509




A IDEOLOGIA NEOLIBERAL E O PROTOFASCISMO: Os Assassinatos não são Atos Isolados

Assistimos com tristeza mais um atentado terrorista! A ação assassina em duas escolas no município de Aracruz, no Estado do Espirito Santo, região Sudeste do Brasil. A primeira na Escola Estadual Primo Bitti, onde três professoras foram assassinadas, Flávia Amoss Merçon Leonardo, de 38 anos, Cybelle Passos Bezerra, 45 anos e a professora Maria da Penha Banhos, 48 anos. A segunda na escola particular, Centro Educacional Prais de Coqueiral, onde uma aluna de doze anos, Selena Zagrillo, foi morta.

Leia mais…

DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS

Em virtude das últimas notícias sobre o confisco dos recursos do Ministério da Educação, causando o não pagamento das bolsas de milhares de pós-graduandos pelo país, a ANPG convoca todas/os pós-graduandas (os), as/os cientistas brasileiras/as, e a sociedade civil, a reivindicarem o pagamento imediato das bolsas de estudos aos estudantes brasileiros, paralisando suas atividades a partir do dia 08 de dezembro de 2022 até o pagamento de todas as bolsas.

Leia mais…

A onda golpista após o 2º turno da eleição perde força e os bloqueios de estradas viram chacotas

Com o fim do 2º turno das eleições e com a confirmação da vitória do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 60.345.999 (50,90%) dos votos o povo brasileiro iniciou manifestações de festas em apoio a Lula, enquanto os bolsonaristas iniciariam a sua saga golpista.

Leia mais…

Os Sonhos e as Lutas não Morrem!

Na madrugada na noite do dia 8 de novembro deixou de respirar e transmitir os seus pensamentos o lutador Ivaldir José Rodrigues (Índio). Índio vinha lutando contra o câncer há alguns anos e a sua saúde piorou na última semana e vei a óbito no na terça-feira, dia 8/11/22.

Leia mais…

Lula X Bolsonaro - Uma escolha entre a civilização e a barbárie

Encerradas as apurações e confirmada a vitória de Luís Inácio Lula da Silva nas eleições para presidente da republica, uma certeza assombra a consciência de uma parcela da sociedade brasileira. Pelo menos daqueles que a ainda a têm.

Leia mais…

Copacabana avermelhou-se em ato em apoio à Lula 13!

A caminhada com a participação de militantes históricos, movimentos sociais, em especial, o Movimento cultural, lotou a orla de Copacabana na manhã do dia 23 de outubro de 2022

Leia mais…

Caminhada de Campanha em Apoio a Lula e Haddad em São Bernardo

No dia 06 de outubro, aconteceu em São Bernardo do Campo, São Paulo, a primeira caminhada de campanha para o 2° turno de Lula para a Presidência e Haddad para o Governo do estado de São Paulo.

Leia mais…

Considerações acerca da

A CRISE ORGÂNICA DO CAPITAL, A NOVA GEOPOLÍTICA MUNDIAL E O BRASIL

Setembro, 2022 – Bicentenário da “Independência” do Brasil

O atual cenário internacional representa um momento histórico decisivo, de ruptura da hegemonia e da ordem mundial unipolar, e as tendências que se desdobram da luta de classes internacional se expressam de forma invertida e singular na polarização do processo político brasileiro. Nesta edição especial dos 31 anos do Jornal Inverta, o editorial traz considerações sobre a análise principal a ser apresentada no XVII Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo.

Leia mais...


Eleições 2022 nas principais capitais do Brasil

Nesta edição, especial sobre as eleições no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, com o apoio e a indicação de alguns candidatos do campo progressista nestas regiões. Em comum, encontra-se a unidade em torno da candidatura à presidência de Luís Inácio Lula da Silva (PT)

Leia mais...



Índice de Capital Humano no Brasil regrediu 10 anos

O Relatório do Banco Mundial sobre o Índice de Capital Humano no Brasil lançado, em 4 de Julho de 2022, mostrou que uma criança que nasceu em 2021 perderá 46% do seu potencial devido as precárias condições de saúde e educação, enquanto as nascidas em 2019 teriam uma queda de 40% neste indicador. Uma das causas desta piora nos resultados foi a pandemia do Covid 19 que fez o Brasil retroceder 10 anos neste quesito.

Leia mais...



Quem faz o Movimento? Com Rui Belford Dias

Nesta edição histórica, a reimpressão do jornal INVERTA, após dois anos de edição digital, devido à pandemia da Covid 19, apresentamos, no quadro Quem faz o Movimento, uma entrevista exclusiva com o jurista Rui Belford Dias. O mesmo nos fala sobre sua vida política, do histórico jurista José de Aguiar Dias, seu pai, da sua militância na AP- Ação Popular e de sua atuação na OAB- Ordem dos Advogados do Brasil. Por último, fala da sua esperança no futuro e na juventude.

Leia mais...

O relatório do MapBiomas mostrou que o Brasil desmatou mais de 16 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa em 2021, em todos os biomas. Este total equivale a um aumento de 20% em relação ao ano anterior e corresponde a área de um Estado-RJ de cobertura vegetal.




Reforma sanitária e o estado do Rio

Primeiro vamos entender o conceito de saúde: Que antes era a ausência de doença física e mental aparente, e atualmente mudou, hoje podemos dizer que o conceito é você estar bem em sua plenitude. Mais como? Emprego, lazer etc.... que podemos considerar estar bem no físico e mental?

Leia mais...



Cresce fome no mundo

Em relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que a fome atingiu mais de 150 milhões de pessoas em todo o planeta em 2021. O total de famintos representa 9,8% de pessoas sem ter o que comer em 2021 contra 8% em 2019.

Leia mais...


Encontro do CNCN na capital Paulista e o 5 de julho

No dia 10 de julho, diversos lutadores da nossa cidade se reuniram no Comitê de Luta da Favela do Nhocuné para saudar o 5 de julho revolucionário, o Dia da Insurreição pela Revolução Brasileira.

Leia mais...


Educação e inclusão: intensificar o debate e a luta contra retrocessos no Brasil!

É preciso repetir quantas vezes sejam necessárias: fazer educação exige investimentos em infraestrutura, recursos técnicos e tecnológicos, científicos, sociais, humanos, econômicos e políticos. E, para desenvolver educação especial não é diferente.

Leia mais...



Exaltado o trabalho de Eusébio Leal de enaltecimento da cultura de Cuba

De todos os intelectuais cubanos, Eusébio Leal foi o que mais fez para exaltar a criação de artistas, arte e cultura na ilha, disse no dia 08/09/22 o escultor José Villa Soberón.

Leia mais...




Amazônia entre desmatamento, grilhagem, fogo, sangue e mortes!

Depois de 9 (nove) dias desaparecidos na Terra Indígena do Vale do Javari (Amazônia), os corpos de Bruno Pereira indigenista brasileiro, servidor público da FUNAI e do jornalista e escritor inglês Dom Phillips foram encontrados nesta segunda feira, 13/06.

Leia mais…


O Cordobazo e a unidade de operários e estudantes em maio de 1969

No dia 29 de maio de 1969, depois de um mês de intensas mobilizações populares em todo o país, explodiu uma insurreição operária e popular que se espalhou ao longo do dia e só conseguiu ser parada com a saída às ruas do exército. Uma nova etapa começava na Argentina. Por outro lado, foi nesses meses, e em particular nessa data de 29 de maio de 1969, que se forjou a chamada "unidade operário-estudantil".

Leia mais...