Marcha conclui encontro de jovens de 24 movimentos sociais

Dos dias 11 a 15 de agosto, na Universidade Federal Fluminense, ocorreu o I Encontro Nacional da Juventude do Campo e da Cidade.

RJ: Marcha conclui encontro de jovens de 24 movimentos sociais

Por:  Eleonor Alves

 

Dos dias 11 a 15 de agosto, na Universidade Federal Fluminense, ocorreu o I Encontro Nacional da Juventude do Campo e da Cidade. O encontro teve como objetivo a discussão do capitalismo com foco nos problemas relacionados à juventude da classe trabalhadora, bem como a troca de experiências de movimentos sociais variados.

As discussões e atividades culturais ocorridas ao longo do encontro culminaram em uma marcha pelo centro da cidade do Rio de Janeiro no dia 15, a qual passou por vários órgãos dominados pela burguesia: o Ministério da Educação, a Vale, o Consulado dos Estados Unidos e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A primeira parada da marcha foi em frente à Candelária, onde ocorreu a chacina de meninos de rua em 1993.  

Ocupando metade das avenidas, seguindo organizados em três fileiras e carregando bandeiras vermelhas sem inscrições, os jovens chamaram a atenção da cidade por sua capacidade de auto-organização e disciplina consciente. O texto lido em conjunto pelos jovens em frente ao Tribunal de Justiça pode ser encontrado no site do MST.

 

José Odonio Cardoso de Sá Neto
José Odonio Cardoso de Sá Neto disse:
04/02/2011 17h53
  Trabalho em uma escola do Campo com a proposta Pedagócia da Pedagogia da Alternâcia, e discutimos muito com os jovens sua permanecia no campo e como garantir sua sustentabilidade sem ter que abadonar o campo. gostaria de ter mais imformaçoes de temas e dinamicas para trabalhar com esses jovens.
Comentários foram desativados.