INVERTA 33 anos depois: A Ruptura da Ordem Unipolar, a Rússia, a China e o Brasil
Jornal Inverta foi criado em 20 de Setembro de 1991 com lançamento na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro […] Hoje, três décadas e três anos após este evento, no XVIII Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo, a ser realizado nos dias 20, 21 e 22/09 na UERJ, os temas em debate sobre a situação internacional dizem muito sobre as ideias defendidas pelo Jornal desde sua Primeira Edição.
Forças de Israel forçam pessoas a se deslocarem para o sul de Gaza e agravam a catástrofe humanitária
A Médico Sem Fronteiras exige que o Exército de Israel suspenda as ordens de evacuação e que garanta a proteção dos civis. Segundo a assessoria de imprensa da organização, as ordens de evacuação israelenses para partes do norte de Gaza, emitidas em 7 de outubro, obrigam dezenas de milhares de pessoas a fugir imediatamente para o sul, já que a área é alvo de bombardeios aéreos e de uma ofensiva terrestre.
Resultados das eleições municipais de 2024 em São Paulo
As eleições na cidade de São Paulo confirmaram algumas tendências que tem se repetido na região. Para os cargos de prefeito, a ida de Ricardo Nunes e Guilherme Boulos ao segundo turno, mantém dois perfis do voto para esse cargo na cidade. Vencedor no primeiro turno, Nunes representa o eleitorado mais a direita, que opta de forma recorrente por um voto mais conservador e moderado, mantendo o representante em exercício a medida que este já mostrou seu compromisso com as políticas neoliberais.
O CNCN INDICA FUAD 55 - PARA PREFEITO DE BH 2º TURNO DAS ELEIÇÕES EM BELO HORIZONTE
PORQUE VOTAR FUAD É IMPEDIR O AVANÇO DO NEOLIBERALISMO E DA EXTREMA-DIREITA BOLSONARISTA? Os belo-horizontinos mais uma vez terá em suas mãos a oportunidade de barrar o que há de pior na política internacional e nacional, o fenômeno da extrema direita. Mais, o que é a extrema-direita?
Eleições Municipais 2024 no RJ
As eleições Municipais, no Estado do Rio de Janeiro, transcorreram sem maiores incidentes, segundo o TRE. Com o fechamento das urnas e o resultado final divulgado, haverá segundo turno em 3 municípios (Niterói, Petrópolis e São João de Meriti) e outros 3 estão sub judice (Piraí, onde o ex-governador Pezão foi o mais votado, Silva Jardim e Três Rios).
Evento - Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo
Pela primeira vez, um evento acadêmico brasileiro reuniu representações diplomáticas daqueles países protagonistas na ruptura da atual ordem unipolar de hegemonia dos Estados Unidos, tendo proposto justamente a temática para discutir esta ruptura e o desenvolvimento de uma nova ordem multipolar, de hegemonia multilateral e compartilhada, cujo principal protagonista é o bloco de economias emergentes: o BRICS.
XVIII Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo: Propomos para a humanidade uma nova era!
No dia 21 de Setembro de 2024 aconteceu no histórico Salão Nobre da UFRJ, o XVIII Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo - A Crise Orgânica do Capital, a Geopolítica de Ruptura da Ordem Unipolar, e a Relevância Estratégica da América Latina e do Brasil, com ampla participação de representações diplomáticas, intelectuais, e movimentos sociais. Em menos de 24 horas, o evento foi alterado de local e sua programação readequada devido à invasão da PM na UERJ, e a suspensão de todas as atividades no campus no dia da realização do evento. Ainda assim, o evento teve ampla participação e representatividade.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024
O Jornal INVERTA, no atual momento eleitoral, de eleições de prefeitos e vereadores, posiciona-se apoiando e indicando alguns candidatos aos respectivos cargos, após avaliação dentro de princípios políticos de defesa dos direitos dos trabalhadores, visando garantir melhores condições de vida do povo brasileiro e a democracia para que possamos construir uma nova sociedade, em que o povo brasileiro possa desenvolver as lutas pelos seus direitos, em que seja garantida a soberania dos países e os direitos de segurança alimentar, moradia digna, acesso à saúde e educação de qualidade, transporte e salários dignos.
As aventuras de Silvio Tendler: terceiro tempo com muito cinema, política e amor
O INVERTA entrevista , o cineasta, diretor, argumentista e Professor Silvo Tendler que em sua inesgotável vontade de viver e produzir obras necessárias e primorosas, lança Brizola Anotações Para Uma História, que estreia em 8 de outubro de 2024, às 19h, no Cine Estação Botafogo Net, na Voluntários da Pátria, no Rio de Janeiro. Nessa edição, trazemos um pouco da história desse homem, que é uma referência aos amantes da 7a Arte e aos que querem uma transformação social.
