MÚSICOS MINEIROS RETOMAM SINDICATO

Há 70 anos era fundado o Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais – SINDMUSICOS MG e há 30 anos um grupo se mantinha no poder do sindicato. No dia 30 de outubro, em uma eleição disputadíssima, a Chapa 2 encabeçada pela flautista Vera Pape acaba com a dinastia de Luiz Fernando Peixoto.

Há 70 anos era fundado o Sindicato dos Músicos Profissionais de Minas Gerais – SINDMUSICOS MG e há 30 anos um grupo se mantinha no poder do sindicato. No dia 30 de outubro, em uma eleição disputadíssima, a Chapa 2 encabeçada pela flautista Vera Pape acaba com a dinastia de Luiz Fernando Peixoto.

O SINDMUSICOS MG tem um histórico de envergonhar a categoria dos músicos. Esse sindicato era mantido a sete chaves e não se permitia oposição; a falta de democracia e participação dos músicos tornou-se uma constante. Com uma lista de pouco mais de 50 filiados aptos a votarem nas eleições que aconteceriam no mês de junho, a justiça do trabalho foi provocada por músicos integrantes do Movimento de Valorização do Oficio de Músicos – MOVOM, que entraram com ação para que tivessem o direito de participar do processo eleitoral de forma democrática.

Em uma decisão histórica, a justiça do trabalho e o Ministério Público criaram uma junta paritária com representantes da Chapa 1, da Chapa 2 e um “interventor” presidente dessa comissão eleitoral, o Dr. Caldeira Brant, para presidir o processo eleitoral.

Essa conquista possibilitou que fossem feitas novas filiações com uma ampla participação dos músicos da capital e do interior do Estado. Foram feitas mais de 200 novas filiações entre as chapas, o que possibilitou um amplo debate na base com músicos, eruditos, clássicos e populares, oxigenando o SINDMUSICOS MG com gente nova e ampliando a base dos músicos e seu sindicato.

No dia 30/10, a eleição ocorreu durante todo o dia, sendo um entra e sai do sindicato que nunca antes em sua longa história havia ocorrido. Foram um total de 301 votantes, sendo que a Chapa 2 foi a vitoriosa com 178 votos e a Chapa 1 teve 122 votos; houve um voto nulo.

A festa e a tristeza tomaram conta da sede do sindicato. Os derrotados custaram a entender e aceitar a derrota. Por outro lado, os integrantes da Chapa 2 e seus apoiadores festejavam. Depis de 30 anos sem poder participar do sindicato, com essa vitória, o SINDMUSICOS MG abre suas portas para todos os músicos e para enfrentar os novos desafios com uma categoria que sofre com o golpe neoliberal.

A nova Direção do Sindicato é formada pelos integrantes:

Presidenta: Vera Pape Pape;

Vice-presidente: Zeca Magrão;

Tesoureiro: Antônio Viola;

Diretoria efetivo: Gilberto Leite; Edson Morais.

Diretoria suplentes: Vagno Pico; Jorge Bonfá; Rogerio Pagé; Rogerio Francisco.

Conselho Fiscal efetivo: Wellignton Vilaça; Jairo Lara; Mandruva.

Conselho Fiscal suplente: Sérgio Aversa; Fernando Santos; Célio Guiga.

O lema é "Por um sindicato Participativo, Transparente e Democrático".

A Chapa 2 contou com a ajuda das Centrais Sindicais: CUT, CTB e integrantes da CSP-CONLUTAS. Apoiaram ainda a Chapa 2, o Jornal Inverta, parlamentares do PT e do PCdoB. Também houve o apoio do ex-presidente dos Bancários, Marcelo Dagostini, que há 30 anos encabeçou a chapa que tirou os pelegos da ditadura do sindicato dos bancários de BH e Região.

Nós do Jornal Inverta parabenizamos a presidenta Vera Pape Pape pela bela campanha e parabenizamos todas e todos músicos que acreditaram nessa luta, luta essa que terá continuidade com mais força para enfrentar esse retrocesso pelo qual o país passa com o golpe neoliberal.

Sucursal MG