5 de Julho de 2014 reacende a chama de 1922, 1924 e 1935!

A Juventude 5 de Julho realizou atividades em diferentes estados para relembrar a data histórico do 5 de Julho. Esta data marcou o cenário político e revolucionário em nosso país pelos acontecimentos de 1922, 1924 e 1935.

Rio de Janeiro

 

O primeiro 5 de Julho, em 1922, foi o dia escolhido para o levante do Forte de Copacabana realizado pelos revolucionários que entraram para a história como os 18 do Forte. Em anos anteriores, a Juventude 5 de Julho no Rio de Janeiro realizou atividades próximas ao Forte de Copacabana para rememorar este episódio.

Neste ano, o local escolhido para o ato político cultural da juventude, no Rio de Janeiro, foi a Praia Vermelha, cenário do levante de 1935, quando Agildo Barata comandou a sublevação do 3º Regimento de Infantaria após a deflagração do levante dirigido pelos comunistas em Natal e no Recife.

O dia começou com uma atividade aberta para para os jovens e crianças na sede da Inverta Cooperativa na qual os militantes da Juventude 5 de Julho assistiram à animação Vida Maria que retrata a difícil realidade dos trabalhadores rurais, e também uma animação soviética que mostra a luta dos Pioneiros daquele país contra o Nazismo.

Os jovens e crianças precisam conhecer a história de luta do nosso povo brasileiro, que a burguesia, através da imprensa e da educação alienante busca esconder. Para isso, foi realizada uma roda de leitura, na qual todos os jovens puderam entrar em contato com textos, não apenas sobre o 5 de Julho, mas sobre outros marcos importantes na luta pela emancipação dos trabalhadores brasileiros, como livros sobre a Revolta de Canudos e sobre a luta de Zumbi dos Palmares. Mas como a classe operária é internacional, também foram trabalhados livros de autores de outros países como o cubano José Marti.

Após esse momento, os jovens e crianças presentes se dirigiram à Praia Vermelha, onde aos gritos de palavras de ordem como: “De norte a sul, de leste a oeste, o povo todo grita Luiz Carlos Prestes”, marcharam em direção ao Morro do Urca. Após uma caminhada por uma bela trilha, que representa a Natureza que precisamos proteger do capitalismo, levaram suas bandeiras e faixas até o alto, onde se confraternizaram cantando a Internacional.

São Paulo

 

Em São Paulo, o destaque foi para os 90 anos do Levante de 1924, o episódio inicial que desaguou na Coluna Invicta de Luiz Carlos Prestes. Este movimento militar é considerado pelos historiadores como a mais longa marcha militar da história da humanidade, superando a grande marcha de Mao Tse Tung e a marcha de Aníbal sobre Roma.

Naquele ano, os tenentistas se levantaram e, com a solidariedade da classe operária, mantiveram o controle da cidade por 23 dias. Com a chegada de reforços de todo o país, e com a atitude inescrupulosa do exército que bombardeou a esmo os bairros operários da cidade, os revolucionários decidiram realizar uma retirada tática e marcharam em uma coluna, à qual depois se uniram Luiz Carlos Prestes e os revoltosos do Rio Grande do Sul, dando início à Coluna Prestes.

Para marcar esta data tão importante, neste 5 de Julho, a Juventude escolheu se manifestar através da arte revolucionária, pintando um mural em homenagem aos 90 anos desta Revolta. No desenho, está o mapa do Brasil com o traço do trajeto de 25 mil quilômetros que a Coluna percorreu.

Ceará

 

Em Fortaleza, o 5 de Julho revolucionário foi comemorado com a realização da terceira edição do Inverta a Ordem, na Praça da Paroquial, na Bela Vista.

O evento contou com apresentações esportivas (skate e bike) e culturais (reggae, rock, rap), e ainda com o ato político em que foi destacada a importância histórica da data e do líder revolucionário Luiz Carlos Prestes. Na ocasião ainda foi feita menção ao caso emblemático dos Cinco Heróis Cubanos!

Aproximadamente 200 pessoas participaram do 5 de Julho Revolucionário em Fortaleza.

 

Juventude 5 de Julho