Companheiro Ledo presente !

Faleceu no dia 26 de maio, o combativo lider operário, Ledo Spaulucci, aos 74 anos de idade, num Hospital da cidade de Mauá - Estado de São Paulo.
Filho de trabalhadores rurais, Ledo nasceu na Fazenda Taquaral, município de Piracicaba. A luta de Ledo começou cedo, numa época em que os direitos trabalhistas não eram respeitados pelos empresários. Como começou trabalhar muito cedo,Ledo começou também a ter consciência de classe. Mesmo tendo já consciência política, Ledo não conseguiu evitar de trabalhar  de 1950 a1959, sem carteira assinada, devido ainda  a força  do patronato aproveitando-se da debilidade  dos trabalhadores no município de Piracicaba.

A partir de 1962, Ledo tornou-se lider sindical do Sindicato dos Trabalhadores de Alimentação da cidade de Piracicaba. A primeira medida adotada foi sindicalizar todos os trabalhadores, aumentando de uma hora para outra a força do movimento dos trabalhadores em Piracicaba.. E já nesta altura, era militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro), na época, com Luiz Carlos Prestes como Secretário-Geral.

Com o Golpe de Estado de 1964, que representrou a maior derrota histórica que o mundo do trabalho e da denocracia jamais viveu no Brasil, com consequências gravíssimas para o país, para a América Latina e para o mundo, que se mantém  até hoje, que  começou a via  crucis de Ledo, ou seja, demissão, prisão, tortura, privações durante todos esses anos.

O dirigente operário foi preso na empresa onde trabalhava, na presença de vários colegas e, logo em seguida, enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Acusado de comunista e classificado como "perigoso", Ledo, após sair da prisão, nunca mais conseguiu trabalho fixo.

Durante todo o período da ditadura nazifascista, o lider operário e sua família passaram privações terríveis. Ultimamente, Ledo era militante da Associação dos Anistiados Políticos, Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo, cujo objetivo, entre outras reivindicaçõies, é lutar pela abertura dos arquivos secretos das forças armadas, punição para os torturadores do terrorismo de Estado, até conquistar uma verdadeira democracia.

Até sempre companheiro Ledo ! 


Délson Plácido