Manifestação Fora Bolsonaro no RJ dia 24/07

Milhares de pessoas foram as ruas no Brasil e no exterior para pedir a saída do Presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de Julho. Além do impeachment de Bolsonaro as pessoas pediram mais vacinas para a população, ajuda para os milhões de famintos e desempregados no Brasil afetados pela pandemia e o combate a corrupção na compra das vacinas denunciadas pela CPI da Pandemia no Senado Federal.

Leia mais…

Embaixada de Cuba recebe solidariedade de movimento social contra ataques

Após as manifestações realizadas em Cuba por centenas de pessoas manipuladas por pessoas financiadas pelos EUA para levar caos e agravar a crise provocada pela pandemia no país, agravada pelo feroz bloqueio imposto por Washington àquela nação, a representação diplomática cubana, em Brasília, foi alvo de uma ação provocativa realizada por algumas pessoas desde o dia 12 de julho.

Leia mais…

Nota em defesa de Cuba

O Partido Comunista Marxista-Leninista Brasil (PCML-Br) condena veementemente os atos de agentes contrarrevolucionários financiados pelos eternos inimigos do povo cubano e de sua soberania, que encenaram um teatro midiático em San Antonio de los Baños e Havana para tentar destruir todos os esforços contra a pandemia de Covid-19 na ilha, instituir o caos e dividir a população.

Leia mais…

Nota de pesar pelo falecimento do Camarada João Fernandes

É com grande pesar que damos a notícia do falecimento do camarada João Fernandes, 70 anos, membro da Direção do Partido Comunista Marxista-Leninista – PCML(Br), que nos deixou fisicamente hoje, 10/7/21, na cidade de Juiz de Fora – Minas Gerais. O sepultamento será em sua cidade natal, Além Paraíba-MG.

Leia mais…

Campo de Refugiados em Itaguaí, A cidade do Porto

A área, ocupada pelo acampamento Campo de Refugiados 1º de Maio, que compreende 725 hectares, pertence a Petrobrás, uma empresa majoritariamente pública e nacional, portanto é área da União. Ela foi, na gestão do governo Sarney, na década de 80, destinada a criação do Polo Petroquímico de Itaguaí, desde então estava abandonada, isso à quase 35 anos, sendo utilizada de forma degradante pela prefeitura local que deposita ali, dejetos recolhidos nos valões da cidade.

Leia mais…

Covardia e truculência em desapropriação em Itaguaí

Mais 2 mil famílias foram despejadas hoje, 01/07/21, do acampamento “Campo de Refugiados Primeiro de Maio” em uma ação violenta de reintegração de posse movida pela Petrobrás.

Leia mais…

Centenário do Partido Comunista Chinês - PCC

A Secretaria de Relações Internacionais do Partido Comunista Marxista-Leninista (Brasil) vem por meio desta parabenizar o Partido Comunista da China por seu glorioso centenário, como vanguarda revolucionária do povo chinês, repleto de conquistas e dignas comemorações.

Leia mais…

A farsa do debate sobre Cuba no Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu convocou, para a terça-feira, 8 de Junho, um artificial debate sobre o que deram por chamar “a situação política e os direitos humanos em Cuba”.

Leia mais…

Maçons Pela Democracia Lançam 6ª Carta ao Povo Brasileiro Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Os irmãos vinculados ao Grupo Maçons pela Democracia reafirmam que não falam em nome de nenhuma loja nem potência maçônica e sim com base em convicções pessoais sobre o dever cívico de um maçom.

Leia mais…

INVERTA saúda 62 anos da Prensa Latina e sua presença no Brasil

O dia 16 de Junho de 2021 é mais um dia de trabalho em vários locais do mundo em que a Agência Latino-Americana de Notícias – Prensa Latina está presente. Todavia, algo de histórico ecoa em sua sede em Havana, capital de Cuba, e vibra em todos nós. Há 62 anos a Prensa Latina ganhava vida, ao ser fundada por gigantes da humanidade, naquele momento, jovens guerrilheiros em busca da defesa de sua Revolução Latino-Americana, que florescia no solo cubano e há mais de seis décadas ilumina com sua chama perene a América Latina e o mundo.

Leia mais…

CARTA DE APOIO A DEPUTADA ANDRÉIA DE JESUS

Deputada Andreia de Jesus. Estamos do seu lado. Estamos do lado da bondade, do respeito, estamos do lado da luta, lutando contra a violência, o racismo, o machismo e todas as formas de opressão e de comportamentos fascistas.

Leia mais…


A Nova Cena Histórica de Golpe no Brasil: é Momento de Organizar o Povo e Resistir!

O país enfrenta uma catástrofe da crise sanitária, com milhares de mortes todos os dias, a Economia vai de mal a pior, levando milhões de subempregados e desempregados ao desespero, as camadas médias e parte das elites perdem, como se vê nas manifestações e panelaços, as ilusões com o Governo. O retorno ao jogo político-eleitoral de Lula, como virtual candidato e a divisão nas FFAA esquentou caldeira de contradições no país e não pode ser descartada uma nova contraofensiva das oligarquias e seu governo contra o povo em geral e as forças de esquerda.

