Notícias

Encontro Nacional da Juventude 5 de Julho

No dia 17 de dezembro se realizou em São Paulo, o encontro nacional da Juventude 5 de Julho, com o encontro de diversos jovens lideranças em seus locais de atuação, além de presenças do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo. O encontro marca também, o centenário do Levante dos 18 do forte de Copacabana, quando jovens tenentes e um cívil, preferiram dar suas vidas a viver uma vida de joelhos.

INVERARTE SÃO PAULO

Com muita música, poesia, artes visuais, literatura e artes marciais, assim foi o Inverarte que aconteceu no dia 17 de dezembro de 2022, na Favela do Nhocuné na zona leste da capital paulista.

Democracia X Protofascismo

Os atos ante democráticos que ocorreram na capital do país, Brasília, no Distrito Federal, no domingo 08/01/23, está sendo classificado como atos terroristas pelo caráter destrutivo dos bens públicos e dos prédios na Praça dos três poderes, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional

DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS

Em virtude das últimas notícias sobre o confisco dos recursos do Ministério da Educação, causando o não pagamento das bolsas de milhares de pós-graduandos pelo país, a ANPG convoca todas/os pós-graduandas (os), as/os cientistas brasileiras/as, e a sociedade civil, a reivindicarem o pagamento imediato das bolsas de estudos aos estudantes brasileiros, paralisando suas atividades a partir do dia 08 de dezembro de 2022 até o pagamento de todas as bolsas.

A IDEOLOGIA NEOLIBERAL E O PROTOFASCISMO: Os Assassinatos não são Atos Isolados

Assistimos com tristeza mais um atentado terrorista! A ação assassina em duas escolas no município de Aracruz, no Estado do Espirito Santo, região Sudeste do Brasil. A primeira na Escola Estadual Primo Bitti, onde três professoras foram assassinadas, Flávia Amoss Merçon Leonardo, de 38 anos, Cybelle Passos Bezerra, 45 anos e a professora Maria da Penha Banhos, 48 anos. A segunda na escola particular, Centro Educacional Prais de Coqueiral, onde uma aluna de doze anos, Selena Zagrillo, foi morta.

Os Sonhos e as Lutas não Morrem!

Na madrugada na noite do dia 8 de novembro deixou de respirar e transmitir os seus pensamentos o lutador Ivaldir José Rodrigues (Índio). Índio vinha lutando contra o câncer há alguns anos e a sua saúde piorou na última semana e vei a óbito no na terça-feira, dia 8/11/22.

18 dias de greve nacional e vitória popular no Equador

Após 18 dias de greve nacional foi convocado o painel pelas três principais organizações indígenas do Equador, de 13 a 30 de junho de 2022, que culminou numa mesa de diálogo entre o governo neoliberal de Guillermo Lasso Mendoza e a Confederação de Nacionalidades e Povos Indígenas do Equador (CONAIE), Federação Nacional de Organizações Camponesas Indígenas e Negras (FENOCIN) e Federação Equatoriana de Povos Indígenas Evangélicos (FEINE)

Centenário do 5 de Julho de 1922

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo e Juventude 5 de Julho comemoram hoje 100 anos do 5 de Julho de 1922. Nossa história marcada de lutas e bravura conta com os 5 de julho de 1922, 1924 e 1935.

Duas semanas de greve geral no Equador e a luta contra o neoliberalismo

Há duas semanas começou no Equador um processo de luta social. Uma greve geral de caráter indefinido foi convocada. Na segunda-feira, 13 de junho de 2022, a partir da presidência da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), da Federação Nacional de Organizações Indígenas, Camponeses e Negras do Equador (FENOCIN) e da Federação Equatoriana de Indígenas Evangélicos (FEINE) além de mais organizações sócias, nas quais estão os principais sindicatos como a Frente de Trabalhadores de Equador (FUT), a União Nacional de Educadores (UNE), foram-se somando a mesma convocatória.

Aposentados da rede Estadual de Educação-RJ vão à rua

A manifestação aconteceu no dia 7 de Junho, em frente ao Palácio Guanabara, para denunciar a política neoliberal de arrocho dos salários, retirada de direitos trabalhistas e reivindicar uma audiência urgente com o governo para exigir a retomada do pagamento dos grupos no Processo Nova Escola.

Reforma sanitária e o Estado do Rio de Janeiro

A política neoliberal do capitalismo tenta desmantelar pra privatizar como vem ocorrendo diariamente. O corte de verbas, a falta de concurso público, o esgotamento dos profissionais, principalmente durante a pandemia, tem deixado a população sem a necessária assistência.

Liberdade para Leonidas Iza Salazar!

O presidente Nacional da Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), Leonidas Iza Salazar foi detido por mais de 60 policiais fortemente armados dos grupos de elite das Forças Armadas e da Polícia Nacional, no dia 14 de junho de 2022, ao retornar para sua casa após um longo dia de luta e resistência no âmbito de uma Mobilização Nacional contra as políticas neoliberais do Presidente da República do Equador, Guillermo Lasso.

Eleições na França

A coalizão de centro-direita Ensemble ('Juntos', em espanhol) do presidente francês Emmanuel Macron está quase empatada no primeiro turno das eleições legislativas na França contra a formação de esquerda Nupes do político Jean-Luc Mélenchon.

EXÉRCITO OCUPA REFINARIA GABRIEL PASSOS (REGAP) MG

Na segunda semana de junho, dia 7 e 8, os trabalhadores da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, MG, foram surpreendido com a presença de 4 (quatro) caminhões com soldados do Exército Brasileiro fortemente armados com fuzil, denuncia o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais.

Presidente da Sérvia defende a Rússia

Apesar das críticas que sua recusa em impor sanções contra a Rússia lhe custou, o presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, lembrou que Moscou "sempre apoiou a integridade territorial da Sérvia desde 2001".

110 anos do Eterno Presidente da RPDC Kim II Sung

O Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil (PCML-Br) rememora neste Dia do Sol, em 15 de abril de 2022, o nascimento do grande líder e Eterno Presidente da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Camarada Kim Il Sung, em comemoração aos 110 anos de sua vida e legado para os comunistas em todo o mundo.