A Crise Orgânica do Capital e a relevância
estratégica da América Latina
A atual conjuntura de Crise Orgânica do Capital e de ruptura da ordem unipolar hegemonizada pelos Estados Unidos conduz a América Latina a uma posição estratégica na geopolítica mundial, reunindo condições historicamente únicas que nos permitem reviver os sonhos de Martí, Bolívar e Artigas; e (por que não?) de Fidel, Chávez e Prestes. A incapacidade da OTAN se sobrepor à Rússia na Guerra da Ucrânia – mesmo com os rios de investimento dos países do Atlântico norte para armamento bélico, inteligência e campanhas midiáticas – significa uma ruptura do poderio militar da OTAN protagonizada pela Rússia, herdeira direta dos avanços científico-técnicos e militares da ex-URSS.
O Brasil de volta ao centro da geopolítica mundial
A Crise Orgânica do Capital conduzida ao ápice pelas novas tecnologias transfigurou-se de crise de acumulação de riqueza e poder, em crise ambiental e de transição do modo de produção. A ciência aplicada de forma generalizada na tentativa de manter a acumulação, chegando ao domínio da vida global, rompeu os limites físico-temporais necessários à produção da mercadoria, transformando-se de força produtiva protagonista e principal ferramenta de contra-tendência, em força destrutiva, constituindo-se o cenário de crise ambiental que conduz os recursos naturais à condição estratégica do novo desenho geopolítico.
Lula saúda quinquagésimo
ano das relações entre Brasil e China
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou no dia 15/08 os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China e destacou seu orgulho por ter contribuído para o aprofundamento desta prolífica cooperação. Em 2023, o comércio bilateral atingiu o recorde de 157 bilhões de dólares, com um superavit brasileiro inédito de 51 bilhões. Nossas exportações totalizam 104 bilhões, superando a soma das vendas para os Estados Unidos e a União Europeia.
O governo Lula e a economia do Brasil: a questão salarial e o emprego
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saudou no dia 15/08 os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China e destacou seu orgulho por ter contribuído para o aprofundamento desta prolífica cooperação. Em 2023, o comércio bilateral atingiu o recorde de 157 bilhões de dólares, com um superavit brasileiro inédito de 51 bilhões. Nossas exportações totalizam 104 bilhões, superando a soma das vendas para os Estados Unidos e a União Europeia.
INVERTA volta as bancas de Belo Horizonte!
O jornal Inverta voltou a circular nas bancas do centro da capital mineira. Há mais de 30 anos que o jornal Inverta é vendido nas bancas de Minas Gerais. O jornal já esteve em mais de 30 bancas de Belo Horizonte (Regional Centro, Barreiro, Venda Nova e Pampulha), na décadas dos anos 90 o jornal era também distribuído nas cidades de Betim, Contagem, Vespasiano e Ribeirão das Neves.
Eleições na Venezuela: fim da rapinagem
O resultado das eleições na Venezuela, em 28 de julho, deu a Nicolás Maduro mais um mandato de 5 anos. Maduro venceu com 52% dos votos, contra os 9 candidatos de oposição, dentre esses Edmundo González, indicado por María Corino Machado, impedida de concorrer por estar envolvida em corrupção. A posição dúbia do Brasil, indo consultar Biden, recebeu muitas críticas. A direção nacional do PT reconheceu a vitória de Maduro logo que os resultados foram divulgados, assim como outros segmentos progressistas, deixando o governo de saia justa.
Guerra da OTAN contra a Rússia e a Crise Orgânica do Capital
Os atuais conflitos localizados e a nova ameaça de um desastre nuclear mundial não podem ser compreendidos sem recorrermos ao papel da guerra na solução e agravamento das crises capitalistas. A resposta da Rússia começou com a operação militar especial de combate aos grupos neonazistas em ação no leste da Ucrânia, em 2022, convertida hoje numa guerra da OTAN contra a Rússia. A ocupação de parte do território russo pelas forças ucranianas joga o conflito numa nova fase. As posições da Ucrânia se deterioraram muito desde agosto, o que pode ser visto no avanço crescente e consolidado das tropas russas nas regiões do leste da Ucrânia (Donbas, Donetsk e outras).
Macaé Maria Evaristo dos Santos é a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania
Em 9 de setembro de 2024, foi anunciada a indicação de Macaé Maria Evaristo dos Santos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, após a exoneração do ministro Silvio Almeida.
GREVE DOS DOCENTES DAS IES FEDERAIS:
A DISPUTA DOS FUNDOS PÚBLICOS DO PAÍS
Embora no dia 23/06, os professores de universidades e institutos federais de educação chegaram a um acordo com o governo federal encerrando a greve que havia iniciado em março, não se encerrou a luta de enfrentamento à lógica neoliberal. Leia e entenda os elementos fundamentais que motivaram esta greve, e a necessidade de pensar sobre o lugar do Estado na sociedade contemporânea para além do discurso neoliberal.
5 de julho de 2024, Histórica Assembleia
Fundada a Associação do Congresso Nacional de Lutas contra o Neoliberalismo em São Paulo! no dia 5 de julho de 2024, no formato híbrido. A assembleia ocorreu em local e data históricos para o povo brasileiro.