Viva os 20 anos de luta do Jornal INVERTA! Jornal Pra Verdade

Foi realizado no dia 8 de outubro o VII Seminário Internacional de Luta Contra o Neoliberalismo em comemoração aos 20 anos de Resistência e Luta do jornal INVERTA: Nova Voz Operária, por uma sociedade justa e igualitária, a Sociedade Socialista.

Mesa de Abertura e Saudação

 

A partir das 8h as delegações começavam a chegar de vários estados do país e a se credenciarem para a atividade. Com o Teatro Noel Rosa da Universidade do Rio de Janeiro repleto de faixas que saudavam a data histórica iniciou-se a mesa de abertura com Georgina Queiroz, dirigente do PCML cerimoniando e Bianka de Jesus, do Jornal Inverta, coordenando os trabalhos. A mesa foi composta por Aluisio Bevilaqua, editor chefe do INVERTA, o embaixador de Cuba no Brasil Carlos Rafael Zamora Rodrigues, o cônsul da Venezuela no Rio de Janeiro Edgar Gonzalez, os representantes do Partido Comunista Libanês Hassan Awali e Ibrahim Haourani, o subdiretor do Granma sr Oscar Sanchez Serra, o correspondente da Prensa Latina no Brasil, Alejandro Gomez, o professor Theotônio dos Santos da Universidade Federal Fluminense, a professora Aparecida Tiradentes, pesquisadora da FIOCRUZ, o intelectual cubano Luis Soares, Francisco Malta de Araujo, dirigente do PCML no Ceará, Waldemiro Pereira do Conselho do PCML, Sebastião Rodrigues, dirigente do PCML em Minas Gerais, Neimar de Oliveira, dirigente do PCML no Rio Grande do Sul; Leila Xavier, Diregente do SEPE, Osmarina Portal, representando o Movimento Nacional de Luta contra o Neoliberalismo, que integra o Movimento continental Bolivariano, o professor Antônio Cícero, presidente do CEPPES, Lincoln Pena do MODECON, Iátala da Guiné Bissau, estudante da FEUC.



A Crise do Capital em Marx e a Resistência dos Povos

 

As 10 h iniciou a conferencia de lançamento do livro A CRISE DO CAPITAL EM MARX E SUAS IMPLICAÇÕES NOS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO: Contribuição ao Repensar Pedagógico no Século XXI de Aluisio Bevilaqua, que foi dividida em duas partes: A primeira com o embaixador de Cuba relatando os paradigmas presentes na construção de uma nova sociedade na Ilha e o cônsul Edga, apresentando a experiência da Venezuela. A segunda parte teve como centro a conferência de Aluisio Bevilaqua e a participação dos debatedores professor Theotônio dos Santos (Universidade Federal Fluminense); Aparecida Tiradentes, Pesquisadora em Educação da FIOCRUZ.

As 14 30h o Almoço Cultural de Adesão ficou por conta da Orquestra da AMA/ABC, da voz de Marília Bevilaqua e do grupo de teatro do Comitê Cultural da Baixada Casemiro Damásio, E enquanto isso o cientista politico Aluisio Bevilaqua autografava o livro recém lançado.

Juventude

 

A Juventude 5 de Julho realizou uma intervenção no ato exigindo a Libertação de todos os presos políticos do Império. Com camisetas que exigiam a Libertação dos 5 Heróis Cubanos, um painel que exigia a libertação do Comandante das FARC-RP Julián Conrado

Os Imprescindíveis


Já por volta de 15:30 foi aberto o ato político do aniversário por Rafael Rocha vice-presidente da Cooperativa INVERTA , com a presença sr Oscar Sanchez Serra do Granma, o representante da Prensa Latina sr Alejandro Gomez, que fizeram uma rodada de saudações por parte dos três organismos de imprensa operária, destacando também a importância deste trabalho na construção de uma alternativa à sociedade capitalista. Logo após ocorreu a entrega da comenda Imprescindível a camaradas que contribuem com seu esforço cotidiano na manutenção do Jornal Inverta, os companheiros Aparecida e Waldeci, ou a intelectuais que sempre estiveram abertos ao Inverta, como Theotônio dos Santos, ou a personalidades internacionais como Muamar Kadafi, Julián Conrado, comandante das FARC-EP que encontra-se preso, ou a representantes do que de melhor nosso povo produziu em cultura popular como Taiguara e João do Vale. Ao final do ato Haroldo de Moura leu a Declaração Político do Seminário que foi aclamada pelo público presente.

 

Neto de Taiguara recebe comenda em homenagem ao avô


Cultura Revolucionária

 

O VII seminário Internacional foi encerrado com o ato Ato Cultural , onde foi apresentada uma nova montagem da Ópera Reggae: Redescobrimento das Américas; o América Vermelha levou nossa juventude ao delírio com as letras de denuncia ao sistema de Pedro e as batidas firmes e seguras de Alessandro Almado já o som suave e doce de Luasys fez com que refletíssemos mais e mais sobre a certeza de que há que ser paciência, pois a hora certa chegará. O encerramento mais uma vez ficou por conta da nossa música de resistência, Moraes do Acordeon e Fera Show.


Veja as fotos da Cultura: