Seminario e LanASSamento A Crise OrgAC/nica do Capital - UFMG - 2018

Nota do PCML (Br) em Solidariedade ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

 ex-presidente Lula

"Diante do fato da condenação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro, o Partido Comunista Marxista-Leninista (Brasil) - PCML (Br) vem externar publicamente o seu mais veemente repúdio a este ato de injustiça há muito anunciado. Neste sentido, reiteramos, uma vez mais, nosso firme apoio e solidariedade ao ex-presidente Lula."

 

Pernambuco: Semana da Classe Trabalhadora

A partir do dia 24 de abril, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais de todo estado de Pernambuco promovem a 5 º edição da Semana da Classe Trabalhadora, “Trabalhadores em Luta Contra o Golpe nos seus direitos”, uma série de atividades políticas e culturais que preparam os trabalhadores para o 1º de Maio.

Leia mais…

Não aceitarei ditadura do Ministério Público, afirma Lula no Rio

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em 2/04 à noite no Rio de Janeiro que nunca aceitou a ditadura militar, nem tampouco aceitará "a ditadura do Ministério Público".

Leia mais…

CUBA REITERA SEU APOIO A LULA

O Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba denuncia a prisão com fins políticos do companheiro Luiz Inácio “Lula” da Silva, o que constitui um fato gravíssimo ao tentar impedir que o líder mais popular do Brasil seja candidato à presidência desse país.

Leia mais…

Marielle Franco, presente!

O Jornal INVERTA - Órgão Central do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) se soma ao imenso pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutal e covardemente.

Leia mais…

Mulheres não deixem de ler esse texto!

Em Março, no mês das Mulheres, no mês do FSM, perdemos Marielle, mulher com M maiúsculo que lutou e mesmo sendo cria do complexo da Maré conquistou um curriculo admirável, pouco comum para as nossas realidades.

Leia mais…

PCML na luta contra o fascismo

O PCML participou ativamente do ato, onde a proposta de unidade das esquerdas se centrará, entre outros pontos, na realização de um programa mínino, uma histórica proposta do Partido, que deva ser atendido para a defesa do povo.

Leia mais…

Theotônio dos Santos, Presente!!!!

O camarada Theotônio dos Santos foi um exemplo vivo de um intelectual comunista, integralmente dedicado à luta internacionalista da classe operária.

Leia mais…

Quem faz o Movimento?

Reproduzimos na integra entrevista concedida por Theotonio dos Santos, publicada em agosto de 1995 no Jornal INVERTA Nº 57

Leia mais…

DPU vai ao STF em defesa de grávidas e lactantes presas

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal vota nesta terça-feira pedido de habeas corpus para que mães tenham direito à prisão domilicilar ou revogação da pena privativa de liberdade.

Leia mais…

Equador, um breve histórico do governo de Correa e Moreno

Lenin Moreno não só se distanciou de Rafael Correa como indivíduo, mas a consulta popular tenta mudar o processo equatoriano também no nível político. Porém, é importante se perguntar até onde o atual presidente mudará a política de seu antecessor, e até onde as disputas internas pelo poder permitirão retrocessos e avanços.

Leia mais…

A ascensão de Trump e a importância dos BRICS

Desde a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA, o mundo está em suspense com as várias medidas propostas pelo líder estadunidense.

Leia mais…

A falta de saneamento no Brasil

O surto de hepatite A, na Comunidade do Vidigal, Rio de Janeiro, já infectou mais de 70 pessoas desde a última quinzena de dezembro e início de 2018. Segundo especialistas, a causa principal deste problema de saúde pública é uma constante no Brasil: a falta de saneamento básico.

Leia mais…

Movimento Acorda Rio! Carmo na Luta!

O movimento nasceu fruto da indignação de professoras aposentadas, cansadas de esperar por seus salários que, em 2017, além do atraso de três meses, estavam sendo parcelados.

Leia mais…

As inundações em Seine e Marne

Thomery é uma comuna francesa localizada na região administrativa da Île-de-France, no departamento Sena e Marne. Não é surpresa andar pelas florestas de Fontainebleau e ver as casas tomadas pela água e o sofrimento de muitos que tudo perderam pela segunda vez em um ano.

Leia mais…

Quem matou Cristina Poeta?

No dia 5 de dezembro de 2017 morreu a líder comunitária e cordelista Cristina Santos, conhecida por todos como Cristina Poeta. Ela sofreu um atentado quando se encontrava em um ponto de ônibus próximo de onde residia.

Leia mais…

Juíza Valdete Severo vê retrocessos na Reforma Trabalhista

A Juíza da 4ª Região do TRT (Tribunal Regional do Trabalho), do Rio Grande do Sul, Valdete Souto Severo, conversou com o Jornal Inverta sobre a Reforma Trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional. Ela afirmou que uma das finalidades destas medidas é extinguir a Justiça Trabalhista e assim fragilizar a forças dos trabalhadores na relação entre o capital e o trabalho.

Leia mais…

Chico César alerta os que comemoram o triste desfecho de Porto Alegre

A Poesia e o Poeta não cala o coração diante da injustiça: leiam o recado de Chico César a escória togada da lava-ajato e aos que comemoraram o resultado do trf-4, em Porto Alegre.

Leia mais…

A tão visitada figura de Che Guevara

Passados 50 anos do seu assassinato, cerca de dez filmes aspiram revelar sua apaixonante vida.

Leia mais…

MPB, realidade e encanto com Alice Passos

A intérprete, instrumentista e educadora Alice Passos conversou com o INVERTA sobre a sua carreira e também sobre a influência familiar na escolha da música como profissão. Na entrevista, ela fala entusiasmada sobre a gravação do seu 1º CD com várias parcerias com artistas consagrados como Dori Caymmi e Guinga. O seu projeto musical de ensino “Quando Canto” está trazendo muitas alegrias na sua vida e lhe dando prazer na carreira.

Leia mais…

Anos 2 mil: Sal do Samba ou Século XXI, A Redescoberta da Pedra do Sal

Depois de mais de duas décadas de ostracismo, a Pedra do Sal (patrimônio cultural, 30 anos de tombamento) volta, no ano 2000, ao roteiro turístico da cidade, através de aguerridos agentes culturais da região portuária.

Leia mais…

Os OGMs e a saúde humana

Uma vez que a qualidade da comida está diretamente ligada à saúde humana, a engenharia genética de alimentos torna-se um ponto chave nos debates em torno da questão; mas a transferência de genes entre espécies raramente ocorre na natureza e as consequências dessa transferência a longo prazo são imprevisíveis.

Leia mais…