América Latina

Repudiamos o fechamento da Televisão Comunitária do MICC

No dia 24 de setembro de 2025, por meio das redes sociais do Movimento Indígena e Campesino de Cotopaxi (MICC), tornou-se público que o governo de Daniel Noboa Azin, através da Agência de Controle e Regulação das Telecomunicações (ARCOTEL), decretou o fechamento provisório da TV MICC, que transmitia pela frequência 47 UHF na província de Cotopaxi, Equador.

Protestos no Equador : quando um povo se levanta para defender o que é seu

Após um fim de semana em que as disputas políticas se desenrolaram no campo eleitoral e judicial – incluindo a convocação de uma consulta popular sobre a proibição de instalação de bases estrangeiras, o financiamento público de partidos e movimentos políticos e a proposta de um plebiscito para uma nova Assembleia Constituinte –, o cenário no Equador mudou radicalmente.

CONAIE convoca a levante nacional

Em um Congresso Ampliado Extraordinário que se estendeu por mais de seis horas na cidade de Riobamba, realizado na tarde desta quarta-feira, 18 de setembro, a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE) decidiu convocar um levante nacional contra as recentes medidas econômicas de caráter neoliberal implementadas pelo governo equatoriano.

Greve Nacional no Equador

Em 12 setembro de 2025, o presidente do Equador, Daniel Noboa Azín, tomou a decisão de eliminar o subsídio ao diesel comum, combustível utilizado em setores agrícolas, pesqueiros e, principalmente, no transporte de carga e de passageiros em todo o país.

Justiça Indígena: entre a Constituição e a Propaganda

Na quinta-feira 21 de agosto de 2025, culminou na comuna de San Antonio, na sede da União de Organizações Campesinas do Norte de Cotopaxi (UNOCANC), um processo de justiça indígena contra três agentes da Polícia Nacional do Equador. Os policiais infiltraram-se na comunidade para realizar atividades de inteligência, ameaça e assédio contra o líder indígena Leónidas Iza, chegando a atentar contra sua vida quando foram descobertos.

Equador - Marcha contra o governo neoliberal de Daniel Noboa

No dia 7 de agosto, em 23 das 24 capitais provinciais do Equador, ocorreram diversos atos de protesto contra o governo neoliberal de Daniel Noboa e suas recentes medidas econômicas. Estas incluem cortes de verbas públicas e demissões em massa de trabalhadores, medidas alinhadas às exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Exitoso encontro de chanceleres no Rio de Janeiro

Nos dias 28 e 29 de abril aconteceu na Cidade Maravilhosa o encontro dos ministros de Relações Exteriores do BRICS e países convidados, um total de 11 delegações. Foram discutidos temas fundamentais na preparação à Cúpula do Sul Global que acontecerá em julho, também na cidade do Rio de Janeiro.

Venezuela ameaçada por Trump

Em nossos editorias foi alertada a política de Trump para a América Latina, que seria de pressão e até intervenção militar para não perder o que o governo dos Estados Unidos considera seu quintal, uma vez que perdeu espaço para a China que é o 2° maior parceiro comercial da região, abrangendo em 2022, cerca de 437 bilhões de euros no comércio.