Manifestações antifascistas em todo país: a luta contra a cara feia do capitalismo

O domingo 7 de junho de 2020 foi saudado em várias capitais e cidades brasileiras com protestos antifascistas, com forte conteúdo antirracista, em defesa do Sistema Único de Saúde, pela democracia, contra o governo de ultra direita de Jair Bolsonaro, chamando pelo impeachment.

O domingo 7 de junho de 2020 foi saudado em várias capitais e cidades brasileiras com protestos antifascistas, com forte conteúdo antirracista, em defesa do Sistema Único de Saúde, pela democracia, contra o governo de ultra direita de Jair Bolsonaro, chamando pelo impeachment. Vários manifestantes foram detidos pela polícia, porém, o cair da tarde revela a obstinação do protesto que segue tarde a dentro.

As medidas cada vez mais abusivas, anti Povo, do chefe do executivo e de membros de seu governo, bem como a ameaça de um golpe civil-militar a qualquer momento, impulsionou boa parte das pessoas na rua, mesmo sob o risco à saúde, diante da pandemia do novo coronavírus, que mata mais brasileiros a cada dia, revelando aos olhos do mundo o desgoverno genocida que vigora no Brasil. Alguns com máscaras, outros com camisas nos rostos, foram às ruas em defesa de todas a vidas, mas com especial atenção, como continham cartazes com o lema“vidas negras importam”, utilizada pelos movimentos estadunidenses antirracistas e que foram acolhidos aqui no país; todavia, no Brasil essa luta contra o racismo está intrinsecamente unida à luta de classes, pois os negros e a população não branca, é a maioria da população nos cárceres, nos reformatórios, nos orfanatos e nas valas, corpos vítimas de uma violência e repressão em todos os níveis que se tornou banalizada desde o sequestro e escravização de africanos para as Américas.

Desde a subida do governo atual ao comando do Executivo viu-se crescer em todo o território, a visibilidade da violência com matizes fascistas acompanhando o que vem ocorrendo em todo o mundo capitalista. A paródia do fascismo no Brasil, o integralismo e a marcha de seus galinhas verdes do século XX, atualmente se mostra travestida em seus patos verde-amarelos coreografados. Contra todos eles, o Povo Brasileiro está em luta ontem, hoje e sempre! Não Passarão!

Todos a Luta Antifascista!

Todos à luta Antirracista!

Todos à luta Anticapitalista!

Pelo Socialismo!

Ousar Lutar, Ousar Vencer!

Viva o Povo Brasileiro!

 

ACESSE A GALERIA DE IMAGENS AQUI

Almeida Rodrigues