Segundo Turno das eleições de resistência ao golpe e ao fascismo!

As eleições municipais de 2020 acontecem no momento em que a Crise Orgânica do Capital foi acelerada pela crise sanitária desencadeada pelo vírus Sars-Cov 2 e devem ser aproveitadas para avançar na luta contra o golpe e o fascismo. Por mais que o governo queira dar sinais de certo recuo na sua ferocidade, não podemos piscar o olho.

Nesse segundo turno, reafirmamos que as eleições municipais de 2020 desafiam os revolucionários e aqueles que se posicionam na resistência ao golpe e ao fascismo. Sobretudo, na atual fase de Crise Orgânica do Capital, com a disputa institucional das oligarquias pelos governos e o poder político, para superar a queda dos lucros e da acumulação de capital.

Nestas circunstâncias, o resultado do primeiro turno eleitoral demonstrou que o Partido dos Trabalhadores e seus aliados mais estratégicos continuam sendo o principal alvo do golpe das oligarquias em aliança com o imperialismo, desencadeado contra o povo brasileiro, a exemplo dos demais países na América Latina em que governos progressistas impedem a sangria de seus povos e a usurpação de suas riquezas.

O imperialismo, valendo-se de mecanismos de controle da vida política nacional – o governo protofascista de Jair Bolsonaro, o judiciário, a imprensa e o comando das forças regulares e irregulares (milícias, esquadrões da morte e tráfico) – tenta impedir a livre manifestação do voto popular como ato de resistência, porém, em muitos municípios, o povo fez valer seu repúdio ao golpe e seu produto mais contundente: o governo de Bolsonaro e as forças que o apoiam. Este fato não impediu que a estratégia golpista continuasse a sangrar a força principal de resistência ao golpe, seja pela ultradireita e direita liberal, seja pela ultra e centro-esquerda, que diante da conjuntura luta para hegemonizar o voto de esquerda no Brasil, processo que apenas ajuda as oligarquias e o imperialismo a esmagar a classe trabalhadora, retirando seus direitos fundamentais consagrados na Constituição de 1988 – trabalho, saúde, educação, segurança, moradia – tornando-a vítima do genocídio da Covid-19, que já cobrou 171.497 vidas e infectou 6.204.570.

Neste sentido, nós do Partido Comunista Marxista-Leninista, coerentes com nossa posição no primeiro turno, voltamos a conclamar o povo brasileiro, em especial os trabalhadores, a reafirmarem seu voto de resistência e luta contra as forças golpistas, especialmente, o governo protofascista de Bolsonaro e aliados, com o objetivo de construir a força revolucionária – Congresso Nacional de Lutas contra o Neoliberalismo – Poder Popular capaz de pôr fim ao sistema de opressão do capital, seu modelo neoliberal, e a ameaça pandêmica: o fascismo e a Covid-19.

Assim nas principais capitais e cidades apoiamos e indicamos o voto onde o PT e seus aliados estratégicos disputam o segundo turno, especialmente:

São Paulo/SP: Boulos – 50 – PSOL

Recife/PE: Marília Arraes – 13 – PT

Belém/PA: Edmilson Rodrigues – 50 – PSOL

Porto Alegre/RS: Manuela D´Ávila 65 – PC do B

Fortaleza/CE: Sarto – 12 - PDT

Contagem/MG: Marília Campos – 13 - PT

Juiz de Fora/MG: Margarida Salomão 13 – PT.

E apoiamos e indicamos o voto em capital e cidades onde o PT disputa o segundo turno contra as forças protofascista de Bolsonaro e golpistas:

Guarulhos/SP-13

Diadeama/SP-13

Mauá/SP-13

Contagem/MG-13

Juiz de Fora/MG-13

Feira de Santana/BA-13

Vitoria da Conquista/BA-13

São Gonçalo/RJ-13

Santarém/PA-13

Anápolis/GO-13

Caxias do Sul/RS-13

Pelotas/RS-13

Vitória/ES-13

Cariacica/ES-13.

Indicamos ainda o voto contra o Bolsonaro e seus aliados nas capitais do Rio de Janeiro/RJ e Goiânia/GO.

Por fim em João Pessoa/PB e Campina Grande/PB nosso voto é contra as forças que apoiam o protofascista Bolsonaro e os golpistas.