Para onde caminha a humanidade?

A cada dia aumenta um sentimento compartilhado de desesperança e medo, confusão e violência, nutrido por imagens e discursos que passam a dominar os noticiários, as conversas e as ideias da população em geral. Às disputas violentas tão próximas à nossa realidade – a resistência no campo e na floresta contra a sede do lucro garimpeiro, madeireiro, farmacêutico, agroindustrial; ou a mera sobrevivência urbana resistindo à disputa territorial entre tráfico, milícias e polícia –, somam-se as guerras em que figuram elementos neonazistas (Ucrânia) e fascistas (Israel); o exército americano atuando nos 50 estados dos EUA para conter mobilizações contra a política migratória de Trump; e o temor ao fim da vida humana no planeta, seja pela hecatombe nuclear ou pela ruptura do delicado equilíbrio ecológico que hoje nos sustenta. EDITORIAL

Leia mais...

CANTARES AMAZÔNICOS

O CANTARES AMAZÔNICOS, um CONCERTO  fascinante,  “anormal”,  muito especial,  que  expressou  a diversidade,  a pluralidade e a qualidade de uma cultura musical preservada ao longo do tempo, mas também atenta às conjunturas sonoras AFROINDÍGENAS planetária.  Com direção de NELSON FREITAS  e Direção executiva de SIMONE LOPES E  audiovisual assinado por ROGER HITZ, tomou uma dimensão extraordinária!

Leia mais…

Silvio Tendler, Presente!

O Inverta registra hoje, 5 de setembro de 2025, o falecimento do cineasta, diretor, argumentista e sempre Mestre, Silvio Tendler, aos 75 anos, vítima de uma infecção generalizada. Sílvio enfrentava, com bravura e ternura, há dez anos, uma neuropatia diabética e, com sua inesgotável vontade de viver, travou o bom combate, com ciência, fé e muito anseio de produzir obras necessárias e primorosas, como o filme Brizola Anotações Para Uma História, que teve sua estreia em 2024.

Leia mais…

China da Colônia à Potência: 80 Anos de uma Vitória Popular

No dia 3 de setembro de 1945, o Japão imperialista assinou sua rendição incondicional não apenas aos Estados Unidos, como registram os livros didáticos ocidentais, mas também à China. Essa vitória, contudo, representou muito mais do que a libertação nacional: foi o prelúdio da Revolução Popular Chinesa, concretizada em 1949.

Leia mais…

Discurso de Xi Jinping na Reunião "Organização de Cooperação de Shanghai Plus"

O presidente chinês, Xi Jinping, proferiu um discurso na Reunião "Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) Plus" na cidade portuária de Tianjin, no norte da China.

Leia mais…

Despliegue militar de Estados Unidos en el mar Caribe amenaza a la región con pretextos absurdos

El Gobierno cubano rechaza enérgicamente el actual despliegue de fuerzas militares de Estados Unidos en el mar Caribe. Este acto peligroso representa una grave amenaza y una agresiva demostración de fuerza que atenta contra la soberanía y la autodeterminación de los pueblos de América Latina y el Caribe.

Leia mais…

Movimentos sociais da Venezuela manifestam apoio irrestrito ao presidente Nicolás Maduro

O evento, que reuniu mais de 60 organizações sociais, serviu como palco para a reafirmação da defesa intransigente da soberania nacional da Venezuela. As declarações focaram na oposição às ameaças e agressões perpetradas pelo governo dos Estados Unidos, sob a administração do atual presidente Donald Trump.

Leia mais…

Justiça Indígena: entre a Constituição e a Propaganda

Na quinta-feira 21 de agosto de 2025, culminou na comuna de San Antonio, na sede da União de Organizações Campesinas do Norte de Cotopaxi (UNOCANC), um processo de justiça indígena contra três agentes da Polícia Nacional do Equador. Os policiais infiltraram-se na comunidade para realizar atividades de inteligência, ameaça e assédio contra o líder indígena Leónidas Iza, chegando a atentar contra sua vida quando foram descobertos.

Leia mais…

Em defesa de nossa Soberania e Independência e de nosso Presidente da República Bolivariana da Venezuela Nicolás Maduro Moros

O Movimento de Moradores e Moradoras alertamos ao mundo sobre as ações do governo imperialista de Donald Trump: a recompensa de 50 milhões de dólares sob o pretexto de um cartel de drogas fictício para autorizar o exército assassino dos Estados Unidos a organizar uma ação militar contra nosso país.

