Nicolás Maduro vence eleições presidenciais na Venezuela

Caracas, 15 abr (Prensa Latina) O candidato do Grande Polo Patriótico (GPP) à presidência de Venezuela, Nicolás Maduro, venceu as eleições com vistas a definir o chefe de estado no período 2013-2019.

Segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), com o resultado do 99,12 por cento das mesas de votação, o aspirante socialista obteve 50,6 por cento da eleição emitido (7.505.338 votos).

Enquanto, o candidato da direita, Henrique Capriles -postulado pela denominada Mesa da Unidade Democrática (MUD)- obteve 49,07 por cento da votação (7.270.403 votos).
Ao informar os resultados, a presidenta do CNE, Tibisay Lucena, declarou que esses dados se deram a conhecer quando já a tendência era irreversível e os votos por computar não modificam o balanço final do processo.
Lucena indicou que a instituição conversou com os candidatos para comunicar o resultado e chamou à população à tranquilidade, depois de cumprir com sucesso a jornada eleitoral.
Venezuela falou e forte, acrescentou ao destacar que se impõe atuar como um povo tranquilo que decidiu os destinos do país nas urnas.
À eleição foram habilitados 18,9 milhões de venezuelanos, deles uns 100 mil no exterior, para escolher o novo mandatário do país.
As eleições foram convocadas depois da morte do Comandante Hugo Chávez, ocorrida em 5 de março último, e em cumprimento do estabelecido na Constituição.
Prensa Latina