A cada dia, o povo brasileiro e dos demais países do mundo que acompanham o processo político nacional, devido a laços econômicos, políticos e culturais, ficam estarrecidos com o novo governo: a composição de seu espectro político, o objetivo e execução de seu programa, e a lógica com que decide e governa. A ultradireita chegou ao Planalto após uma campanha que perdurou cinco anos e quatro meses: de junho de 2013 a novembro de 2018. Agora, precisa retirar o véu com que ocultou sua verdadeira face e apresentá-la nua e cruamente ao povo brasileiro e ao mundo interessado.
A alta da miséria no Brasil
Em 4 anos a miséria no Brasil cresceu 33%, isto é, desde 2014 até 2017 o total de pobres em nosso país passou de 8,38% para 11,18% da população o que representa 23,3 milhões de pessoas nesta condição, segundo estudo da FGV(Fundação Getúlio Vargas).
O golpismo teleguiado contra a Venezuela!
No último dia 4 de janeiro, o chamado Grupo de Lima (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia), com voto contrário do México, aprovou graves medidas intervencionistas contra a Venezuela
A política neoliberal no governo do Brasil
As mudanças na administração do novo governo federal eleito já se projetam nas declarações do novo ocupante da Presidência da República. A possível saída do Acordo de Paris, seguindo o mandatário norte americano, Donald Trump e a desburocratização dos entraves ambientais no agronegócio são dois pilares da escolha do livre mercado pela nova administração brasileira.
Santrich e o futuro da paz na Colômbia
Na semana do dia 10 de novembro, cumpriram-se sete meses do sequestro de Jesús Santrich, líder do partido Força Alternativa Revolucionária do Comum (FARC) - outrora Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP), onde foi membro de seu antigo Estado Maior Central (EMC), e integrante da comissão negociadora pela referida organização em Havana, assim como da Comissão de Acompanhamento, Implementação e Verificação do Acordo (CSIVI, por sua sigla em espanhol) -, por parte da promotoria colombiana, atendendo a uma solicitação de extradição emitida por um juiz de Nova Iorque que o acusa de narcotráfico.
Médicos cubanos saem do Brasil Fim Programa Mais Médicos
No dia 14 de novembro de 2018, o Ministério de Saúde Pública de Cuba divulgou declaração informando que, diante das referências depreciativas e ameaças à presença dos médicos cubanos proferidas pelo presidente eleito. Os médicos e médicas, em sua maioria, já retornaram à sua Pátria e foram recebidos como herois pelo presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermudez, em Havana. Nesta edição, a declaração do Ministério da Saúde de Cuba e a nota da Associação de Médicos egressos da Escola Latino Americana de Medicina -Cuba.
Mês da Consciência Negra no RJ homenageia o líder Zumbi dos Palmares e Tia Ciata
O dia 20 de Novembro de foi instituído pela lei 10.639/2003 como o Dia Nacional da Consciência Negra e na cidade do Rio de Janeiro várias atividades foram realizadas durante todo o mês de novembro, destinadas à valorização da cultura afro-brasileira.
A agenda ambiental e o perigo que ronda o Brasil de Bolsonaro
O novo governo que tomará posse em janeiro de 2019 enfrentará grandes contradições ao levar a cabo a sua política econômica neoliberal trazendo grandes prejuízos ao ser humano e à biodiversidade como um todo. O Brasil, como país emergente, há anos têm se colocado de forma a contribuir com a agenda ecológica, foi protagonista na ECO-92, teve papel importante na RIO+20 e é cossignatário do “Acordo de Paris, da qual pode sair, segundo apontou o próximo mandatário.
Marielle Franco, presente!
O Jornal INVERTA - Órgão Central do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) se soma ao imenso pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutal e covardemente.
DPU vai ao STF em defesa de grávidas e lactantes presas
2ª Turma do Supremo Tribunal Federal vota nesta terça-feira pedido de habeas corpus para que mães tenham direito à prisão domilicilar ou revogação da pena privativa de liberdade.
Lei contra violência doméstica pode ser aplicada mesmo morando em casas separadas
Há muitos casos de violência doméstica e a mulher precisa saber como se proteger.
A crise financeira e fiscal do Rio de Janeiro
O Seminário “Como construir o Estado que queremos? Políticas públicas efeitivas. Gestão Pública Ágil e Governo Aberto”, realizado no dia 26 de setembro, discutiu as saídas para a crise fiscal e financeira do estado do Rio de Janeiro. Organizado pela Gest Rio, Casa Fluminense, Rio por Inteiro e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). O evento reuniu especialistas no assunto na UFRJ, na Urca, Zona Sul do Rio.
MPF denuncia juiz e procurador por colaboração com a ditadura
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um juiz e um procurador aposentados, além de um ex-delegado, pela atuação no caso do assassinato do ativista político Olavo Hanssen, em 1970, pela repressão da ditadura militar.
Mulheres não deixem de ler esse texto!
Em Março, no mês das Mulheres, no mês do FSM, perdemos Marielle, mulher com M maiúsculo que lutou e mesmo sendo cria do complexo da Maré conquistou um curriculo admirável, pouco comum para as nossas realidades.
Theotônio dos Santos, Presente!!!!
O camarada Theotônio dos Santos foi um exemplo vivo de um intelectual comunista, integralmente dedicado à luta internacionalista da classe operária.
A trajetória da Abolição da Escravatura no Brasil nesses 130 anos da Lei Áurea
Porque não é motivo para comemorar e muito menos festejar, e sim momento de refletir de forma crítica à questão da cidadania que nunca foi efetivada para a população negra; prova disso são os desafios impostos para os negros e negras, como o desemprego, a falta de moradia, de acesso à saúde, à educação e a outras políticas públicas e sociais
A tão visitada figura de Che Guevara
Passados 50 anos do seu assassinato, cerca de dez filmes aspiram revelar sua apaixonante vida.
O teatro e o vigor do Grupo Resistência CTI (Centro de Teatro Improvisarte)
O INVERTA entrevista o Grupo teatral Resistência CTI, criado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense por estudantes secundaristas. O teatro uniu os jovens de bairros, que anteriormente estavam separados para desavenças que nada tinham a ver com eles, mas o teatro e a música uniu Juventude no CTI.
Arcángeles, um livro de leitura obrigatória
Escrito por Paco Ignacio Taibo, Arcángeles revive a vida de 12 revolucionários de quem poucas vezes ouvimos falar. Ele nos conecta com os aspectos mais singelos da vida de cada um e com os atos que fizeram e os quais não podemos nos esquecer; nos lembra que as derrotas fazem parte dos processos de luta e que são tão heróicas quanto as vitórias.
Etiópia, onde tudo começou
Sob um grosso cristal, na inquebrantável quietude do subsolo do Museu Nacional da Etiópia, localizado na capital Addis Abeba, descansa o que para muitos especialistas constitui um dos maiores tesouros da humanidade: o esqueleto da pequena Lucy.