Leia mais…

Atentado contra Leónidas Iza Salazar

No dia 18 de agosto de 2025, o líder indígena Leónidas Iza Salazar foi vítima de uma tentativa de assassinato na comunidade de San Ignacio, província de Cotopaxi, no Equador, onde reside.

Leia mais…

Cuba: Fidel Castro continua sendo o comandante das ideias

O aniversário do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro (1926-2016), é uma das datas mais importantes para a nação caribenha, e também é celebrado hoje por milhões de pessoas que simpatizam com seus ideais.

Leia mais…

Equador - Marcha contra o governo neoliberal de Daniel Noboa

No dia 7 de agosto, em 23 das 24 capitais provinciais do Equador, ocorreram diversos atos de protesto contra o governo neoliberal de Daniel Noboa e suas recentes medidas econômicas. Estas incluem cortes de verbas públicas e demissões em massa de trabalhadores, medidas alinhadas às exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Leia mais…

BRASIL SAI DO MAPA DA FOME

Após anos de retrocessos e sofrimento imposto pelas políticas neoliberais nos últimos governos golpistas e protofascistas, o Brasil enfim celebra estar oficialmente fora do Mapa da Fome da ONU.

Leia mais…

Ato em SP pelo fim da escala 6x1 e pela taxação dos super-ricos

O Congresso Nacional de Luta contra o Neoliberalismo e a Juventude 5 de Julho estiveram presente no ato na capital paulista, convocado pela Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, pelo fim da escala 6x1 e taxação dos juros aos super ricos.

Leia mais…

Diplomacia Multilateral do Vietnã: Uma Jornada de Integração Global e a Marca no BRICS 2025

Enquanto o Brasil se prepara para sediar a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7/7/ 2025, o Vietnã, como o décimo parceiro do BRICS, destaca-se como um exemplo vibrante de habilidade e dedicação na diplomacia multilateral, trabalhando para construir um mundo pacífico, justo e próspero.

Leia mais…


Brasil resgatou 66 mil do trabalho escravo em 30 anos

O Brasil reconhece oficialmente, desde 1995, a existência de formas análogas à escravidão no país. Nesse período, as 8,5 mil fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 66 mil trabalhadores. A Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) garantiu, desde 2003, o pagamento de mais de R$ 157 milhões em verbas rescisórias e trabalhistas às vítimas nesse período.

Leia mais...



Brasil na luta contra a insegurança alimentar

24,4 milhões de pessoas saíram da situação de fome no Brasil, em 2023, apesar do retrocesso vivido no governo de Bolsonaro. A insegurança alimentar não é apenas a falta de comida, mas um sintoma agudo das contradições inerentes à sociedade capitalista. Como Josué de Castro já denunciava em seus livros: nenhum plano de desenvolvimento é válido se não libertar o povo do “peso esmagador da fome”.

Leia mais...



Entregadores de App: distribuindo comida, vivendo com fome

Nos últimos três meses, a categoria dos entregadores de aplicativo voltou às ruas para reivindicar o básico: melhores condições de trabalho e o direito de se alimentar dignamente. A greve nacional ocorrida em 1º de abril de 2025 evidenciou a crescente dependência social desses serviços e o descaso das empresas com quem realiza o trabalho de entrega.

Leia mais...



A crise da ciência e sua expressão nas ciências médicas

Saiba como a ciência se interconecta com o modo de produção capitalista, em Crise Orgânica do Capital, através da análise da expressão desta crise nas macropolíticas de saúde global e seu reflexo nas ciências médicas, na contramão das necessidades humanas.

Leia mais...



IA e desenvolvimento humano: a escolha é entre revolução e distopia

“A inteligência artificial (IA) avança na velocidade da luz, porém o desenvolvimento humano não acompanha o mesmo ritmo.” — Relatório de Desenvolvimento Humano 2025, PNUD.

Leia mais...


80 anos da vitória da URSS contra o fascismo!

Era madrugada de terça para quarta-feira, milhões de vozes gritavam em uníssono “URRA!” quando o mundo soube da rendição total e capitulação da Alemanha nazista à União Soviética e aos Aliados Ocidentais. Foi em 9 de maio de 1945 que terminou a Grande Guerra Patriótica, o que no Ocidente conhecemos como Segunda Guerra Mundial.

Leia mais...