Manifestação Fora Bolsonaro no RJ dia 24/07

Milhares de pessoas foram as ruas no Brasil e no exterior para pedir a saída do Presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de Julho. Além do impeachment de Bolsonaro as pessoas pediram mais vacinas para a população, ajuda para os milhões de famintos e desempregados no Brasil afetados pela pandemia e o combate a corrupção na compra das vacinas denunciadas pela CPI da Pandemia no Senado Federal.

Milhares de pessoas foram as ruas no Brasil e no exterior para pedir a saída do Presidente Jair Bolsonaro no dia 24 de Julho. Além do impeachment de Bolsonaro as pessoas pediram mais vacinas para a população, ajuda para os milhões de famintos e desempregados no Brasil afetados pela pandemia e o combate a corrupção na compra das vacinas denunciadas pela CPI da Pandemia no Senado Federal. Organizado por todas as centrais sindicais do Brasil, pelo MST, Levante Popular da Juventude, ABI, UNE, UBES, além de partidos políticos como o PT, o PSOL, o PSB, o PC do B, o PCB, PCO entre outras agremiações partidárias. No Rio de Janeiro o ato público, do dia 24 de Julho, aconteceu na Av. Presidente Vargas, no centro da capital fluminense, no início da manha, de um sábado ensolarado com todas as cores possíveis para mostrar a unidade do Fora Bolsonaro, em meio a diversidade das temáticas que abarcam a sociedade civil.

A Deputada Estadual do PSOL, Renata Souza, falou sobre a necessidade do PSOL neste momento em que o país enfrenta um governo genocida, não somente no Palácio do Planalto, mas também aqui no Estado do Rio de Janeiro. Várias vitimas da violência de segurança a nível estadual estão nas ruas para protestar contra a fome e a discriminação das áreas periféricas das nossas cidades.” Conclui a parlamentar do PSOL.

A vereadora do PSOL na Câmara Municipal, Tais Ferreira, falou que neste momento de extrema dificuldade do Brasil muitas pessoas não estão podendo estar aqui porque não tem dinheiro para a passagem, para comer e para viver dignamente. As pessoas querem viver e o povo preto quer viver e aqueles que ainda não nasceram está ameaçada, assim como milhões de trabalhadores do Brasil que estão passando fome e necessidades.

Monica Benicio, vereadora do PSOL do RJ, falou que é um ato de coragem estar nas ruas contra um presidente genocida que mata de fome e de falta de vacinas milhares de brasileiros. Nós vamos derrubar Jair Bolsonaro nas ruas, porque não aceitamos presidente da milícia. E que está envolvido com o que há de pior no crime organizado em nosso país, afirmou a vereadora.

A Presidente da UBES, Camila Lanes, puxou uma palavra de ordem “Vida, Pão, Saúde e Educação”. Ela disse que os estudantes brasileiros não abaixam a cabeça para o Bolsonaro e a sua tentativa de golpe. O presidente entrou na justiça para que cerca de 18 milhões de estudantes não tivessem acesso ao ensino remoto através de celulares. Nós não vamos deixar que aconteça o atual projeto de abandono e de sucateamento do ensino. Nós acreditamos que a educação é essencial para termos um país desenvolvido e soberano; disse a líder estudantil.

A vereadora de Niteroi, Veronica Lima, do PT, afirmou que com o discurso de ódio do Bolsonaro ele legitima a violência todos os dias contra a população LGBTI, as mulheres, a juventude das comunidades pobres. Bolsonaro é o governo da morte, da milícia e da corrupção. É muito simbólico que a primeira brasileira a ser vitima da Covid 19 tenha sido uma empregada doméstica e negra. E no Dia da Mulher Negra e Caribenha nós temos que lutar contra o machismo e o fascismo que leva milhões a miséria; Ressaltou a parlamentar Reimont, vereador do RJ, afirmou que a luta de todos os que estão aqui nesta manifestação não termina com a queda de Bolsonaro, mas ele precisa cair rapidamente porque ele está matando o nosso povo. Nenhum homem, mulher, jovem ou qualquer cidadão no Brasil pode ficar de fora desta luta porque Bolsonaro é o emissário da morte e por isso é preciso que todos se coloquem.

A Senadora Benedita da Silva lembrou a data do Dia da Mulher Latino Americana e Caribenha que é uma denuncia contra a violência contra as mulheres negras e latino americanas. E afirmou que esta manifestação é em defesa da vida e em defesa da democracia. Por isso temos que pedir Fora Bolsonaro e por isso temos que ficar nas ruas porque o Brasil está sendo ameaçado, porque nós não podemos aceitar provocações dos militares que devem respeitar a Constituição.

Julio Cesar de Freixo Lobo