Ato Pela Paz na Síria leva comunidade árabe à Praça da Liberdade/MG

Aconteceu no dia 15 de agosto, o ato Pela Paz na Síria, que reuniu cerca de mil pessoas da comunidade árabe de Minas Gerais à Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte. Iniciado às 10 horas da manhã, contou com uma forte presença de sírios e de seus descendentes aqui no Brasil.

 

O ato Pela Paz na Síria levou cerca de mil pessoas da comunidade árabe de Minas Gerais à Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte. Iniciado às 10 horas da manhã, contou com uma forte presença de sírios e de seus descendentes aqui no Brasil.

 

O jornal Inverta cobriu o ato em solidariedade aos povos árabes que lutam para defender a sua autodeterminação e o direito de viverem de acordo com os seus costumes e de poderem ser livres das ameaças do imperialismo dos Estados Unidos, que tem promovido o terror contra os povos do Oriente Médio. A Síria resiste e pede Paz para seguir vivendo de acordo com os interesses de seu povo.

 

O cônsul honorário da Síria em Belo Horizonte falou ao público, saudando a todos os sírios, descendentes e amigos brasileiros que, na manhã de domingo, dia 15 de agosto, vieram se manifestar pedindo Paz na Síria.

O secretário estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, representou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Nilmário ressaltou a necessidade do fim da guerra e da reconstrução da vida do povo sírio, disse que o governo do estado se solidariza com o ato organizado pelo consulado em Minas Gerais pedindo Paz na Síria. Estiveram presentes várias autoridades, o secretário de estado de Obras, Murilo Valadares, vereadores da capital mineira, Gilson Reis e Gabriel Azevedo.

 

A grande maioria vestia uma camisa com desenho de uma pomba nas cores da bandeira da Síria, pomba essa representando a paz. A Praça da Liberdade ficou lotada, as pessoas balançavam as bandeirinhas da Síria e carregavam balões nas cores branco e vermelho, que foram lançados ao céu em um ato de liberdade.

 

Teve apresentações, como da banda da Polícia Militar de Minas Gerais, cantores de músicas árabes, encenações culturais e mensagens de solidariedade que pediam o fim do conflito no Oriente Médio e a Paz na Síria.

O cônsul honorário da Síria, Emir Cadar, leu a mensagem enviada pelo Papa Francisco especialmente para esse ato. Na carta do Papa, ele ressalta a importância dos governantes refletirem e buscarem meios para a paz.

 

Sidnei Moraes Martins - Minas Gerais