América Latina
Subserviência governo do Equador ao FMI enfrenta greve e resistência indígena!
O governo eliminou os subsídios ao diesel Hola gasolina em um país produtor de petróleo, liberou o preço ao mercado internacional permitindo então a flutuação do mesmo, reduz um dia de salário para os servidores públicos, reduziu as férias destes públicos de 30 a 15 dias, e este foi o primeiro pacote das medidas que contempla a carta de intenção assinada pelo governo nacional e o FMI.
60 anos de Prensa Latina e os laços inquebrantáveis com o INVERTA
Os 60 anos de existência da Agência informativa Latino Americana - Prensa Latina, uma grande e vitoriosa iniciativa para os povos da América Latina e do Mundo em busca da informação verdadeira, livre das amarras do Capital e suas falácias. Os trabalhadores e trabalhadoras do Jornal Inverta celebram aqui no Brasil em cada rincão onde nossa imprensa revolucionária alcança e mais o apreço e admiração por sua exitosa e exemplar trajetória, bem como reconhece que o segredo do sucesso de Prensa Latina é a solidez de princípios, a formação profissional e a dedicação revolucionária do seu corpo de trabalhadores.
O golpismo teleguiado contra a Venezuela!
No último dia 4 de janeiro, o chamado Grupo de Lima (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia), com voto contrário do México, aprovou graves medidas intervencionistas contra a Venezuela
VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - De 27 a 31 de agosto de 2018 na UERJ
O CEPPES tem a satisfação de convidar para o VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, que será realizado de 27 a 31 de agosto de 2018 na UERJ - Campus Maracanã.
As eleições de 20 de maio na Venezuela
A campanha presidencial na Venezuela foi iniciada em 23 de abril, tendo como candidato o presidente Nicolás Maduro. As prioridades segundo o presidente são: a) consolidação do processo educacional público alcançando 100% de escolaridade, buscando equacionar problemas de fornecimento em todos os níveis; b) fortalecer o carnê da Pátria; c) alcançar cinco milhões de moradias da Grande missão casa para que se possível todas famílias consigam um lar; d) vencer a grande revolução econômica para obstaculizar o assédio internacional.
Equador, um breve histórico do governo de Correa e Moreno
Lenin Moreno não só se distanciou de Rafael Correa como indivíduo, mas a consulta popular tenta mudar o processo equatoriano também no nível político. Porém, é importante se perguntar até onde o atual presidente mudará a política de seu antecessor, e até onde as disputas internas pelo poder permitirão retrocessos e avanços.
CUBA REITERA SEU APOIO A LULA
O Ministério de Relações Exteriores da República de Cuba denuncia a prisão com fins políticos do companheiro Luiz Inácio “Lula” da Silva, o que constitui um fato gravíssimo ao tentar impedir que o líder mais popular do Brasil seja candidato à presidência desse país.
As presidentas latino-americanas Dilma e Cristina em conferência em São Paulo
Conferência "A luta política na América Latina hoje", realizada na capital paulista, foram discutidas as questões sobre o papel das grandes corporações midiáticas como influência de articulação no movimento político atual e no avanço do neoliberalismo na América Latina.
Nota do PCML em louvor a Fidel Castro e ao Povo Cubano!
Não lamentamos a morte, mas celebramos a sua vida em feito histórico de proporções épicas: A Revolução Cubana!
Manifesto de solidariedade à Venezuela
Movimentos sociais, partidos políticos e personalidades do Brasil assinaram manifesto em apoio à democracia venezuelana e ao processo eleitoral protagonizado pelo povo daquele país.
Sistema eleitoral venezuelano oferece garantias suficientes, conclui estudo
Nosso direito de sermos Marxistas-Leninistas
Os 27 milhões de soviéticos que morreram na Grande Guerra Pátria, o fizeram também pela humanidade e pelo direito de pensar e de serem socialistas, serem marxistas-leninistas, serem comunistas, e a saírem da pré-história.
Colômbia: a difícil luta pela paz
Movimento social se reuniu na APEOESP em São Paulo para conhecer propostas do II Fórum pela Paz na Colômbia
A Venezuela bolivariana resiste ao círculo de fogo do imperialismo!
Os comunistas revolucionários brasileiros sabem que não é possível ser contra as tentativas de golpe na Venezuela e na Argentina e fechar os olhos para as ações golpistas em nosso país. O futuro desses três vizinhos está ligado e seus povos devem eliminar qualquer fronteira em sua luta comum.
Obama anuncia mudança da política para Cuba
Obama fez pronunciamento histórico indicando fim de injustos castigos impostos pelos Estados Unidos ao povo Cubano
Pronunciamento do presidente Raúl Castro sobre relações de Cuba com os EUA
Havana, 17 dez (Prensa Latina) A Prensa Latina transmite o texto na íntegra do pronunciamento do presidente cubano, Raúl Castro, sobre importantes temas relativos às relações Cuba-Estados Unidos.
A busca pela paz com justiça social na Colômbia
Estima-se que na Colômbia, país afetado por mais de 50 anos de guerra interna, mais de 6,5 milhões de pessoas foram prejudicadas pela mesma e que, entre elas, mais de 200 mil morreram produto da violência, na qual têm participado não somente as guerrilhas e as forças militares do Estado, senão que também paramilitares e grupos criminosos associados ou não ao narcotráfico, entre outros atores.
Putin por uma América Latina unida, sustentável e independente
Moscou, 10 de Jul O presidente Vladímir Putin expressou hoje o interesse da Rússia numa América Latina unida, forte, economicamente sustentável e politicamente independente. Em entrevista exclusiva à Prensa Latina, antes de viajar a Cuba, Argentina e Brasil, Putin considerou que os processos de integração da América Latina demostram a aspiração à consolidação política da região e o fortalecimento de sua influência no mundo.
Conferência BRICS NO SÉCULO XXI
A Conferência BRICS no Século XXI, que acontece no Rio de Janeiro, de 20-23 de maio, traz ao debate os grandes temas contemporâneos da economia política, da geopolítica, do meio ambiente e da ética na Ciência a partir da perspectiva dos países emergentes e do Sul.
Assassinam líder indígena hondurenho
Denúncia de mais um crime contra os trabalhadores no país.