Pernambuco: Semana da Classe Trabalhadora

A partir do dia 24 de abril, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais de todo estado de Pernambuco promovem a 5 º edição da Semana da Classe Trabalhadora, “Trabalhadores em Luta Contra o Golpe nos seus direitos”, uma série de atividades políticas e culturais que preparam os trabalhadores para o 1º de Maio.

A partir do dia 24 de abril, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais de todo estado de Pernambuco promovem a 5 º edição da Semana da Classe Trabalhadora, uma série de atividades políticas e culturais que preparam os trabalhadores para o 1º de Maio. Neste ano, o tema da semana é “Trabalhadores em Luta Contra o Golpe nos seus direitos”, justamente no momento em que o recrudescimento da restauração neoliberal e os reiterados ataques aos direitos sociais fundamentais do povo brasileiro, desde os ataques ao SUS, a famigerada PEC 55 e tentativas insistentes de aprovar a reforma da previdência, se aprofundam e atentam contra a soberania popular com a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva.

 

A Semana da Classe Trabalhadora é uma iniciativa do Movimento de Trabalhadores Cristãos (MTC), herdeira política da luta de Dom Helder Câmara por uma sociedade mais justa. Hoje, a Semana constitui um pólo que aglutina diversas forças em torno de uma agenda que unifique os atos que culminam no Dia Internacional dos Trabalhadores.

 

O cenário atual impõe a união dos trabalhadores pelo restabelecimento da democracia e da legalidade em nosso país, assegurados pela Constituição. O golpe neoliberal rasgou a constituição em nome das grandes corporações e do imperialismo.

 

O golpe de 2016 foi, além de uma demanda da burguesia nacional, sobretudo, uma demanda do capital financeiro internacional, o que faz de Lula prisioneiro de Washington em solo brasileiro. A luta contra golpe neoliberal e por Lula livre é também uma luta contra o neoliberalismo e uma luta antiimperialista.

 

Momentos assim nos inspiram à reflexão, com a devastação política, social e econômica, o retorno da fome e muitas outras maldades que nos trazem os mercadores da morte. Somente o fim do neoliberalismo e da exploração capitalista e a construção da sociedade de novo tipo, o socialismo, pode assegurar ao homem dignidade plena.

 

Lula Livre!

 

Derrotar o Golpe Neoliberal!

 

Organização: Movimento de Trabalhadores Cristãos (MTC)

Fórum de Articulação de Leigas e Leigos

 

Apoio:

Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo e Pelo Socialismo

Sindicato dos Metroviários

Sintelmarketing

CUT-PE

Frente Brasil Popular-PE

Grito dos Excluídos - PE

CEBES

Tenda da Fé

Centro de Estudos Bíblicos (CEBI)

MPC

Movimento Evangélico Progressista (MEP)

Fórum de Articulação de Leigas e Leigos

Movimento Luta de Classes

CJP