Leia mais...

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A CHACINA NA FAVELA DO JACAREZINHO

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo vem a público repudiar a ação do Estado contra a classe trabalhadora na Favela do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, onde a polícia no dia 6 de maio invadiu com força desproporcional, assassinando 29 pessoas e orquestrando a maior chacina da história do estado.

Leia mais…

Saudações do PCML-Br ao VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba

O Partido Comunista Marxista Leninista-Brasil (PCML-Br), em nome dos membros de seu Comitê Central, vem por meio desta saudar o Partido Comunista de Cuba (PCC) pela realização de seu VIII Congresso neste mês de abril, 2021. Em primeiro lugar, saudar seus máximos dirigentes, em especial Raul Castro e José Ramón Machado Ventura, Primeiro e Segundo-Secretários do Comitê Central do PCC; e Miguel Díaz-Canel Bermudez, Presidente da República e membro de seu Bureau Político.

Leia mais…


STF decide o fim da legítima defesa da honra

O Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade no dia 26/04 pela inconstitucionalidade da tese de legítima defesa da honra, um recurso odioso utilizado pelas defesas de acusados de feminicídio ou agressões contra a mulher culpabilizando-as por suas próprias mortes ou lesões.

Leia mais...



A tragédia de milhões de mortes pelo mundo, com carga assustadora no Brasil

O país ultrapassou os 300 mil mortos desde o início da crise sanitária, como consequência de uma má gestão na Saúde pública por parte das autoridades federais em gerenciar inicialmente a crise, além das várias cepas do novo coronavírus no país. Isso colocou em alerta não só os vizinhos na região, mas as denominadas grandes potências que estão em alerta para a gravidade da situação. Veja também, A vacinação e desigualdade no mundo e Covid-19 e o continente africano.

Leia mais...


Pela vida do povo!

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo (CNCN) vem desenvolvendo através de seus Comitês de Luta Contra o Neoliberalismo um conjunto de atividades visando pôr em prática o seu Programa de Emergência para o Brasil que foi apresentado no Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo em Outubro de 2020 em comemoração ao aniversário de 29 anos do jornal INVERTA.

Leia mais...


A vacinação e a desigualdade no mundo

O problema atual no mundo e o processo de vacinação da população mundial exigem que pelo menos 70% da população seja vacinada para podermos voltar “ao normal”. O problema que surge é a impossibilidade dos países adquirirem uma das nove vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou obter alguma das mais de 200 que estão sendo desenvolvidas até agora.

Leia mais...


Zezita Matos brilha em Brevidades

Zezita Matos brilhou em mais uma atuação junto ao Coletivo de Teatro Alfenim, em um monólogo gravado. Em atuação formidável, representa em Brevidades uma atriz impedida de trabalhar devido ao Mal de Alzheimer, em uma espiral metalinguística que trata da insanidade mental sem maniqueísmos; carregando, assim, o espectador nas oscilações de uma personagem que gera emoções contraditórias como compaixão, desprezo e surpresa, e nos faz refletir.

Leia mais...


5 anos do Comitê de Luta da Favela do Nhocuné-SP

O Comitê de Luta da Favela do Nhocuné contra o neoliberalismo em São Paulo completou 5 anos de resistência. Nesta edição, socializamos a construção dessa história de luta, resistência do povo trabalhador e sua Juventude.

Leia mais...


Debate Sobre as Privatizações no Brasil

Dois debates e uma manifestação marcaram protestos contra as privatizações no Brasil. No Dia Mundial da Água, 22 de Março, vários sindicatos ligados ao setor de saneamento fizeram uma manifestação até o Palácio Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro, contra a privatização da CEDAE. Tendo a frente o Sintama (Sindicato dos Trabalhadores de Saneamento e Meio Ambiente).

Leia mais...


DIA INTERNACIONAL DA MULHER TRABALHADORA: HOJE E SEMPRE, PELA REVOLUÇÃO COMUNISTA!

As trabalhadoras do Brasil e do Mundo em 8 de Março saudaram o Dia Internacional da Mulher como referência à luta histórica por dignidade e por um mundo mais justo. O Jornal INVERTA destaca essas mulheres de ontem e hoje, imprescindíveis na luta revolucionária.

Leia mais...

Contra o genocídio do Povo Brasileiro, Vacina já para todos!

Hoje, 1 de fevereiro de 2021, durante todo o dia o Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo realizou manifestações dos seus comitês de lutas em vários estados e cidades com o objetivo de exigir do governos federal, estaduais e municipais a imediata disponibilização para todos da vacina contra a Covid-19, que vitimou nacionalmente mais de 224 mil mortes em consequência da pandemia.

Leia mais…

banca de livros cooperativa inverta.png