 20% da população brasileira defende o governo do presidente Bolsonaro, com algumas ressalvas. Isso mostra o grau de percepção distorcida das pessoas sobre a realidade vivida pela maioria da população. Mas há algum tempo esse discurso vinha sendo preparado, tanto pelos ideólogos da burguesia como sua mídia nazi fascista, para desviar a atenção do que realmente estava em curso: a crise orgânica do capital, que precisa aprofundar sua política neoliberal para tentar dar um pouco de fôlego à crise. Não se enganem, as elites que projetaram Bolsonaro ainda estão no jogo, mesmo com o desgaste de seu azarão. Leia também, as condições de vida e as bases sociais do governo Bolsonaro.

Leia mais...

Partido do Trabalho da Coreia 76 anos!

Viva o Partido do Trabalho da Coreia, seus quadros e seu máximo líder! Toda solidariedade à RPDC e à construção do socialismo mundial! Viva a República Popular Democrática da Coreia!

Leia mais…


19 milhões de pessoas no Brasil passam fome

Uma pesquisa da Rede Penssan junto com o Instituto Vox Populi mostrou que atualmente 19 milhões de brasileiro estão na miséria e passando fome. A insegurança alimentar faz parte da rotina diária de cerca da metade da população do Brasil agravada pela pandemia. O Professor Nilson de Paula da Universidade Federal do Paraná falou ao Jornal Inverta sobre o aumento significativo da pobreza em nosso país que voltou ao Mapa da Fome que tinha saído em 2014, segundo a ONU.

Leia mais...


Debate sobre as Privatizações
dos Correios e o Neoliberalismo

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo preocupado com o emprego das políticas neoliberais pelo governo de Bolsonaro no Brasil tem feito várias ações para levar ao conhecimento da classe trabalhadora e do povo pobre a necessidade de se organizar para resistir a esse momento histórico da luta de classe.

Leia mais...

Educação e lutas em Goiás no Governo Caiado

O INVERTA conversou com representantes sindicais e movimentos de trabalhadores em educação do Estado de Goiás, Movimento dos Professores de Goiás (MPG), Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (SINPRO-GO) e revela a insatisfação da categoria com a constatação de que os municípios goianos reduziram significativamente os “gastos” com educação, cerca de 174 deles, e 29 cidades não aplicaram o mínimo determinado pela Constituição Federal, de 25%. A justificativa das prefeituras recai sobre a Pandemia de Covi-19, explicação refutada pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). A capital Goiânia, apesar de manter o mínimo constitucional, reduziu dos 28% aplicados em 2019 para 25,39% em 2020. Dos que estão abaixo do mínimo, o destaque vai para municípios que gravitam em torno do agronegócio, como Rio Verde e Jataí.

Leia mais...

O submundo do crime no Rio: Do Capitão Guimarães a Bolsonaro

A maior chacina da história do Rio de Janeiro com 25 mortos em uma Operação Policial no Jacarezinho revelou o desespero das atuais autoridades constituídas no Brasil e do governo federal. A promiscuidade do crime organizado com o setor público já é antiga no Brasil e o Rio, não é exceção, quando chefes do poder paralelo disputam as eleições, e alguns tornam-se “empresários” para adquirir empresas privatizadas e realizar grandes obras patrocinadas pelo Estado. Os “patronos”, na verdade, em sua grande parte, ex-agentes dos órgãos de repressão durante a ditadura civil-militar de 1964.

Leia mais...


As Manifestações, o Governo Neoliberal de Bolsonaro e o Programa de Emergência para o Brasil

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo (CNCN) lançou em outubro de 2020 no XV Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo e na comemoração ao aniversário de 29 anos do jornal INVERTA, o seu Programa de Emergência para o Brasil.

Leia mais...


Educação na capital paulista em tempos de pandemia: Lutas contra o neoliberalismo e a greve sanitária

Para entendermos hoje a greve da educação em São Paulo, temos que voltar para o ano passado, quando se iniciou a pandemia do COVID-19, e as aulas presenciais foram interrompidas, momento no qual o número de mortes diárias não passava de 100, e quando o número total de mortos no país, não chegava nem perto de um dia de 'poucas mortes' no estado de São Paulo hoje.

Laie mais...



30 anos do Inverta: a importância do jornal para diversas iniciativas culturais na cidade de São Paulo

O Inverta em seus 30 anos de existência contou com o apoio de diversos artistas de renome na cultura popular que se apresentaram em seus aniversários e atividades, ou foram seus divulgadores, assinantes ou foram entrevistados do jornal.  Estão entre esses, Beth Carvalho, Biafra, Taiguara, João do Vale, a Velha Guarda da Portela, Vanja Orico, e muitos outros de importante expressão.

Leia mais...



Minas Gerais, um Estado com tradição golpista

O Brasil não é um país democrático que vive períodos de autoritarismo, mas um país autoritário que tem surtos de democracia. Dito isto, é preciso lembrar que a primeira ruptura do sistema de governo que tivemos como nação, foi a proclamação da república, apoiada pelas elites e que elevou ao posto de primeiro presidente brasileiro, um militar, o Marechal Deodoro da Fonseca, que foi seguido por outro militar, o também Marechal Floriano Peixoto.

Leia mais...


Um viva à Bella Ciao brasileira com Salvadores Dali

Conhecido por suas releituras transgressoras, grupo carioca cria versão em português da canção secular italiana, denunciando a má gestão da Covid-19 no país e os movimentos antidemocráticos. Depois de lançar seu álbum autoral em 2019 e, em seguida, um EP com versões transgressoras de Noel Rosa no fim de 2020, o grupo carioca Salvadores Dali está de volta com novo trabalho: a canção italiana secular Bella Ciao.

Leia mais...

GREVE GERAL DAS MASSAS POPULARES COM MANIFESTAÇÕES DE RUA

O dia 7 de setembro foi um dia de profundo significado e refletiu a situação de gravidade que vive o nosso país, e por isso, cabe aos lutadores e lutadoras interpretarem com muita responsabilidade os acontecimentos.

Leia mais…



A doutrina da contenção anti-chinesa

Desde o lançamento da política do Pivô para a Ásia pela administração Obama em 2012, as relações entre Estados Unidos e China têm sido marcadas por uma escalada de tensão. Trump reforçou a agressividade estadunidense contra o país asiático e seu discurso xenofóbico contra o que chamou de “vírus chinês” na pandemia atual tem estimulado uma onda crescente de ações contra asiáticos: a taxa de crimes contra essa população aumentou 150% e, somente em 2020, foram registrados cerca de 3.800 ataques nos EUA.

Leia mais...

Nota em defesa de Cuba

O Partido Comunista Marxista-Leninista Brasil (PCML-Br) condena veementemente os atos de agentes contrarrevolucionários financiados pelos eternos inimigos do povo cubano e de sua soberania, que encenaram um teatro midiático em San Antonio de los Baños e Havana para tentar destruir todos os esforços contra a pandemia de Covid-19 na ilha, instituir o caos e dividir a população.

Leia mais…

Nicolino: A prática como critério de verdade

Há pessoas que não morrem. Alguns comunistas são assim. Como Prestes, Agliberto, Alencar e Gregório, Nicolino permanecerá. Não que não queiramos aceitá-lo morto, mas porque tudo que disse e fez foi consequente e deixou marcas.

Leia mais…