América Latina
Paralisação no Equador : o aprofundamento das contradições
Após o anúncio do fim do subsídio ao diesel no Equador, os chamados para paralisação feitos pelo sindicato de transportadores de passageiros vêm sendo atendidos em diversas regiões do país.
Greve Nacional no Equador
Em 12 setembro de 2025, o presidente do Equador, Daniel Noboa Azín, tomou a decisão de eliminar o subsídio ao diesel comum, combustível utilizado em setores agrícolas, pesqueiros e, principalmente, no transporte de carga e de passageiros em todo o país.
Trump ameaça Brasil e outros países com uso de força militar, diz porta-voz
Em coletiva de imprensa na Casa Branca no dia 9 de setembro de 2025, a secretária de comunicação da administração Trump, Karoline Leavitt, foi questionada pelo jornalista Michel Shelonburger, do portal News Public, sobre a postura do governo norte-americano frente a investigações penais contra políticos de extrema-direita no Brasil e na Europa.
Despliegue militar de Estados Unidos en el mar Caribe amenaza a la región con pretextos absurdos
El Gobierno cubano rechaza enérgicamente el actual despliegue de fuerzas militares de Estados Unidos en el mar Caribe. Este acto peligroso representa una grave amenaza y una agresiva demostración de fuerza que atenta contra la soberanía y la autodeterminación de los pueblos de América Latina y el Caribe.
Movimentos sociais da Venezuela manifestam apoio irrestrito ao presidente Nicolás Maduro
O evento, que reuniu mais de 60 organizações sociais, serviu como palco para a reafirmação da defesa intransigente da soberania nacional da Venezuela. As declarações focaram na oposição às ameaças e agressões perpetradas pelo governo dos Estados Unidos, sob a administração do atual presidente Donald Trump.
Justiça Indígena: entre a Constituição e a Propaganda
Na quinta-feira 21 de agosto de 2025, culminou na comuna de San Antonio, na sede da União de Organizações Campesinas do Norte de Cotopaxi (UNOCANC), um processo de justiça indígena contra três agentes da Polícia Nacional do Equador. Os policiais infiltraram-se na comunidade para realizar atividades de inteligência, ameaça e assédio contra o líder indígena Leónidas Iza, chegando a atentar contra sua vida quando foram descobertos.
Atentado contra Leónidas Iza Salazar
No dia 18 de agosto de 2025, o líder indígena Leónidas Iza Salazar foi vítima de uma tentativa de assassinato na comunidade de San Ignacio, província de Cotopaxi, no Equador, onde reside.
Em defesa de nossa Soberania e Independência e de nosso Presidente da República Bolivariana da Venezuela Nicolás Maduro Moros
O Movimento de Moradores e Moradoras alertamos ao mundo sobre as ações do governo imperialista de Donald Trump: a recompensa de 50 milhões de dólares sob o pretexto de um cartel de drogas fictício para autorizar o exército assassino dos Estados Unidos a organizar uma ação militar contra nosso país.
Cuba: Fidel Castro continua sendo o comandante das ideias
O aniversário do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro (1926-2016), é uma das datas mais importantes para a nação caribenha, e também é celebrado hoje por milhões de pessoas que simpatizam com seus ideais.
Equador - Marcha contra o governo neoliberal de Daniel Noboa
No dia 7 de agosto, em 23 das 24 capitais provinciais do Equador, ocorreram diversos atos de protesto contra o governo neoliberal de Daniel Noboa e suas recentes medidas econômicas. Estas incluem cortes de verbas públicas e demissões em massa de trabalhadores, medidas alinhadas às exigências do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Mensagem de Fidel Castro Ruz à ECO 92
Mensagem de Fidel Castro, apresentado à "Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento - Rio 92". Publicado na edição do Jornal INVERTA, (Julho/92 - Ano II – nº 5)
Exitoso encontro de chanceleres no Rio de Janeiro
Nos dias 28 e 29 de abril aconteceu na Cidade Maravilhosa o encontro dos ministros de Relações Exteriores do BRICS e países convidados, um total de 11 delegações. Foram discutidos temas fundamentais na preparação à Cúpula do Sul Global que acontecerá em julho, também na cidade do Rio de Janeiro.
Notas semanais EQUADORNET
Noticias do Equador
Venezuela ameaçada por Trump
Em nossos editorias foi alertada a política de Trump para a América Latina, que seria de pressão e até intervenção militar para não perder o que o governo dos Estados Unidos considera seu quintal, uma vez que perdeu espaço para a China que é o 2° maior parceiro comercial da região, abrangendo em 2022, cerca de 437 bilhões de euros no comércio.
A 59 AÑOS DE LA FIRMA DEL ACUERDO DE GINEBRA, GUYANA ESTÁ OBLIGADA A SENTARSE A NEGOCIAR DE INMEDIATO
La República Bolivariana de Venezuela conmemora, com profundo sentido de unidad y soberanía, el 59o aniversario de la firma del “Acuerdo para Resolver la Controversia entre Venezuela y el Reino Unido de Gran Bretaña e Irlanda del Norte sobre la frontera entre Venezuela y Guayana Británica”, suscrito el 17 de febrero de 1966 y conocido como el Acuerdo de Ginebra.
Carta Aberta de Solidariedade a Cuba e de Repúdio aos ataques do governo estadunidense contra a ilha
Repudiamos categoricamente as decisões executivas do governo dos Estados Unidos de incluir novamente o nome da República de Cuba em sua lista de supostos países promotores do terrorismo, bem como de enviar ao campo de detenção de Guantánamo, que mantém ilegalmente em solo cubano, latino-americanos presos e a serem presos como resultado de sua política sensacionalista de amedontrar, perseguir e encarcerar imigrantes de todo nosso continente.
Bolívia na expectativa da investigação ao atentado contra Evo Morales
Os bolivianos mantêm a expectativa sobre a investigação imediata e exaustiva do suposto atentado contra a vida do ex-presidente Evo Morales, ordenada ontem pelo chefe de Estado, Luis Arce.
“A principal força da revolução bolivariana é que todos fazemos parte deste grande projeto”
Nesta edição, entrevista com a Exma Sra. Betzabeth Alejandra Aldana Vivas, chefe do gabinete do vice-ministro das Relações Exteriores da Venezuela (Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores- MPPRE) realizada quando a diplomata representou seu país, no XVIII Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo, realizado em 21/09/24, no IFCS, no Rio de Janeiro.
Eleições na Venezuela: vitória popular frente ao fascismo internacional
O dia 28 de julho do 2024, se realizaram as eleições na Venezuela, o oficialismo que continua no poder do Governo desde 1998, quando o Presidente Eterno Hugo Chavez ganhou pela primeira vez a presidência, voltou uma vez mais sair vitorioso com um 51% dos votos, segundo os resultados oficias do poder eleitoral do país caribenho, tendo que se enfrentar contra 9 candidatos de uma oposição dividida e fragmentada.
Carta abierta de las autoridades cubanas a los amigos de Cuba
Los enemigos de la Revolución, de forma oportunista y manipuladora, pretenden aprovechar, una vez más, con fines desestabilizadores, el complejo escenario económico que enfrentamos.
