América Latina

Programa Agrário dos guerrilheiros das FARC

O texto a seguir fora escrito em 20 de Julho de 1964, logo na origem nas Fuerzas Armadas Revolucionarias da Colômbia e já refletiam o comprometimentos dos guerrilheiros com o campesionato colombiano – representante do grande contigente de massas exploradas no país.

Breve História das FARC-EP

Retrospectiva histórica do movimento guerrilheiro, comunista e camponês, que consumou com a constituição das Fuerzas Armadas Revolucionarias da Colômbia, em 27 de maio de 1964. Cronologia extraída da Revista Resistência, editada pelas FARC, em maio de 2004, por ocasião de seus 40 anos de combate.

Nota do PCML sobre Operação Emanuel : LIBERDADE JÁ!

Na virada de ano que passou, a ex-assessora de candidatura presidencial Clara Rojas, Emmanuel, filho de Clara e de um guerrilheiro, e a ex-congressista Consuelo González deveriam ter festejado com seus familiares, não fosse a atitude guerreirista de Álvaro Uribe Vélez.

COMUNICADO MRTA EN ESPAÑOL:

A 11 años de la toma de la residencia del embajador de Japón en Lima… Convirtamos cada jornada de lucha y creación heroica en un 17 de Diciembre afirmando la Revolución y el Socialismo

Nota do PCML (Br) – Pátria, Socialismo ou Morte, VENCEREMOS!

“O véu se rasgou; já vimos a luz, e querem fazer com que voltemos às trevas; se romperam as correntes; já fomos livres, e nossos inimigos pretendem escravizar-nos novamente. Por isso, a América combate com despeito, e em raríssimas ocasiões o combate desesperado não trouxe consigo a vitória”. (Simón Bolívar, Carta da Jamaica, 1815)

A grande vitória dos trabalhadores terceirizados do cobre

A greve dos trabalhadores terceirizados do cobre é a maior mobilização de massas dos últimos tempos. Chile: Junto à potente mobilização dos estudantes secundaristas em 2006 e à dura, mas bem-sucedida, batalha dos trabalhadores florestais, a greve reflete a crescente resistência das massas ao sistema neoliberal imposto pela ditadura e mantido pela Concertação em todos seus aspectos essenciais.