Educação e Bombeiros na luta contra as políticas neoliberais

O Inverta cobriu a marcha do dia 10 de Junho

EDUCAÇÃO E BOMBEIROS NA LUTA CONTRA AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS

Educação em greve: mais de 2000 trabalhadores Da educação decidiram entrar em greve na assembléia do último dia 3.
As principais reivindicações são as seguintes:

1) um reajuste emergencial de 26%;

2) a incorporação imediata da totalidade da gratificação do Nova Escola (prevista para terminar somente em 2015);

3) o descongelamento do Plano de Carreira dos Funcionários Administrativos da educação estadual, entre outras reivindicações.

Na tarde de hoje, 10 de junho, mais de 10 mil trabalhadores saíram em marcha da Candelária até a Assembléia Legislativa no centro do Rio de Janeiro. Em frente à ALERJ estão acampados os bombeiros em luta também por reajuste salarial há várias semanas.

Também estavam presentes estudantes de diversas escolas e professores de universidades.

Antes do incio da passeata da educação, foi informado que o governo estadual continua insistindo em discutir apenas as metas, em síntese, significa que o interesse do governo é apenas obter melhor rendimento no SAERJ e no IDEB, ou seja, mascarar a precariedade do ensino com falsos indicadores.

Na verdade, o sistema educacional exige mudanças radicais, como melhorar a estrutura das escolas, resolver as graves contradições sociais e investir no profissional.

Foi marcante o apoio da população, que pode ser visto na chuva de papel picado que caia dos prédios por onde a passeata seguia. A manifestação seguiu pela Rio Branco, passando pela Almirante Barroso até chegar a Assembleia Legislativa.

O momento culminante do ato foi a chegada dos trabalhadores da educação, quando foram recebidos com grande entusiasmo pelos bombeiros, expressando a solidariedade da classe trabalhadora em todas das suas lutas.

Durante o ato, uma carreata trouxe o apoio da população à luta por melhores salários dos bombeiros e agora dos trabalhadores da educação.

Em seguida, as lideranças registraram a grande vitória que foi libertação dos 439 bombeiros presos desde sexta-feira passada.

A unificação das lutas de bombeiros, trabalhadores na educação, com o apoio dos estudantes, assim como de outras categorias, representa um grande passo rumo a lutas mais amplas que coloquem em cheque a política neoliberal de destruição do serviço público.

 

Sucursal Rio de Janeiro