Moção pela libertação dos 5 Heróis Cubanos presos injustamente em prisões americanas por lutar contra o terrorismo

Moção aprovada por unanimidade pelos participantes do IX Seminário INternacional de Lutas contra o Neoliberalismo



Já se cumpriram 16 anos desde que Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González, e René González foram injustamente presos e posteriormente condenados por crimes que não cometeram. Estes 5 homens que entregaram suas vidas em defesa de seus compatriotas evitando atentados terroristas que poderiam ter custado a vida de centenas ou milhares de pessoas são antiterroristas e merecem estar em seu país, com seu povo e com suas famílias.

Durante toda a existência da Revolução Cubana, Cuba sofreu inúmeros atentados terroristas perpetrados pelos grupos terroristas de extrema direita radicados em Miami com a finalidade de derrotar a Revolução Cubana, obra soberana do povo de decidir conscientemente seu destino. Estes atentados, que já chegam ao estarrecedor número de 7 mil, custaram a vida de 3.478 pessoas além de outras 2.099 que sofreram sequelas permanentes. Atentados como a detonação de uma bomba em pleno voo do avião da Cubana de aviação no dia 06 de outubro de 1976 que naquela ocasião custou a vida de 73 pessoas dentre elas a da equipe olímpica juvenil de esgrima, que havia acabado de ganhar medalha de ouro nos jogos pan-americanos. Ou como o ataque ao vapor La Coubre no ano de 1960 que deixou um saldo de 100 mortos e 400 feridos muitos com sequelas graves para toda a vida, ataque de tal sordidez que esteve preparado para uma primeira explosão e quando a policia, bombeiros e a população acudiram ao resgate em detrimento do perigo encontrava-se então preparada uma segunda explosão que cobrou a vida destes bravos homens e mulheres. O ataque a bomba ao famoso bar La Bodeguita del Médio e nos hotéis Triton e Copacabana que então ceifou a vida do jovem turista italiano Fabio di Celmo. Além desses podemos nos referir a inúmeras invasões de seu espaço aéreo, interferências à torre de controle do aeroporto internacional José Martí em Havana o que poderia ter desencadeado um acidente massivo tirando a vida de centenas de pessoas em risco, o desembarque de armas em praias cubanas com a desesperada esperança de começar uma resistência armada, ataques com disparos de metralhadoras a partir lanchas contra turistas que se banhavam em praias do país, além de sabotagens, invasões e guerra financeira.

Os 5 heróis cubanos conseguiram evitar 170 atentados como os anteriormente mencionados prestando heroico e impagável serviço ao povo de Cuba que tenta com as armas que dispõe defender-se de tão bárbaros e desleais ataques contra sua soberania e seu povo. É absurdo acusar-lhes de terrorismo quando são na verdade seu oposto. Terrorista é o senhor Posada Carriles autor confesso do atentado a bomba ao voo do avião da Cubana em Barbados que vive livremente pelas ruas da Florida, terroristas são as organizações que se encontram em Miami como a ALPHA 66, Irmãos ao resgate e a Fundação Cubano Americana, todas debaixo do financiamento e tutela da Agencia Central de Inteligência (CIA).

É um crime contra os direitos humanos não apenas suas condenações a longas penas de prisões e no caso de Gerardo de duas prisões perpétuas, mas também o sofrimento que os obrigam a passar por proibirem reiteradamente a visita de seus familiares. Seus julgamentos na cidade de Miami onde vivem os maiores opositores da Revolução foi uma farsa já comprovada com manipulação midiática e pressão contra o júri por parte dos grupos terroristas.

Diante desta situação, nos manifestamos aqui como irmãos latino americanos e conscientes de que a verdadeira luta contra o terrorismo é uma luta de toda a humanidade. Exigimos o fim de uma vez por todas a esta injustiça contra estes 5 homens e seu povo. Sabemos bem que a estratégia dos que defendem este crime é o silêncio na vã esperança de que seus exemplos não viagem o mundo inspirando a consciência e a posição política de se por fim a estes grupos terroristas e a este bloqueio econômico, politicas que buscam apenas levar sofrimento a um povo que não fez mais que tomar as rédeas de seu país e de sua sociedade. Um país internacionalmente conhecido por sua solidariedade com os povos pobres da África, Ásia e América Latina. Porém saibam que não existem nem mentiras nem muralhas que possam parar o exemplo destes 5 homens e da Revolução que eles defendem, não existem armas que possam matá-los e nem mesmo as grades de suas modernas prisões de segurança máxima onde os prendem poderá aprisionar seus exemplos.

Nós participantes do IX Seminário Internacional de Lutas contra o Neoliberalismo nos manifestamos aqui contra esta injustiça, conscientes e combativos pelos valores que defendem Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González, e René González. Exigimos a libertação imediata de Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino por meio de indulto concedido pelo presidente Barack Obama para que pelo menos uma vez faça jus a seu premio Nobel da Paz. Exigimos o fim do Bloqueio econômico contra Cuba para que sejam ouvidas as inúmeras moções aprovadas por centenas de países na Organização das Nações Unidas (ONU) e o fim das guerras imperialistas que seu país e seus aliados promovem assim como a ingerência a países soberanos, já é tempo de abrirem-se as grandes alamedas por onde passará o homem livre.


Liberdade para os 5 Heróis Cubanos!
Pelo fim do Bloqueio a Cuba!
Pelo fim das guerras imperialistas e das ingerências a países soberanos!
Um mundo melhor é possível! Só com o socialismo!


IX SEMINARIO INTERNACIONAL DE LUTAS CONTRA O NEOLIBERALISMO