Lançamento do livro "Perspectivas para Conjuntura de Crise Orgânica do Capital: Nacional e Internacional"

Lançamento online em 1 de agosto de 2020, às 16h, o livro Perspectivas para Conjuntura de Crise Orgânica do Capital Nacional e Internacional, com a presença de autores e convidados.

Leia mais…

Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC): Uma grande iniciativa!

Foi realizado no dia 29 de maio o III Painel Científico de Acompanhamento da Crise (PCAC) que congregou pesquisadores de diversas áreas e países, que socializaram sua relevante análise sobre a Crise Orgânica do Capital, a questão da crise da Saúde e a crise na Cultura, relacionando-a com a pandemia do novo Coronavírus, a Covid-19. Na primeira parte do painel, palestraram Cônsul-geral da República Bolivariana da Venezuela, Dr. Edgar G. Marín, o ex-embaixador Samuel Pinheiro, Dr. Eduardo Costa, Drª Ana Alice Pereira, que refletirem os aspectos sociais e econômicos na crise da saúde, trazendo elementos fundamentais para compreensão da propagação do vírus e formas de contenção.

Leia mais…

Como será Cuba pós-pandemia?

Na ilha do Caribe, seu presidente, Miguel Díaz-Canel, alertou que são traçados planos para uma nova vida cotidiana que será necessariamente acompanhada de várias medidas para evitar o possível retorno da doença, como está ocorrendo em outros países.

Leia mais…

Pandemia, uma nova ordem social e econômica!

É segunda-feira, 13 de janeiro em Wuhan. Acordei tarde, meu irmão de 14 anos não passou bem a noite, estava tossindo e com dificuldades para respirar, a febre não baixou de 38, e tenho que chegar à fábrica de automóveis onde trabalho; meu vizinho que trabalha em um laboratório farmacêutico me fala dos rumores de que há um tipo de gripe nova que é bastante perigosa e que devemos levá-lo ao hospital. Apenas alguns dias se passaram, todos nós estamos doentes em casa, minha mãe, meu irmão e eu, alguns vizinhos também estão doentes.

Leia mais…

Pandemia e Saúde Mental

Neste momento, o mundo inteiro compartilha a mesma preocupação: o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e as medidas necessárias que devem ser tomadas para minimizar as consequências da COVID-19. Dentre essas medidas, o distanciamento ou isolamento social é a principal arma para garantir um certo nível de segurança e equilíbrio para os sistemas de saúde. No entanto, esta mesma tática traz inúmeros desequilíbrios, seja de ordem econômica, política, e, sobretudo, para a saúde mental das pessoas que vivem esse momento.

Leia mais…

Os coronavírus e o enfrentamento da Covid-19

Os Coronavírus não são um novo tipo de vírus, fazem parte da subfamília Orthocoronavirinae, da família Coronaviridae, da ordem Nidovirales, conhecidos desde meados dos anos 60 do século passado. Desde então, passaram por mutações e foram identificados em 2002 os primeiros casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS - Severe Acute Respiratory Syndrome), causada pelo coronavírus nomeado SARS-CoV; e em 2012, quando se manifestou uma epidemia de síndrome respiratória no Oriente Médio, causada pelo coronavírus MERS-CoV.

Leia mais…

A pandemia de Covid-19

O coronavírus é um microrganismo identificado na década de 1960 que provocava infecção respiratória leve. No entanto, como todo vírus, o corona passou por mutações ao longo do tempo, sendo identificados, a partir de 2002, o SARS-CoV (que causou a Síndrome Respiratória Aguda Grave), o MERS-CoV (que causou uma epidemia de Síndrome Respiratória no Oriente Médio em 2012) e, agora, o SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, todos estes provocando doenças cada vez mais graves.

Leia mais…

Manifestações antifascistas em todo país: a luta contra a cara feia do capitalismo

O domingo 7 de junho de 2020 foi saudado em várias capitais e cidades brasileiras com protestos antifascistas, com forte conteúdo antirracista, em defesa do Sistema Único de Saúde, pela democracia, contra o governo de ultra direita de Jair Bolsonaro, chamando pelo impeachment.

Leia mais…

MANIFESTO DO LEVANTE DAS MULHERES BRASILEIRAS

Já fomos às ruas dizer que “Quem Ama não Mata”, lutamos pelas “Diretas Já”, pelo “Fora Cunha”, “Fora Temer”, dissemos “Nenhuma a menos”. Bebemos da experiência das Marchas das Margaridas, da Marcha de Mulheres Negras, e, nas últimas eleições, gritamos que “Ele não”! #MulheresDerrubamBolsonaro

Leia mais…

Perspectivas para Conjuntura de Crise OrgAC/nica do Capital: Nacional e Internacional


Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia

Por ocasião dos 20 anos do aniversário da fundação do Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil, o Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia tem a honra de expressar as maiores congratulações e cumprimentações de companheirismo a seu Partido e a todos seus militantes.

Leia mais…

A reunião ministerial do Governo Bolsonaro

A reunião ministerial do Governo Bolsonaro, ocorrida no dia 22 de abril de 2020, e liberada para exibição pelo ministro do STF, Celso de Mello, levou a uma grande polêmica nos bastidores de Brasília.

Leia mais…

Camarada Kim-II Sung presente!

O Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil (PCML-Br) se soma às milhões de vozes que hoje honram a memória do grande líder Kim Il-Sung, libertador do povo coreano e fundador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), no dia de seu 108º aniversário.

Leia mais…

Derrotaremos a nova agressão imperialista!

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e o Procurador Geral daquele país, William Barr, iniciam uma nova agressão imperialista contra nossa pátria e nosso povo. Desta vez, o Presidente da República, Nicolás Maduro, o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Diosdado Cabello, o Ministro da Indústria e Vice-Presidente de Economia do Setor, Tareck El Aissami, o Ministro da Defesa e o Vice-Presidente de Política GJ Vladimir Padrino, são falsamente acusados de traficantes de drogas.

Leia mais…

TODO APOIO À REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA E CONTRA A TRAMA GOLPISTA CONTINENTAL!

Desde a fracassada tentativa de golpe contra o presidente Hugo Chávez em 2000, portanto, há quase vinte anos, os EUA tentam derrubar o governo bolivariano da Venezuela.

Leia mais…

Imperialismo norte-americano, tire as patas da Venezuela!

A ação promovida contra Maduro, classificando-o como narcotraficante, é absurda e repudiável. Com essa descarada obsessão de Washington em querer controlar tudo e todos, de querer impor a sua economia neoliberal, a sua cultura consumista e a exploração aos povos dos países em desenvolvimento, é cada vez mais clara a sua ação intervencionista contra os povos que se levantam para construir e se desenvolver independentes dos Estados Unidos.

Leia mais…

Aula Magna da ex-Presidente Dilma Roussef na UERJ

A ex-Presidente , Dilma Roussef, abriu o Curso de Mestrado da UERJ e da Flacso com o tema: “Estado, Gobierno y Políticas Públicas”, no último dia 6 de Março, no Teatro Odylo Costa Filho, zona norte da capital fluminense. Fizeram parte da mesa de abertura do evento o Reitor da UERJ, Ricardo Lodi Ribeiro, a Pró Reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, o Conselheiro da Flacso, Pablo Gentili e o Presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann.

Leia mais…

Encontro solidário em Cuba demonstrou que a luta é a alternativa

O Encontro Anti-imperialista, de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo demonstrou que a solidariedade e a luta permanente são hoje a alternativa à dominação capitalista, tal e como asseguraram seus participantes.

Leia mais…

Somos INVERTA! 500 edições de Resistência

Neste especial, entrevistas com alguns imprescindíveis do Jornal INVERTA, que declararam o que significa para eles a edição 500.

Leia mais…

Declarações sobre o golpe militar

"O Golpe de 64 começou muito antes. Não foi à toa que Jânio perdeu o poder. E não veio sozinho mas com o apoio e o incentivo do imperialismo norte-americano que há longos anos intervém na vida política e cultural deste continente.

Leia mais…

O golpe de 64 e a resistência do povo

Quando se vai comemorar, em 1º de abril, 30 anos do sanguinário golpe de estado, com apoio dos Estados Unidos da América do Norte, contra as instituições democráticas de nosso país, diariamente, alguns jornais escrevem artigos, com palavras ofensivas a heróis brasileiros, particularmente ao Capitão do Exército Carlos Lamarca. Infelizmente os mortos não se podem defender das mentiras e das calúnias. Há, entretanto, inúmeros brasileiros que sempre defenderão sua memória.

Leia mais…

banca de livros cooperativa inverta.png