XIISeminário de Lutas Contra o Neoliberalismo

 

Viva os 26 anos do Inverta, 25 do Granma no Brasil, 13 do acordo Inverta/Prensa Latina!

Homenagem aos 150 anos da publicação de O Capital de Marx, 100 anos da Revolução Russa e 50 anos da queda em combate de Che Guevara!

 

Nota do PCML (Br) em Solidariedade ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

 ex-presidente Lula

"Diante do fato da condenação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro, o Partido Comunista Marxista-Leninista (Brasil) - PCML (Br) vem externar publicamente o seu mais veemente repúdio a este ato de injustiça há muito anunciado. Neste sentido, reiteramos, uma vez mais, nosso firme apoio e solidariedade ao ex-presidente Lula."

 

Estado do Rio recebe Lula

“Não cursei faculdade mas fui o presidente que mais construiu universidades em nosso país”. “Vamos sair sim da senzala!”

Leia mais…

Carnaval 2018: o golpe, o Rio universal e a resistência

Alguns sambas-enredo contestam com maestria a política na cidade, o golpe de Estado (o Temer de vampiro), criticam a perseguição aos cultos de matrizes africanas, o racismo, o machismo. Um deles foi o da G.R.E.S Paraíso do Tuiuti, de São Cristóvão, bairro operário da cidade. Além disso, a Beija-Flor, Mangueira, Salgueiro também mandam seu recado crítico.

Leia mais…

A Lava Jato agourenta e os investimentos do PT

O tsunami criado na sociedade brasileira pela Operação Lava Jato quer levar à terra arrasada os avanços alcançados nos governos do PT. Uma das conclusões que se tira desta tara do Ministério Público de Curitiba é soterrar as políticas sociais e de ascensão de 1/3 da população brasileira ao consumo.

Leia mais…

Pré-lançamento de “A Crise Orgânica do Capital” na PUC-SP

O livro “A Crise Orgânica do Capital”, de Aluisio Bevilaqua, foi lançado em São Paulo no dia 9 de novembro. Estiveram presentes ao lançamento o autor da obra, a profª Júlia Pereira, e vários pós-graduandos, professores e professoras e a juventude trabalhadora.

Leia mais…

Tiãozinho Presente!

Sebastião Rodrigues militante do Partido Comunista Marxista-Leninista - PCML(Br), representante do Jornal INVERTA, sucursal MG, ex-diretor do Sindicato dos Bancários de BH e Região. Tiãozinho Presente!

Leia mais…

Juíza Valdete Severo vê retrocessos na Reforma Trabalhista

A Juíza da 4ª Região do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), do Rio Grande do Sul, Valdete Souto Severo, conversou com o Jornal Inverta sobre a Reforma Trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional. Ela afirmou que uma das finalidades destas medidas é extinguir a Justiça Trabalhista e assim fragilizar a forças dos trabalhadores na relação entre o capital e o trabalho. Sobre uma reação da sociedade a essa onda conservadora, ela acredita que existe a possibilidade de reverter esta onda neoliberal.

Leia mais…

A histórica traição do governo golpista de Temer

O governo corrupto, ilegítimo e golpista de Michel Temer está tentando privatizar o Brasil a qualquer custo a preço de banana. Um pacote de privatizações de empresas estatais, como a Eletrobrás e a Petrobrás, já está na mira desta escória que tomou o poder no Brasil depois de um golpe de Estado contra uma presidente eleita democraticamente pela população.

Leia mais…

TRANSGÊNICOS : A SEGURANÇA ALIMENTAR E A FOME

As empresas de biotecnologia afirmam que os organismos geneticamente modificados (OGMs), também conhecidos como transgênicos, são invenções indispensáveis para alimentar o mundo, proteger o ambiente e reduzir a pobreza nos países em desenvolvimento.(...)Estas tecnologias buscam, sobretudo, intensificar a dependência dos agricultores das sementes protegidas pelo chamado “direito de propriedade intelectual”, que se opõe ao direito dos agricultores de reproduzir e armazenar suas próprias sementes. As multinacionais tratam de induzir os agricultores a comprar os produtos de suas marcas e proibi-los de guardar suas sementes.

Leia mais…

Educação, cultura, tragédia e dor: Janaúba chora por suas crianças e por sua heroína!

O mês de outubro é dedicado aos professores, às crianças, ou seja, à cultura em geral. Em Minas Gerais, iniciamos esse mês com tristeza, dor e indignação. Tristeza e dor pelas crianças e pela professora da creche de Janaúba, MG; indignação pela tentativa fraudulenta de um grupo de direita tentar forjar um novo sindicato para os professores da rede estadual, e pela intransigência de fundamentalistas evangélicos e neofascistas ligados ao PSDB/MBL de tentarem impedir uma exposição de arte no Palácio das Artes em Belo Horizonte.

Leia mais…

Relatório dos Refugiados no Mundo em 2016

No dia 20 de Junho, Dia Internacional do Refugiado, foi lançado no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, o Relatório “Tendências Globais do Deslocamento Forçado em 2016”. O documento mostra a gravidade deste flagelo para a humanidade neste momento de barbárie de nossa civilização.

Leia mais…

Brasil: Licença para matar

A sanção presidencial do projeto de lei que retira da justiça comum o julgamento de crimes dolosos contra a vida de civis cometidos por militares brasileiros das Forças Armadas é apreciada há dois dias como o outorgamento de uma “licença para matar”, analisou o cientista político Gabriel Elias. Aprovado há mais de uma semana pelo Senado Federal com 39 votos a favor e 8 contra e promulgado no dia 16/10, o decreto estabelece que a transferência para a Justiça Militar dos homicídios intencionais perpetrados por estes militares.

