Nicolino: A prática como critério de verdade

Há pessoas que não morrem. Alguns comunistas são assim. Como Prestes, Agliberto, Alencar e Gregório, Nicolino permanecerá. Não que não queiramos aceitá-lo morto, mas porque tudo que disse e fez foi consequente e deixou marcas.

Bandeira PCML

Há pessoas que não morrem. Alguns comunistas são assim. Como Prestes, Agliberto, Alencar e Gregório, Nicolino permanecerá. Não que não queiramos aceitá-lo morto, mas porque tudo que disse e fez foi consequente e deixou marcas. O comunista se faz na luta e ele foi luta, assim como insistia que o homem novo se fará na construção da nova sociedade e fez dessa estratégia sua entrega. Ele era a tarefa que recebesse, 24 horas ao dia. Sua militância sem vacilação fez dele eterno exemplo e referência. Imediatamente à Carta aos Comunistas, saiu do PCB, acompanhando Prestes, assim como acompanhou o Movimento 5 de julho e foi um dos fundadores do Partido Comunista Marxista Leninista – Brasil (PCML-Br). Seu enorme conhecimento filosófico e sua experiência na luta revolucionária, como comunista que sempre se alinhou às posições revolucionária de Luiz Carlos Prestes, faziam-no convicto que o PCML-Br conduziria a luta da classe operária brasileira.

Profissionalmente, o magistério superior foi a luva que se incorporou à sua personalidade, nele assumindo um verdadeiro diálogo de amor paterno. Seu curriculum vitae será incapaz de descrever a importância e contribuição acadêmica para a produção do conhecimento, porque independente de formalidades o Doutor Nicolino Trompieri Filho ajudava todos que a ele lhe submetiam seus TCC’s, dissertações ou teses. Mesmo assim, Nicolino não acreditava no poder revolucionário da cátedra e sempre que podia dizia que esse nunca seria o caminho do processo revolucionário. Por isso, dedicou-se como ninguém a “armar” a classe operária com a teoria do marxismo-leninismo. Formou parte dos Conselhos Editoriais do Jornal Inverta e da da Revista Ciência & Luta de Classes, e era membro do Conselho Diretor do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES), através do qual montou cursos e grupos de estudo com dezenas de jovens em muitas cidades do Ceará, da Paraíba e do Rio de Janeiro. Para ele, essa seria a condição fundamental para transformar a classe operária em classe “para si”.

Sua maior lição, seu maior legado não está no que escreveu ou falou. O critério de verdade da sua grandeza, como homem, pai, professor e comunista, foi a sua prática revolucionária na luta por uma sociedade que finalmente superasse a injustiça, ao inverter a lógica socioeconômica atual, só possível com a classe operária no poder!

Nicolino Trompieri Filho faleceu ao meio dia em 14 de setembro de 2021. É uma honra para nós o homenagearmos e um enorme privilégio que tenha militado com a dignidade que caracterizou a sua vida, a luta revolucionária no Brasil e no mundo.

Partido Comunista Marxista-Leninista(Br)