Não aceitarei ditadura do Ministério Público, afirma Lula no Rio

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em 2/04 à noite no Rio de Janeiro que nunca aceitou a ditadura militar, nem tampouco aceitará "a ditadura do Ministério Público".

Leia mais…

Novo governo cubano garante continuidade da Revolução

Garantir a continuidade da Revolução e salvaguardar o legado de sua geração histórica constituem linhas de trabalho fundamentais para o novo governo de Cuba. Assim anunciou o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, em 19/04, durante seu primeiro discurso como chefe de Estado na sessão constitutiva da IX Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular.

Leia mais…

O terror de 40 anos atrás – Copa da Argentina

O futebol é uma paixão, pois os amantes choram, gritam, perdem a voz, brigam, discutem e até morrem. Há emoções com gols, vitórias, conquistas de títulos, defesas do arqueiro, desarmes e dribles que, agrupando todas as etnias, religiosidades e idades, até mesmo, por muitas vezes, a maioria desses torcedores não tem a oportunidade de estar nem de conhecer seus ídolos. Contagia, interpõe, agrupa multidões.

Leia mais…

Total de pobres aumenta 11,2% em 2017

Ao contrário das insígnas Ordem e Progresso apropriadas pelo governo Temer , a realidade revela o a desordem e o atraso oriundos das práticas do governo usurpador que se instalou em Brasília, quando o número total de miseráveis no Brasil em 2017 subiu 11,2%. Os dados mostram que, após o golpe de 2016 contra a presidenta eleita Dilma Rousseff, aumentou de 13,34 milhões para 14,84 milhões o número de pobres. Segundo o IBGE, em 2016 este número correspondia a 6,5% do total da população e subiu para 7,2 no ano passado.

Leia mais…

Marielle Franco, presente!

O Jornal INVERTA - Órgão Central do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) se soma ao imenso pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutal e covardemente.

Leia mais…

Mulheres não deixem de ler esse texto!

Em Março, no mês das Mulheres, no mês do FSM, perdemos Marielle, mulher com M maiúsculo que lutou e mesmo sendo cria do complexo da Maré conquistou um curriculo admirável, pouco comum para as nossas realidades.

Leia mais…

Theotônio dos Santos, Presente!!!!

O camarada Theotônio dos Santos foi um exemplo vivo de um intelectual comunista, integralmente dedicado à luta internacionalista da classe operária.

Leia mais…

DPU vai ao STF em defesa de grávidas e lactantes presas

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal vota nesta terça-feira pedido de habeas corpus para que mães tenham direito à prisão domilicilar ou revogação da pena privativa de liberdade.

Leia mais…

Equador, um breve histórico do governo de Correa e Moreno

Lenin Moreno não só se distanciou de Rafael Correa como indivíduo, mas a consulta popular tenta mudar o processo equatoriano também no nível político. Porém, é importante se perguntar até onde o atual presidente mudará a política de seu antecessor, e até onde as disputas internas pelo poder permitirão retrocessos e avanços.

Leia mais…

Lei contra violência doméstica pode ser aplicada mesmo morando em casas separadas

Há muitos casos de violência doméstica e a mulher precisa saber como se proteger.

Leia mais…

Geisel autorizou execuções durante ditadura, diz CIA

Documento tornado público pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos mostra que o ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979) autorizou que o Centro de Inteligência do Exército (CIE) continuasse a política de execuções sumárias contra opositores da ditadura militar no Brasil

Leia mais…

A falta de saneamento no Brasil

O surto de hepatite A, na Comunidade do Vidigal, Rio de Janeiro, já infectou mais de 70 pessoas desde a última quinzena de dezembro e início de 2018. Segundo especialistas, a causa principal deste problema de saúde pública é uma constante no Brasil: a falta de saneamento básico.

Leia mais…

As inundações em Seine e Marne

Thomery é uma comuna francesa localizada na região administrativa da Île-de-France, no departamento Sena e Marne. Não é surpresa andar pelas florestas de Fontainebleau e ver as casas tomadas pela água e o sofrimento de muitos que tudo perderam pela segunda vez em um ano.

Leia mais…

Quem matou Cristina Poeta?

No dia 5 de dezembro de 2017 morreu a líder comunitária e cordelista Cristina Santos, conhecida por todos como Cristina Poeta. Ela sofreu um atentado quando se encontrava em um ponto de ônibus próximo de onde residia.

Leia mais…

Etiópia, onde tudo começou

Sob um grosso cristal, na inquebrantável quietude do subsolo do Museu Nacional da Etiópia, localizado na capital Addis Abeba, descansa o que para muitos especialistas constitui um dos maiores tesouros da humanidade: o esqueleto da pequena Lucy.

Leia mais…

Chico César alerta os que comemoram o triste desfecho de Porto Alegre

A Poesia e o Poeta não cala o coração diante da injustiça: leiam o recado de Chico César a escória togada da lava-ajato e aos que comemoraram o resultado do trf-4, em Porto Alegre.

Leia mais…

A tão visitada figura de Che Guevara

Passados 50 anos do seu assassinato, cerca de dez filmes aspiram revelar sua apaixonante vida.

Leia mais…

Luisa Lacerda fala sobre projetos e músicas

A cantora e violonista Luisa Lacerda conversou com o Inverta sobre a sua carreira musical. Apesar da pouca idade, ela já lançou um CD em parceria com o cantor e compositor Miguel Rabello, que se chama “Meia Volta”. O CD tem um repertório de composições de vários autores da nova geração da música brasileira que vale a pena ser ouvido.

Leia mais…

Associação República do Samba abre espaço para artistas populares

Embora estampe no nome a palavra samba, a Associação Cultural República do Samba chega para acolher todo o segmento cultural e artístico do país: fotografia, ilustração, audiovisual, literatura, dança, música, teatro e outras; seja profissional ou amador.

Leia mais…

Os OGMs e a saúde humana

Uma vez que a qualidade da comida está diretamente ligada à saúde humana, a engenharia genética de alimentos torna-se um ponto chave nos debates em torno da questão; mas a transferência de genes entre espécies raramente ocorre na natureza e as consequências dessa transferência a longo prazo são imprevisíveis.

Leia mais…