Líderes da Catalunha espionados por software Pegasus

Pelo menos 65 políticos e ativistas da independência catalã foram espionados entre 2017 e 2020 com o software israelense Pegasus

Pelo menos 65 políticos e ativistas da independência catalã foram espionados entre 2017 e 2020 com o software israelense Pegasus, segundo o relatório de um dos maiores especialistas mundiais na detecção de ataques a computadores, o Citizen Lab. Entre eles estão todos os presidentes de nesta região espanhola desde 2010.

A investigação inclui inúmeras vítimas relevantes, incluindo Pere Aragonès, presidente da Catalunha desde 2020; Quim Torra, seu antecessor imediato; o atual eurodeputado Carles Puigdemont, que esteve na vanguarda do referendo ilegal de autodeterminação realizado em 2017; e Artur Mas, promotor de uma consulta semelhante em 2014.

Não eram os únicos, entre as dezenas de pessoas espionadas haveria também deputados regionais e europeus, membros destacados da sociedade civil, advogados ou jornalistas. Mesmo alguns parentes destes também teriam sido afetados.

RT 19 de Abril 2022

https://actualidad.rt.com/