Movimento
Dia Nacional de Paralisações, 10 de novembro de 2017
Belo Horizonte – Minas Gerais
Brasil mobiliza-se contra a reforma trabalhista de Temer
Brasília, 10 nov (Prensa Latina) Convocado pelo Fórum das Centrais Sindicais, trabalhadores e integrantes dos movimentos sociais brasileiros sairão hoje às ruas para se manifestar contra as reformas trabalhista e do sistema de aposentadorias impulsionadas pelo governo de Michel Temer.
Cobertura 10 de novembro de 2017
Dia de Mobilização Nacional Contra o Golpe! Contra o Fascismo! e Pela Soberania Nacional!
MÚSICOS MINEIROS RETOMAM SINDICATO
Há 70 anos era fundado o Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais – SINDMUSICOS MG e há 30 anos um grupo se mantinha no poder do sindicato. No dia 30 de outubro, em uma eleição disputadíssima, a Chapa 2 encabeçada pela flautista Vera Pape acaba com a dinastia de Luiz Fernando Peixoto.
Camarada Rosida, presente!
É com profundo pesar que nos despedimos da camarada Rosida Ferreira da Silva. Ela continuará a ser um exemplo de trabalhadora, mãe e revolucionária! Uniu sua vida e sonhos ao camarada Manoel Miguel da Silva, que igualmente é um exemplo para todos nós de trabalhador, pai e revolucionário.
Ato Pela Paz na Síria leva comunidade árabe à Praça da Liberdade/MG
Aconteceu no dia 15 de agosto, o ato Pela Paz na Síria, que reuniu cerca de mil pessoas da comunidade árabe de Minas Gerais à Praça da Liberdade, no centro de Belo Horizonte. Iniciado às 10 horas da manhã, contou com uma forte presença de sírios e de seus descendentes aqui no Brasil.
Carlos Araújo vive em nosso coração e luta!
Todo nosso pesar pelo desaparecimento físico do amigo e companheiro de luta Carlos Araújo. Para mim e todos que o conheceram, mesmo que minimamente, sua presença será indelével pelo pensamento objetivo e ideais que transcendiam ao trabalhismo herdado do pai.
Não foi coincidência: Toda a solidariedade à CUT-CE contra o fascismo escancarado!
A sede da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) foi invadida na manhã desta quinta-feira (20/08) por um grupo armado e encapuzado, durante reunião preparativa para o ato em solidariedade ao Ex-presidente Lula.
Centenário de Maria Augusta Tibiriçá
O aniversário da médica e imprescindível militante em defesa das riquezas do Brasil, Maria Augusta Tibiriçá, que completou 100 anos no dia 8 de maio de 2017, foi comemorado com um emocionante ato de homenagem à sua trajetória de vida e lutas por um país melhor.
As consequências neoliberais do golpe para as mulheres trabalhadoras
Historicamente, com a divisão social e sexual do trabalho, as mulheres são os coletivos mais explorados e de vida mais precarizada dentro da complexidade da sociedade de classes. No modo de produção capitalista, o patriarcado (sistema de dominação da mulher pelo homem) apresenta inúmeros benefícios para a manutenção e ampliação do lucro - possível graças à transformação das diferenças em desigualdades e espaços maiores à exploração da força de trabalho.
Petroleiros brasileiros aderem à greve por tempo indeterminado
O início hoje de uma greve por tempo indeterminado em 10 refinarias de Petrobrás colocou em marcha um novo dia de greve e protestos no Brasil contra as antipopulares reformas impulsionadas pelo denunciado presidente Michel Temer.
GREVE EM TODO O BRASIL CONTRA AS REFORMAS DE TEMER
Neste dia 30 de Junho milhões trabalhadores brasileiros se manifestaram em todo o país contra as Reformas da Previdẽncia e Trabalhista do governo golpista de Michel Temer. Todos os estados da federação tiveram protestos contra a retirada de direitos dos assalariados, pensionistas e aposentados.
Greve Geral em São Paulo
Dia 30 de junho foi mais um dia de luta contra o golpe na capital paulista. As mobilizações começaram cedo em bairros periféricos e nos locais de trabalho das categorias que pararam, e terminaram com um grande ato na Av. Paulista, região central de São Paulo.
Greve Geral de lutas e mobilizações em Fortaleza
A segunda Greve Geral em Fortaleza caracterizou-se pela unidade de centrais sindicais, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, diversos sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais e partidos de esquerda desde as primeiras horas do dia 30/06. O PCML e CLCN participaram ativamente das mobilizações, contribuindo com a palavra de ordem “Anular o Impeachment e Derrotar o Golpe”.
Camelôs do RJ protestam contra uso de armas não-letais pela Guarda Municipal
Os trabalhadores do comércio informal da cidade do Rio de Janeiro protestam contra a aprovação do Projeto De Emenda À Lei Orgânica 16/2014, que autoriza o porte e uso de armas “não-letais”, entre elas o taser, pelos agentes da Guarda Municipal. A medida foi aprovada no último dia 20/06 em segunda discussão e não precisa da sanção do prefeito para entrar em vigor.
Professores da UERJ acampam no Palácio Guanabara
Professores da UERJ acampam no Palácio Guanabara
Estudantes no RJ em defesa do passe livre!
No dia 08/05, estudantes das escolas públicas do Rio de Janeiro realizaram ato no centro da cidade em protesto contra a decisão do governo estadual de suspender o direito à gratuidade do transporte para alunos do ensino fundamental e médio das redes municipal e federal.
Um 28 de abril de avanços nas lutas de massas no Rio de Janeiro
Desde o golpe de Estado que depôs a presidenta légitima Dilma Rousseff o movimento de massas não via tamanha manifestação em combate ao governo golpista que impôs uma agenda neoliberal, visando o desmonte da economia nacional transferindo riquezas para os países centrais do capitalismo, aumentando a superexploração da classe trabalhadora através das contrareformas (previdência, trabalhista e do ensino médio), somada a um ascenso fascista apoiado pela mídia monopolista e por um “superpoderoso” judiciário acima do “bem e do mal”.
Greve Geral em São Paulo
Após 100 anos da greve geral de 1917 a capital paulista teve milhares de trabalhadoras e trabalhadores lutando contra a retirada de seus direitos pelos golpistas. A greve geral que há meses vinha sendo organizada deve adesão nacional, sendo considerada pela Frente Brasil Popular a maior greve da história do Brasil com adesão de 35 milhões de pessoas.
Greve 30 de Junho
Cobertura da greve de 2017