Nota de repúdio a extradição do jornalista Joaquín Pérez Becerra, por sua imediata libertação!

Nota do Partido Comunista Marxista-Leninista (Brasil) repudiando a extradição do diretor da ANNCOL Joaquín Pérez Becerra

(en español)

Consternados recebemos a notícia da extradição, pelo Governo Bolivariano da Venezuela, do jornalista Joaquín Pérez Becerra ao regime fascista das oligarquias da Colômbia.

A Colômbia hoje é governada por uma oligarquia sanguinária que a ferro e fogo se mantem no poder com o apoio de bilhões de dólares do imperialismo estadunidense, do qual é o maior representante na região.

Sobrevivente do massacre da União Patriótica nos anos 80, que vitimou milhares de lutadores sociais colombianos, Joaquín se exilou na Suécia, país que o acolheu e do qual tornou-se cidadão há mais de dez anos.

Diretor da Agência de Notícias Nova Colômbia (ANNCOL), respeitada e admirada mundialmente pelo seu incansável trabalho de romper o bloqueio mediático e relatar a verdade sobre o enfrentamento armado entre o povo e a oligarquia na Colômbia, Joaquín foi dos que escolheram a palavra como forma de luta por um mundo sem opressores nem oprimidos.

Joaquín é um revolucionário, que entregou sua vida a luta pela construção da Pátria Grande, bolivariana e socialista, e agora corre risco iminente de ser torturado e assassinado pelo regime colombiano. Enquanto isso, criminosos que deveriam estar presos vivem impunes, como Pedro Carmona, que participou do golpe contra Chávez em 11 de abril de 2002, atualmente professor universitário na Colômbia.

Esse triste episódio reafirma nossa análise sobre o momento no qual vivemos, onde o imperialismo aperta seu círculo de fogo sobre a América Latina, enquanto a contrarrevolução avança no mundo.

Os proletários de todo o mundo saberão se defender e assumirão o dever de libertarem, da forma que seja, todos os presos políticos do império.


Partido Comunista Marxista-Leninista (Brasil)
Movimento Nacional de Lutas contra o Neoliberalismo
Capítulo Brasil Luiz Carlos Prestes do Movimento Continental Bolivariano

Juventude 5 de Julho
CEPPES
Centro Cultural Casa das Américas - Nova Friburgo