Libertaçao de congressistas em poder das FARC-EP: Outro gesto unilateral de paz

Por: ABP Venezuela

Libertaçao de congressistas em poder das FARC-EP: Outro gesto unilateral de paz

Por: ABP Venezuela (28 de fevereiro de 2008)

 

Foi vivida com grande alegria a libertaçao, ontem, dos 4 ex-parlamentares em poder das FARC-EP que com esse novo feito dá mostras, uma vez mais, de vontade de paz. Em um comunicado enviado à redaçao de ABP Noticias, as FARC-EP reiteram que por um lado, a liberaçao é fruto da intermediaçao do presidente bolivariano Hugo Chávez Frías e da senadora Piedad Córdoba e, por outro, a urgência da desmilitarizaçao dos municípios de Pradera e Florida com o acompanhamento da comunidade internacional.

O estado de saúde dos liberados é bom, segundo a primeira declaraçao da Cruz Vermelha internacional. Luis Eladio Peréz, por sua vez, em declaraçoes à imprensa colombiana afirma que as FARC-EP nao estao debilitadas e que, longe disso, se movimentam pela antiga zona de desmilitarizacao sem maiores restriçoes; esta nova declaraçao, em contraste com aquelas feitas pelo governo colombiano, ratifica a inviabilidade da saída guerreirista, que afundou a Colômbia na trágica condiçao de permanente guerra e fogo midiático.

Em um chamado comovedor de persistência no empenho de libertar todos os prisioneiros políticos, os 4 ex-congressistas agradeceram ao povo venezuelano, liderado pelo comandante Hugo Chávez Frías, sua incondicionalidade e compromisso com a paz na Colômbia.

Muitas imagens sem véus e mentiras vao sendo escritos na história sobre esse gesto destes  forjadores bolivarianos de paz e dignidade para nosso continente.