SP: Golpe no Paraguai é condenado

Organizações Sociais brasileiras rechaçam golpe de Estado no Paraguai

Organizações partidárias, sindicais, estudantis e sociais e membros da comunidade paraguaia residente no Brasil se reuniram em 25 de junho em frente ao Consulado do Paraguai em São Paulo para manifestar seu repúdio ao golpe de Estado realizado neste país, que depôs o Presidente Fernando Lugo através de um golpe “relâmpago” parlamentar.

 

O ato, embora pequeno, reuniu, numa segunda-feira à tarde uma grande representatividade de organizações, mostrando a unidade de movimentos sociais e organizações sindicais historicamente diferentes, frente à ameaça externa de uma intervenção estrangeira na soberania continental.

 

Nas falas dos manifestantes foi enfatizado que, apesar de suas limitações, o governo de Lugo quebrou com a hegemonia de seis décadas do Partido Colorado e representava um avanço no cenário geopolítico latinoamericano. Denunciou-se também os interesses imperialistas sobre a região, principalmente o aquífero guaraní, e o papel que o Brasil e os brasiguaios desempenham na consolidação dos mesmos e de seus próprios interesses.

 

Um grupo de representantes da comunidade paraguaia, empunhando bandeiras e com a cara pintada, falava em “luto pela democracia”.

 

Formou-se uma comissão de representantes das entidades organizadora do ato e um documento de desagravo ao golpe foi entregue ao representante consular em serviço. Este, apesar de ter aceitado o documento, não quis se pronunciar, dizendo que quem determinava a política do consulado em São Paulo era a embaixada em Brasília.

 

Toda nossa solidariedade ao povo paraguaio!

Não reconhecemos o governo de Federico Franco!

Exigimos a imediata restituição do presidente Lugo!

Abaixo o golpe de Estado no Paraguai!

 

Sucursal - SP