Leia mais…

Reitor da UFSC: vítima dos fascistas modernos

A morte, “suicídio assassinato” do reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, conhecido como Cao, abalou as estruturas da UFSC e revoltou a comunidade acadêmica e juristas respeitados da capital do estado barriga verde.

Leia mais…

Que nossa luta não cesse!

Para nós, Juventude 5 de Julho, que nos opomos ao movimento usurpador do capitalismo que tenta nos cegar com suas mentiras, o 5 de julho representa o avanço da consciência do povo trabalhador a partir de lutas travadas inicialmente em quartéis por soldados, com o objetivo de que as classes operária e camponesa não sofressem mais nas mãos das oligarquias.

Leia mais…

5 DE JULHO HISTÓRICO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Em uma noite memorável, na cidade do Rio de Janeiro, na área central da cidade, na cooperativa Inverta foi realizado o encontro da Juventude 5 de Julho.

Leia mais…

GREVE EM TODO O BRASIL CONTRA AS REFORMAS DE TEMER

Neste dia 30 de Junho milhões trabalhadores brasileiros se manifestaram em todo o país contra as Reformas da Previdẽncia e Trabalhista do governo golpista de Michel Temer. Todos os estados da federação tiveram protestos contra a retirada de direitos dos assalariados, pensionistas e aposentados.

Leia mais…

Greve Geral em São Paulo

Dia 30 de junho foi mais um dia de luta contra o golpe na capital paulista. As mobilizações começaram cedo em bairros periféricos e nos locais de trabalho das categorias que pararam, e terminaram com um grande ato na Av. Paulista, região central de São Paulo.

Leia mais…

Fortaleza: Debate rememora o 5 de Julho Revolucionário

O PCML, a Juventude 5 de Julho e o CLCN promoveram na noite da última quarta (5/07) o debate “Avançar e resistir: As tarefas da Juventude Revolucionária” no Centro de Humanidades da UECE.

Leia mais…

Greve Geral de lutas e mobilizações em Fortaleza

A segunda Greve Geral em Fortaleza caracterizou-se pela unidade de centrais sindicais, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, diversos sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais e partidos de esquerda desde as primeiras horas do dia 30/06. O PCML e CLCN participaram ativamente das mobilizações, contribuindo com a palavra de ordem “Anular o Impeachment e Derrotar o Golpe”.

Leia mais…

Rio de Janeiro: a caixa de ressonância do Brasil

Os últimos números da economia mostram dados contraditórios, e o estado do Rio de Janeiro é onde a crise está mais profunda. Somando-se a queda da cotação do petróleo no mercado internacional, a midiática crise na Petrobrás e as comprovadas corrupções nas administrações do PMDB nesta unidade da federação, as condições da exposição das vísceras do modelo neoliberal estão dadas.

Leia mais…

A tão visitada figura de Che Guevara

Passados 50 anos do seu assassinato, cerca de dez filmes aspiram revelar sua apaixonante vida.

Leia mais…

Quem Faz o Movimento?

Nesta edição, entrevista realizada pela Juventude 5 de Julho (J5J) em São Paulo, com o camarada José Fernandes, o Zé Fernandes, comunista histórico de São Bernardo do Campo, diretor da Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC (AMA-SP)

Leia mais…

Ato Pela Paz na Síria leva comunidade árabe à Praça da Liberdade/MG

Aconteceu no dia 15 de agosto, o ato Pela Paz na Síria, que reuniu cerca de mil pessoas da comunidade árabe de Minas Gerais à Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte. Iniciado às 10 horas da manhã, contou com uma forte presença de sírios e de seus descendentes aqui no Brasil.

Leia mais…

Ludwig Feuerbach e o materialismo antropológico (ou o crepúsculo da antropologia filosófica)

Feuerbach (1804-1872) foi aluno de Hegel na Universidade de Berlim, e dele se fez, por curto tempo, um seguidor. Em 1828, começa a ensinar filosofia na Universidade de Erlangen. Aos 26 anos de idade (1830), publicou seu primeiro trabalho: Pensamentos sobre a Morte e a Imortalidade.

Leia mais…

A crise alimentar no mundo

Os conflitos militares no planeta aumentaram o número de famintos no mundo para 108 milhões de pessoas em 2017, quando em 2015 este total chegava a 80 milhões de seres humanos. As guerras insufladas pela indústria de armas na Síria, no Iraque, no Sudão do Sul, no Zimbábue e em outras regiões do mundo, além das secas prolongadas e as chuvas irregulares causadas pelo fenômeno El Niño, fizeram o número de pessoas com insegurança alimentar grave terem um aumento de 35% em relação a 2015.

Leia mais…

Professoras da educação básica vão trabalhar 400% a mais para se aposentar

A famigerada proposta de reforma da previdência do governo golpista (PEC 287) resultará no aumento de 400% no tempo de contribuição das professoras da educação básica. Isso porque a reforma da previdência revoga o parágrafo 8º do artigo 201, que garante aos professores da educação básica redução de cinco anos na aposentadoria por tempo de contribuição. Assim, professores que tiverem até 45 anos (mulher) ou 50 anos (homem) a partir da data da promulgação da “reforma” terá que seguir a idade mínima de 65 anos.

Leia mais…

20 anos do album “Sobrevivendo no Inferno” dos Racionais Mc’s

Esse é um ano de aniversário de várias figuras e acontecimentos importantes para os povos oprimidos do mundo. Gostaríamos de frisar que nenhum deles diz respeito à morte da princesa Diana, amplamente divulgado pela mídia. Isso só mostra que, além de querer apagar nossos atos de resistência, a mídia quer sempre nos manter com a mentalidade de colônia, que bate palma para os seus colonizadores. Estamos aqui para lembrar que 20 anos depois ainda continuamos sobrevivendo no inferno.

Leia mais…