509




Da catástrofe humanitária junto aos Yanomamis diante da omissão proposital do Estado

Não é de hoje que o Governo Federal em suas várias instâncias tem ciência de que os Yanomamis passavam por uma catástrofe humanitária em consequência de fatores como a expansão do garimpo ilegal e da degradação ambiental.

Leia mais…

Lula se encontra com Pepe Mujica no Uruguai

O presidente Luís Inácio Lula da Silva encerrou sua passagem histórica pela Argentina e Uruguai com um encontro memorável na casa de Pepe Mujica.

Leia mais…

Manifestação pela Democracia contra os fascistas em BH

Em vários estados e cidades em todo o Brasil aconteceram manifestações em defesa da democracia e contra os golpes fascistas que aconteceram no domingo em Brasília.

Leia mais…

Democracia X Protofascismo

Os atos ante democráticos que ocorreram na capital do país, Brasília, no Distrito Federal, no domingo 08/01/23, está sendo classificado como atos terroristas pelo caráter destrutivo dos bens públicos e dos prédios na Praça dos três poderes, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional

Leia mais…

PALESTRA DE KIM JONG UN À ESCOLA CENTRAL DE QUADROS - UMA VERDADEIRA AULA MAGNA

O Secretário Geral do Partido do Trabalho da Coreia Kim Jong Un ofereceu uma palestra à Escola Central de Quadros do Partido do Trabalho da Coreia 17 de outubro de Juche 111 (2022) que representou uma verdadeira Aula Magna.

Leia mais…

Encontro Nacional da Juventude 5 de Julho

No dia 17 de dezembro se realizou em São Paulo, o encontro nacional da Juventude 5 de Julho, com o encontro de diversos jovens lideranças em seus locais de atuação, além de presenças do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo. O encontro marca também, o centenário do Levante dos 18 do forte de Copacabana, quando jovens tenentes e um cívil, preferiram dar suas vidas a viver uma vida de joelhos.

Leia mais…

INVERARTE SÃO PAULO

Com muita música, poesia, artes visuais, literatura e artes marciais, assim foi o Inverarte que aconteceu no dia 17 de dezembro de 2022, na Favela do Nhocuné na zona leste da capital paulista.

Leia mais…

A IDEOLOGIA NEOLIBERAL E O PROTOFASCISMO: Os Assassinatos não são Atos Isolados

Assistimos com tristeza mais um atentado terrorista! A ação assassina em duas escolas no município de Aracruz, no Estado do Espirito Santo, região Sudeste do Brasil. A primeira na Escola Estadual Primo Bitti, onde três professoras foram assassinadas, Flávia Amoss Merçon Leonardo, de 38 anos, Cybelle Passos Bezerra, 45 anos e a professora Maria da Penha Banhos, 48 anos. A segunda na escola particular, Centro Educacional Prais de Coqueiral, onde uma aluna de doze anos, Selena Zagrillo, foi morta.

Leia mais…

Os Sonhos e as Lutas não Morrem!

Na madrugada na noite do dia 8 de novembro deixou de respirar e transmitir os seus pensamentos o lutador Ivaldir José Rodrigues (Índio). Índio vinha lutando contra o câncer há alguns anos e a sua saúde piorou na última semana e vei a óbito no na terça-feira, dia 8/11/22.

Leia mais…

Considerações acerca da

A CRISE ORGÂNICA DO CAPITAL, A NOVA GEOPOLÍTICA MUNDIAL E O BRASIL

Setembro, 2022 – Bicentenário da “Independência” do Brasil

O atual cenário internacional representa um momento histórico decisivo, de ruptura da hegemonia e da ordem mundial unipolar, e as tendências que se desdobram da luta de classes internacional se expressam de forma invertida e singular na polarização do processo político brasileiro. Nesta edição especial dos 31 anos do Jornal Inverta, o editorial traz considerações sobre a análise principal a ser apresentada no XVII Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo.

Leia mais...



Quem faz o Movimento? Com Rui Belford Dias

Nesta edição histórica, a reimpressão do jornal INVERTA, após dois anos de edição digital, devido à pandemia da Covid 19, apresentamos, no quadro Quem faz o Movimento, uma entrevista exclusiva com o jurista Rui Belford Dias. O mesmo nos fala sobre sua vida política, do histórico jurista José de Aguiar Dias, seu pai, da sua militância na AP- Ação Popular e de sua atuação na OAB- Ordem dos Advogados do Brasil. Por último, fala da sua esperança no futuro e na juventude.

Leia mais...

O relatório do MapBiomas mostrou que o Brasil desmatou mais de 16 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa em 2021, em todos os biomas. Este total equivale a um aumento de 20% em relação ao ano anterior e corresponde a área de um Estado-RJ de cobertura vegetal.




Reforma sanitária e o estado do Rio

Primeiro vamos entender o conceito de saúde: Que antes era a ausência de doença física e mental aparente, e atualmente mudou, hoje podemos dizer que o conceito é você estar bem em sua plenitude. Mais como? Emprego, lazer etc.... que podemos considerar estar bem no físico e mental?

Leia mais...



Cresce fome no mundo

Em relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que a fome atingiu mais de 150 milhões de pessoas em todo o planeta em 2021. O total de famintos representa 9,8% de pessoas sem ter o que comer em 2021 contra 8% em 2019.

Leia mais...


Educação e inclusão: intensificar o debate e a luta contra retrocessos no Brasil!

É preciso repetir quantas vezes sejam necessárias: fazer educação exige investimentos em infraestrutura, recursos técnicos e tecnológicos, científicos, sociais, humanos, econômicos e políticos. E, para desenvolver educação especial não é diferente.

Leia mais...



Exaltado o trabalho de Eusébio Leal de enaltecimento da cultura de Cuba

De todos os intelectuais cubanos, Eusébio Leal foi o que mais fez para exaltar a criação de artistas, arte e cultura na ilha, disse no dia 08/09/22 o escultor José Villa Soberón.

Leia mais...


O Cordobazo e a unidade de operários e estudantes em maio de 1969

No dia 29 de maio de 1969, depois de um mês de intensas mobilizações populares em todo o país, explodiu uma insurreição operária e popular que se espalhou ao longo do dia e só conseguiu ser parada com a saída às ruas do exército. Uma nova etapa começava na Argentina. Por outro lado, foi nesses meses, e em particular nessa data de 29 de maio de 1969, que se forjou a chamada "unidade operário-estudantil".

Leia mais...