Encerrada V Cúpula da ALBA

O presidente de Venezuela, Hugo Chávez, encerrou hoje a V Cúpula da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), cujo último segmento foi a reunião dos mandatários com os movimentos sociais.

Encerrada V Cúpula da ALBA 

Barquisimeto, Venezuela, 29 abr (PL) O presidente de Venezuela, Hugo Chávez, encerrou hoje a V Cúpula da Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA), cujo último segmento foi a reunião dos mandatários com os movimentos sociais.  

•  Cúpula ALBA aprova estratégia e projetos  

Chávez pediu a seu colega boliviano, Evo Morales, que pronunciasse em língua aymara a frase dita ao morrer pelo herói da resistência indígena Tupac Katari: "Hoje morro, mas voltarei feito milhões". 

Com o simbolismo dessa expressão póstuma de uns dos precursores da independência americana concluiu o evento que durante o fim de semana sessionou nesta cidade, 350 quilômetros a oeste de Caracas, e na Paróquia de Tintorero, no estado de Lara. 

Os presidentes Chávez e Morales, unidos ao vice-presidente cubano Carlos Lage e ao chefe de estado da Nicarágua, Daniel Ortega, assinaram os oito instrumentos jurídicos emanados da reunião pela integração e a solidariedade entre as quatro nações que formam a aliança, mais o Haiti. 

A declaração política da V Cúpula estabeleceu, entre outros aspectos, o organograma organizativo da ALBA, que inclui os Conselhos de Presidentes, de Ministros e de Movimentos Sociais. 

O documento final também recolheu uma condenação à libertação nos Estados Unidos do terrorista internacional Luis Posada Carriles e de apoio ao governo da Venezuela em sua decisão soberana de não renovar a licença do canal Rádio Caracas Televisão. 

Os países membros denunciaram a Convenção do Conselho Internacional de Arbitragem e Investimentos e anunciaram sua retirada do organismo, com a exceção de Cuba, que nunca pertenceu ao mesmo. 

A Cúpula lembrou os chamados Projetos ALBA nas áreas de educação, cultura, comércio justo, finanças, saúde, alimentação, telecomunicações, turismo, mineração, indústria e energia. 

O resto dos instrumentos jurídicos esteve inserido no setor energético, com acordos bilaterais entre a Bolívia, a Nicarágua, Cuba e Haiti com a Venezuela. 

Um dos documentos rubricados pelos chefes de estado está orientado a mudar a matriz energética das nações integrantes da aliança, as quais implementarão mecanismos para elevar o consumo do gás em detrimento de outros combustíveis mais caros e poluentes. 

O presidente Chávez advogou para que, na próxima Cúpula, os movimentos sociais da região incorporem-se a todos os projetos da ALBA. 

A história dos povos pôs-se de novo em marcha - sentenciou o mandatário anfitrião da V Cúpula.