capa


BASTA DE PERSEGUIÇÕES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS! POR AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA!

Em meio a um cenário de crise e autoritarismo, o arbítrio cai sobre o ensino superior no Ceará. Perseguição, assédio e processos administrativos e criminais atingem colegas professores e servidores técnico-administrativos na UNILAB, e professoras e professores da Faculdade de Direito (FADIR) da UFC.

Leia mais…

Discurso del presidente Nicolás Maduro en la Reunión de Alto Nivel para conmemorar el 75° Aniversario de la ONU

En estos 75 años Venezuela, nuestra República Bolivariana aboga por un mundo multipolar, por un sistema de Naciones Unidas renovado, por un sistema de Naciones Unidas que haga cumplir el derecho internacional, que proteja a los pueblos del mundo.

Leia mais…

Em Defesa do Nobel da Paz para as Brigadas Médicas Henry Reeve, de Cuba!

Participe da campanha internacional pela indicação do Contigente Henry Reeve ao Prêmio Nobel da Paz. Saiba como e acesse aqui o link https://www.nobelpeaceprize.org/Nomination/Nominator-application-form.

Leia mais…

CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES E ESTUDANTES DA UNILAB/ CEARÁ

Vimos por meio desta CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE expressar o nosso apoio aos colegas professores do Institutos de Humanidades (IH), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab/Ceará), que estão sofrendo perseguição em razão de apoiar e participar de manifestações contrárias ao CANCELAMENTO do Edital 29/2019, que tinha como objetivo regulamentar a ocupação de vagas ociosas no curso de Bacharelado em Humanidades para estudantes Transgêneras/os e Interssexuais, em julho de 2019.

Leia mais…

Visita de Pompeo ao Brasil: O cerco se fecha na América Latina

A visita do Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, ao Brasil, mais particularmente a fronteira com a Venezuela, é mais um capítulo da tentativa de intervenção militar na Venezuela para tentar abortar o pensamento de Simon Bolívar e outros libertadores da América Latina.

Leia mais…

O discurso de Bolsonaro na ONU

Na abertura da 75ª Assembleia das Nações Unidas realizada virtualmente devido à pandemia da Covid-19, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez um chamamento pela liberdade religiosa em todo o planeta e pela unidade dos cristãos para combater o que ele chama de “Cristofobia” em escala global, tergiversou sobre a crise sanitária no país, com a pandemia e a trágica queimada que assola o Pantanal. O anacronismo do discurso do atual presidente do país foi uma aberração a olhos vistos no Brasil e no mundo.

Leia mais…

Lançamento do livro "Perspectivas para Conjuntura de Crise Orgânica do Capital: Nacional e Internacional"

Lançado em 1 de agosto de 2020, o livro Perspectivas para Conjuntura de Crise Orgânica do Capital Nacional e Internacional, teve a presença de autores e convidados.

Leia mais…

Pandemia e Saúde Mental

Neste momento, o mundo inteiro compartilha a mesma preocupação: o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e as medidas necessárias que devem ser tomadas para minimizar as consequências da COVID-19. Dentre essas medidas, o distanciamento ou isolamento social é a principal arma para garantir um certo nível de segurança e equilíbrio para os sistemas de saúde. No entanto, esta mesma tática traz inúmeros desequilíbrios, seja de ordem econômica, política, e, sobretudo, para a saúde mental das pessoas que vivem esse momento.

Leia mais…

Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC): Uma grande iniciativa!

Foi realizado no dia 29 de maio o III Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC) que congregou pesquisadores de diversas áreas e países, que socializaram sua relevante análise sobre a Crise Orgânica do Capital, a questão da crise da Saúde e a crise na Cultura, relacionando-a com a pandemia do novo Coronavírus, a Covid-19.

Leia mais…

Perspectivas para Conjuntura de Crise OrgAC/nica do Capital: Nacional e Internacional


Não ao PL 529! #ficaItesp

O jornal Inverta conversou com a companheira Patrícia Scalli, trabalhadora do Itesp, sobre o pacote de retrocessos do PL 529 do governador João Dória. A antropóloga que trabalha há 19 anos na Fundação do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) com o reconhecimento e titulação de terras quilombolas, demonstrou muita preocupação ao falar do projeto tucano.

Leia mais…

Como será Cuba pós-pandemia?

Na ilha do Caribe, seu presidente, Miguel Díaz-Canel, alertou que são traçados planos para uma nova vida cotidiana que será necessariamente acompanhada de várias medidas para evitar o possível retorno da doença, como está ocorrendo em outros países.

Leia mais…

Os coronavírus e o enfrentamento da Covid-19

Os Coronavírus não são um novo tipo de vírus, fazem parte da subfamília Orthocoronavirinae, da família Coronaviridae, da ordem Nidovirales, conhecidos desde meados dos anos 60 do século passado. Desde então, passaram por mutações e foram identificados em 2002 os primeiros casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS - Severe Acute Respiratory Syndrome), causada pelo coronavírus nomeado SARS-CoV; e em 2012, quando se manifestou uma epidemia de síndrome respiratória no Oriente Médio, causada pelo coronavírus MERS-CoV.

Leia mais…

A pandemia de Covid-19

O coronavírus é um microrganismo identificado na década de 1960 que provocava infecção respiratória leve. No entanto, como todo vírus, o corona passou por mutações ao longo do tempo, sendo identificados, a partir de 2002, o SARS-CoV (que causou a Síndrome Respiratória Aguda Grave), o MERS-CoV (que causou uma epidemia de Síndrome Respiratória no Oriente Médio em 2012) e, agora, o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, todos estes provocando doenças cada vez mais graves.

Leia mais…

Pandemia, uma nova ordem social e econômica!

É segunda-feira, 13 de janeiro em Wuhan. Acordei tarde, meu irmão de 14 anos não passou bem a noite, estava tossindo e com dificuldades para respirar, a febre não baixou de 38, e tenho que chegar à fábrica de automóveis onde trabalho; meu vizinho que trabalha em um laboratório farmacêutico me fala dos rumores de que há um tipo de gripe nova que é bastante perigosa e que devemos levá-lo ao hospital. Apenas alguns dias se passaram, todos nós estamos doentes em casa, minha mãe, meu irmão e eu, alguns vizinhos também estão doentes.

Leia mais…

Camarada Kim-II Sung presente!

O Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil (PCML-Br) se soma às milhões de vozes que hoje honram a memória do grande líder Kim Il-Sung, libertador do povo coreano e fundador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), no dia de seu 108º aniversário.

Leia mais…

Manifestações antifascistas em todo país: a luta contra a cara feia do capitalismo

O domingo 7 de junho de 2020 foi saudado em várias capitais e cidades brasileiras com protestos antifascistas, com forte conteúdo antirracista, em defesa do Sistema Único de Saúde, pela democracia, contra o governo de ultra direita de Jair Bolsonaro, chamando pelo impeachment.

Leia mais…

Somos INVERTA! 500 edições de Resistência

Neste especial, entrevistas com alguns imprescindíveis do Jornal INVERTA, que declararam o que significa para eles a edição 500.

Leia mais…

MANIFESTO DO LEVANTE DAS MULHERES BRASILEIRAS

Já fomos às ruas dizer que “Quem Ama não Mata”, lutamos pelas “Diretas Já”, pelo “Fora Cunha”, “Fora Temer”, dissemos “Nenhuma a menos”. Bebemos da experiência das Marchas das Margaridas, da Marcha de Mulheres Negras, e, nas últimas eleições, gritamos que “Ele não”! #MulheresDerrubamBolsonaro

Leia mais…

banca de livros cooperativa inverta.png