Notícias

Pernambuco: Semana da Classe Trabalhadora

A partir do dia 24 de abril, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais de todo estado de Pernambuco promovem a 5 º edição da Semana da Classe Trabalhadora, “Trabalhadores em Luta Contra o Golpe nos seus direitos”, uma série de atividades políticas e culturais que preparam os trabalhadores para o 1º de Maio.

CUBA REITERA SEU APOIO A LULA

O Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba denuncia a prisão com fins políticos do companheiro Luiz Inácio “Lula” da Silva, o que constitui um fato gravíssimo ao tentar impedir que o líder mais popular do Brasil seja candidato à presidência desse país.

PCML na luta contra o fascismo

O PCML participou ativamente do ato, onde a proposta de unidade das esquerdas se centrará, entre outros pontos, na realização de um programa mínino, uma histórica proposta do Partido, que deva ser atendido para a defesa do povo.

Mulheres não deixem de ler esse texto!

Em Março, no mês das Mulheres, no mês do FSM, perdemos Marielle, mulher com M maiúsculo que lutou e mesmo sendo cria do complexo da Maré conquistou um curriculo admirável, pouco comum para as nossas realidades.

Marielle Franco, presente!

O Jornal INVERTA - Órgão Central do Partido Comunista Marxista Leninista (Br) se soma ao imenso pesar pela morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e do motorista que a acompanhava, Anderson Pedro Gomes, assassinados brutal e covardemente.

As inundações em Seine e Marne

Thomery é uma comuna francesa localizada na região administrativa da Île-de-France, no departamento Sena e Marne. Não é surpresa andar pelas florestas de Fontainebleau e ver as casas tomadas pela água e o sofrimento de muitos que tudo perderam pela segunda vez em um ano.

Nota Pública: No Cerrado piauiense, comunidades sofrem violências e perdem seus territórios

As entidades que compõem a Articulação dos Povos Impactados pelo Matopiba e a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, apoiadas por movimentos e organizações nacionais e internacionais, vêm novamente a público denunciar o alarmante aumento da violência e de violações de direitos às comunidades do Cerrado no Piauí, presentes na região de implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (PDA MATOPIBA).

Dimas Antonio Casemiro, Presente!

O Grupo de Trabalho Perus confirmou hoje que os restos mortais encontrados no cemitério clandestino de São Paulo são do militante político Dimas Antônio Casemiro detido no dia 17/04/71 assassinado após dois dias de tortura nas mãos dos agentes da repressão política da ditadura civil-militar.

Por nossos heróis, pelo CEPPES e pela cultura do povo!

No dia 3 de janeiro de 2018, às 18 horas, o Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) realizou, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), uma atividade em homenagem ao grande lutador e líder revolucionário Luís Carlos Prestes.

A Lava Jato agourenta e os investimentos do PT

O tsunami criado na sociedade brasileira pela Operação Lava Jato quer levar à terra arrasada os avanços alcançados nos governos do PT. Uma das conclusões que se tira desta tara do Ministério Público de Curitiba é soterrar as políticas sociais e de ascensão de 1/3 da população brasileira ao consumo.

Carnaval 2018: o golpe, o Rio universal e a resistência

Alguns sambas-enredo contestam com maestria a política na cidade, o golpe de Estado (o Temer de vampiro), criticam a perseguição aos cultos de matrizes africanas, o racismo, o machismo. Um deles foi o da G.R.E.S Paraíso do Tuiuti, de São Cristóvão, bairro operário da cidade. Além disso, a Beija-Flor, Mangueira, Salgueiro também mandam seu recado crítico.

Tiãozinho Presente!

Sebastião Rodrigues militante do Partido Comunista Marxista-Leninista - PCML(Br), representante do Jornal INVERTA, sucursal MG, ex-diretor do Sindicato dos Bancários de BH e Região. Tiãozinho Presente!

Susana Savedra lança Desnuda

Susana é uma incansável lutadora da arte, dedica-se com paixão e disciplina a tudo o que faz e olha que não são poucos os desafios que os verdadeiros artistas – e o INVERTA os conhecem bem e à Susana, nossa querida companheira – enfrentam para viver de sua arte.

Brasil mobiliza-se contra a reforma trabalhista de Temer

Brasília, 10 nov (Prensa Latina) Convocado pelo Fórum das Centrais Sindicais, trabalhadores e integrantes dos movimentos sociais brasileiros sairão hoje às ruas para se manifestar contra as reformas trabalhista e do sistema de aposentadorias impulsionadas pelo governo de Michel Temer.

MÚSICOS MINEIROS RETOMAM SINDICATO

Há 70 anos era fundado o Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais – SINDMUSICOS MG e há 30 anos um grupo se mantinha no poder do sindicato. No dia 30 de outubro, em uma eleição disputadíssima, a Chapa 2 encabeçada pela flautista Vera Pape acaba com a dinastia de Luiz Fernando Peixoto.

Camarada Rosida, presente!

É com profundo pesar que nos despedimos da camarada Rosida Ferreira da Silva. Ela continuará a ser um exemplo de trabalhadora, mãe e revolucionária! Uniu sua vida e sonhos ao camarada Manoel Miguel da Silva, que igualmente é um exemplo para todos nós de trabalhador, pai e revolucionário.

Carlos Araújo vive em nosso coração e luta!

Todo nosso pesar pelo desaparecimento físico do amigo e companheiro de luta Carlos Araújo. Para mim e todos que o conheceram, mesmo que minimamente, sua presença será indelével pelo pensamento objetivo e ideais que transcendiam ao trabalhismo herdado do pai.

A resistência d’Os Proletários da Bola

No dia 07/07, foi realizado no Rio de Janeiro o lançamento do livro do historiador Gustavo Santos da Silva, “Os Proletários da Bola: The Bangu Athletic Club e as lutas de classes no futebol da Primeira República (1894-1933)”. Quem curte ler sobre futebol, gosta principalmente que um livro fuja do óbvio, quebre com clichês.