O golpismo teleguiado contra a Venezuela!

No último dia 4 de janeiro, o chamado Grupo de Lima (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia), com voto contrário do México, aprovou graves medidas intervencionistas contra a Venezuela

Leia mais…


LULA LIVRE!

Cobertura em imagens do movimento Lula Livre!

A política neoliberal no governo do Brasil

As mudanças na administração do novo governo federal eleito já se projetam nas declarações do novo ocupante da Presidência da República. A possível saída do Acordo de Paris, seguindo o mandatário norte americano, Donald Trump e a desburocratização dos entraves ambientais no agronegócio são dois pilares da escolha do livre mercado pela nova administração brasileira.

Leia mais…

Santrich e o futuro da paz na Colômbia

Na semana do dia 10 de novembro, cumpriram-se sete meses do sequestro de Jesús Santrich, líder do partido Força Alternativa Revolucionária do Comum (FARC) - outrora Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP), onde foi membro de seu antigo Estado Maior Central (EMC), e integrante da comissão negociadora pela referida organização em Havana, assim como da Comissão de Acompanhamento, Implementação e Verificação do Acordo (CSIVI, por sua sigla em espanhol) -, por parte da promotoria colombiana, atendendo a uma solicitação de extradição emitida por um juiz de Nova Iorque que o acusa de narcotráfico.

Leia mais…

Médicos cubanos saem do Brasil Fim Programa Mais Médicos

No dia 14 de novembro de 2018, o Ministério de Saúde Pública de Cuba divulgou declaração informando que, diante das referências depreciativas e ameaças à presença dos médicos cubanos proferidas pelo presidente eleito. Os médicos e médicas, em sua maioria, já retornaram à sua Pátria e foram recebidos como herois pelo presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermudez, em Havana. Nesta edição, a declaração do Ministério da Saúde de Cuba e a nota da Associação de Médicos egressos da Escola Latino Americana de Medicina -Cuba.

Leia mais…

Mês da Consciência Negra no RJ homenageia o líder Zumbi dos Palmares e Tia Ciata

O dia 20 de Novembro de foi instituído pela lei 10.639/2003 como o Dia Nacional da Consciência Negra e na cidade do Rio de Janeiro várias atividades foram realizadas durante todo o mês de novembro, destinadas à valorização da cultura afro-brasileira.

Leia mais…

A agenda ambiental e o perigo que ronda o Brasil de Bolsonaro

O novo governo que tomará posse em janeiro de 2019 enfrentará grandes contradições ao levar a cabo a sua política econômica neoliberal trazendo grandes prejuízos ao ser humano e à biodiversidade como um todo. O Brasil, como país emergente, há anos têm se colocado de forma a contribuir com a agenda ecológica, foi protagonista na ECO-92, teve papel importante na RIO+20 e é cossignatário do “Acordo de Paris, da qual pode sair, segundo apontou o próximo mandatário.

Leia mais…

Marielle Franco, presente!

O Jornal INVERTA - Órgão Central do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) se soma ao imenso pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutal e covardemente.

Leia mais…

DPU vai ao STF em defesa de grávidas e lactantes presas

2ª Turma do Supremo Tribunal Federal vota nesta terça-feira pedido de habeas corpus para que mães tenham direito à prisão domilicilar ou revogação da pena privativa de liberdade.

Leia mais…

Lei contra violência doméstica pode ser aplicada mesmo morando em casas separadas

Há muitos casos de violência doméstica e a mulher precisa saber como se proteger.

Leia mais…

A crise financeira e fiscal do Rio de Janeiro

O Seminário “Como construir o Estado que queremos? Políticas públicas efeitivas. Gestão Pública Ágil e Governo Aberto”, realizado no dia 26 de setembro, discutiu as saídas para a crise fiscal e financeira do estado do Rio de Janeiro. Organizado pela Gest Rio, Casa Fluminense, Rio por Inteiro e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). O evento reuniu especialistas no assunto na UFRJ, na Urca, Zona Sul do Rio.

Leia mais…

MPF denuncia juiz e procurador por colaboração com a ditadura

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou um juiz e um procurador aposentados, além de um ex-delegado, pela atuação no caso do assassinato do ativista político Olavo Hanssen, em 1970, pela repressão da ditadura militar.

Leia mais…

Mulheres não deixem de ler esse texto!

Em Março, no mês das Mulheres, no mês do FSM, perdemos Marielle, mulher com M maiúsculo que lutou e mesmo sendo cria do complexo da Maré conquistou um curriculo admirável, pouco comum para as nossas realidades.

Leia mais…

Theotônio dos Santos, Presente!!!!

O camarada Theotônio dos Santos foi um exemplo vivo de um intelectual comunista, integralmente dedicado à luta internacionalista da classe operária.

Leia mais…

A trajetória da Abolição da Escravatura no Brasil nesses 130 anos da Lei Áurea

Porque não é motivo para comemorar e muito menos festejar, e sim momento de refletir de forma crítica à questão da cidadania que nunca foi efetivada para a população negra; prova disso são os desafios impostos para os negros e negras, como o desemprego, a falta de moradia, de acesso à saúde, à educação e a outras políticas públicas e sociais

Leia mais…

A tão visitada figura de Che Guevara

Passados 50 anos do seu assassinato, cerca de dez filmes aspiram revelar sua apaixonante vida.

Leia mais…

O teatro e o vigor do Grupo Resistência CTI (Centro de Teatro Improvisarte)

O INVERTA entrevista o Grupo teatral Resistência CTI, criado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense por estudantes secundaristas. O teatro uniu os jovens de bairros, que anteriormente estavam separados para desavenças que nada tinham a ver com eles, mas o teatro e a música uniu Juventude no CTI.

Leia mais…

Arcángeles, um livro de leitura obrigatória

Escrito por Paco Ignacio Taibo, Arcángeles revive a vida de 12 revolucionários de quem poucas vezes ouvimos falar. Ele nos conecta com os aspectos mais singelos da vida de cada um e com os atos que fizeram e os quais não podemos nos esquecer; nos lembra que as derrotas fazem parte dos processos de luta e que são tão heróicas quanto as vitórias.

Leia mais…

Etiópia, onde tudo começou

Sob um grosso cristal, na inquebrantável quietude do subsolo do Museu Nacional da Etiópia, localizado na capital Addis Abeba, descansa o que para muitos especialistas constitui um dos maiores tesouros da humanidade: o esqueleto da pequena Lucy.

Leia mais…