Notícias

BASTA DE PERSEGUIÇÕES NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS! POR AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA!

Em meio a um cenário de crise e autoritarismo, o arbítrio cai sobre o ensino superior no Ceará. Perseguição, assédio e processos administrativos e criminais atingem colegas professores e servidores técnico-administrativos na UNILAB, e professoras e professores da Faculdade de Direito (FADIR) da UFC. As Universidades Públicas, feridas em um princípio fundamental: a autonomia universitária, passam a ser alvos político-ideológicos de grupos ultraconservadores.

O discurso de Bolsonaro na ONU

Na abertura da 75ª Assembleia das Nações Unidas realizada virtualmente devido à pandemia da Covid-19, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez um chamamento pela liberdade religiosa em todo o planeta e pela unidade dos cristãos para combater o que ele chama de “Cristofobia” em escala global, tergiversou sobre a crise sanitária no país, com a pandemia e a trágica queimada que assola o Pantanal. O anacronismo do discurso do atual presidente do país foi uma aberração a olhos vistos no Brasil e no mundo.

CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES E ESTUDANTES DA UNILAB/ CEARÁ

Vimos por meio desta CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE expressar o nosso apoio aos colegas professores do Institutos de Humanidades (IH), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab/Ceará), que estão sofrendo perseguição em razão de apoiar e participar de manifestações contrárias ao CANCELAMENTO do Edital 29/2019, que tinha como objetivo regulamentar a ocupação de vagas ociosas no curso de Bacharelado em Humanidades para estudantes Transgêneras/os e Interssexuais, em julho de 2019.

Não ao PL 529! #ficaItesp

O jornal Inverta conversou com a companheira Patrícia Scalli, trabalhadora do Itesp, sobre o pacote de retrocessos do PL 529 do governador João Dória. A antropóloga que trabalha há 19 anos na Fundação do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) com o reconhecimento e titulação de terras quilombolas, demonstrou muita preocupação ao falar do projeto tucano.

I Conferência online do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo

Convidamos os/as militantes dos Comitês de Lutas Contra o Neoliberalismo, lideranças dos Movimentos Populares e Sociais comprometidos com a formação dos Comitês para participarem da 1º Conferência online do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo. A atividade será exclusivamente online e será realizada no dia 5 de julho de 2020, domingo, das 14h às 18h.

MANIFESTO DO LEVANTE DAS MULHERES BRASILEIRAS

Já fomos às ruas dizer que “Quem Ama não Mata”, lutamos pelas “Diretas Já”, pelo “Fora Cunha”, “Fora Temer”, dissemos “Nenhuma a menos”. Bebemos da experiência das Marchas das Margaridas, da Marcha de Mulheres Negras, e, nas últimas eleições, gritamos que “Ele não”! #MulheresDerrubamBolsonaro

Camarada Kim-II Sung presente!

O Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil (PCML-Br) se soma às milhões de vozes que hoje honram a memória do grande líder Kim Il-Sung, libertador do povo coreano e fundador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), no dia de seu 108º aniversário.

Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia

Por ocasião dos 20 anos do aniversário da fundação do Partido Comunista Marxista-Leninista do Brasil, o Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia tem a honra de expressar as maiores congratulações e cumprimentações de companheirismo a seu Partido e a todos seus militantes.

Derrotaremos a nova agressão imperialista!

O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e o Procurador Geral daquele país, William Barr, iniciam uma nova agressão imperialista contra nossa pátria e nosso povo. Desta vez, o Presidente da República, Nicolás Maduro, o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Diosdado Cabello, o Ministro da Indústria e Vice-Presidente de Economia do Setor, Tareck El Aissami, o Ministro da Defesa e o Vice-Presidente de Política GJ Vladimir Padrino, são falsamente acusados de traficantes de drogas.

Derrotaremos la nueva agresión imperialista

El Departamento de Estado de los Estados Unidos de Norteamérica y el Fiscal General de ese país, William Barr, inician una nueva agresión imperialista contra nuestra Patria y nuestro pueblo. Esta vez se acusa falsamente de narcotraficantes al Presidente de la República Nicolás Maduro, al Presidente de la Asamblea Nacional Constituyente Diosdado Cabello, al ministro de Industria y vicepresidente sectorial de Economía Tareck El Aissami, al ministro de Defensa y vicepresidente sectorial de Política GJ Vladimir Padrino López y otros altos funcionarios del Estado, como el Presidente del Tribunal Supremo de Justicia Maikel Moreno. Se trata de una gigantesca infamia contra buena parte del liderazgo fundamental de la Revolución Bolivariana.

Imperialismo norte-americano, tire as patas da Venezuela!

A ação promovida contra Maduro, classificando-o como narcotraficante, é absurda e repudiável. Com essa descarada obsessão de Washington em querer controlar tudo e todos, de querer impor a sua economia neoliberal, a sua cultura consumista e a exploração aos povos dos países em desenvolvimento, é cada vez mais clara a sua ação intervencionista contra os povos que se levantam para construir e se desenvolver independentes dos Estados Unidos.

Nota do CNCN sobre a COVID-19

O Congresso de Lutas contra o Neoliberalismo declara sua solidariedade neste momento tão difícil, antes de mais nada, afirmando que por mais difícil que seja, com certeza, essa calamidade passará. As medidas de isolamento seguem sendo a nossa melhor opção para acelerar essa transição e impedir a contaminação de nossos entes queridos e companheiros e companheiras.

Aula Magna da ex-Presidente Dilma Roussef na UERJ

A ex-Presidente , Dilma Roussef, abriu o Curso de Mestrado da UERJ e da Flacso com o tema: “Estado, Gobierno y Políticas Públicas”, no último dia 6 de Março, no Teatro Odylo Costa Filho, zona norte da capital fluminense. Fizeram parte da mesa de abertura do evento o Reitor da UERJ, Ricardo Lodi Ribeiro, a Pró Reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, o Conselheiro da Flacso, Pablo Gentili e o Presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann.

És de Palmares ou és capitão do mato?

Manifestantes de entidades do movimento negro ocuparam, hoje (29/11), em Brasília, a sede da Fundação Cultural Palmares em protesto à posse de Sérgio Nascimento Camargo, no dia 28 de novembro, que publicamente negou o racismo no Brasil, além de proferir ofensas em suas redes sociais ao povo brasileiro afrodescendente e às mulheres.

NOTA DO PCML (Br) CONTRA O CÍRCULO DE FOGO QUE RONDA NOSSA AMÉRICA

É inaceitável o golpe que retirou Evo Morales da presidência da Bolívia e o massacre patrocinado pela direita imperialista com a cobertura da Organização dos Estados Americanos (OEA) contra a vontade popular e a autodeterminação dos povos. É inaceitável que a embaixada da República Bolivariana da Venezuela seja invadida por milicianos venezuelanos e brasileiros em nome de um golpista que se autoproclamou presidente.