Denuncia governo cubano campanha difamatória

Mais uma tentativa da mídia e do imperialismo de difamar a Revolução Cubana ao apresentarem a morte por pancreatite como causada por violência

Havana, 10 mai (Prensa Latina) O Governo de Cuba denunciou a nova campanha difamatória que se orquestra contra a Revolução pela morte do cidadão Wilfredo Soto García, de 46 anos de idade, na cidade central de Santa Clara.

Uma nota lida no Noticiário Principal da Televisão informa que elementos contrarrevolucionários de maneira inescrupulosa fabricaram a mentira de que a morte foi consequência de uma suposto golpe dado por policiais.

Essa falácia, afirma o texto, foi amplificada pelos meios imperialistas de informação, principalmente da Europa e Estados Unidos, onde inclusive alguns porta-vozes governamentais expressaram supostas preocupações pelo fato.

Dito cidadão ingressou no Hospital Arnaldo Milián, de Santa Clara, ao apresentar dor abdominal intensa provocada por uma pancreatite aguda, e posteriormente foi diagnosticada uma descompensação de outras doenças de base.

A nota destaca que as provas patológicas praticadas indicaram uma morte de tipo natural, se estabelecendo como causa preliminar choque multifatorial, com falhas multiorgânicas, e não se observaram sinais de violência internos ou externos.

Agrega que ao cidadão lhe constam vários antecedentes delitivos como alteração da ordem, furtos e lesões graves pelas quais cumpriu sanção de privação de liberdade durante dois anos.

Durante os últimos tempos, enfatiza o texto, Soto García vinculou-se a elementos contrarrevolucionários, que utilizaram-no para suas atividades provocadoras.

A última dessas ações aconteceu em 5 de maio de 2011 em um parque de Santa clara com alteração da ordem, ocasião em que foi conduzido a uma unidade policial e libertado três horas depois sem incidência alguma.

Os inimigos externos e internos empenham-se em desvirtuar a realidade cubana e socavar o prestígio internacional da Revolução e sua fortaleza moral, aponta a nota.

Ratifica também que a Revolução sempre se defendeu com a verdade e a força invencível do povo que confia na fortaleza das ideias de justiça que a fizeram possível.

rc/dsa/bj