A Lava Jato agourenta e os investimentos do PT

O tsunami criado na sociedade brasileira pela Operação Lava Jato quer levar à terra arrasada os avanços alcançados nos governos do PT. Uma das conclusões que se tira desta tara do Ministério Público de Curitiba é soterrar as políticas sociais e de ascensão de 1/3 da população brasileira ao consumo.

O tsunami criado na sociedade brasileira pela Operação Lava Jato quer levar à terra arrasada os avanços alcançados nos governos do PT. Uma das conclusões que se tira desta tara do Ministério Público de Curitiba é soterrar as políticas sociais e de ascensão de 1/3 da população brasileira ao consumo.

 

Os investimentos dos governos do PT nas áreas sociais, como na educação com os recursos do Pré-Sal, fizeram com que milhões de jovens chegassem à universidade. Um dos exemplos desta melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro foi que, pelas estatísticas globais, o Brasil está entre os 10 países no mundo que mais produzem trabalhos científicos na área de Matemática. Os recursos públicos investidos na pesquisa e na educação em todos os níveis foram os maiores da história do país.

 

Em 1 de agosto começará o maior evento mundial de Matemática, que será realizado no Rio de Janeiro, que mesmo com a pirotecnia dos tiroteios e da violência na capital fluminense, não afasta os eventos internacionais do Brasil. O Golpe de 2016 foi uma forma das elites escravocratas e atrasadas brasileiras romperem com o embrião de um projeto de desenvolvimento com inclusão social. O que os setores de cima do extrato social não perdoam é que Lula, um operário com somente o curso primário, dê aula de economia política aos que sempre mandaram no Brasil, além de ser reconhecido internacionalmente como um dos articuladores do BRICS, que com a importância dos seus Estados membros tenha influenciado nas mudanças das relações geopolíticas globais.


Depois do Brasil ter saído do Mapa da Fome em 2014, segundo dados internacionais, voltamos a ter cerca de 13,4 milhões de miseráveis no país, ganhando menos de R$ 133 por mês de salário. Com a Reforma Trabalhista, a tendência é aumentar a exploração sobre os trabalhadores com a perda de direitos conquistados com muita luta e sangue de várias gerações de brasileiros.

A transposição do Rio São Francisco, no Nordeste, era um projeto que já existia desde o império brasileiro. Mas as elites escravocratas não o colocavam para frente para resolver o problema da seca no Nordeste. Foi na administração do PT que a obra ficou pronta e foi inaugurada a contragosto pelos golpistas com a presença de Lula e Dilma que tiveram uma calorosa recepção popular.

Um outro projeto que foi abortado pelo Golpe de 2016 foi a solidariedade internacional do governo do PT na transferência de tecnologia agrícola para o combate à fome em países da América Latina e principalmente da África, envolvendo órgãos públicos brasileiros como a Embrapa, a Emater, a Pesagro e mais uma série de entidades públicas para mitigar a segurança alimentar. Um dos exemplos do claro sentido de classe das elites brasileiras foi a proibição, depois da condenação de Lula pelo TRF-4, da viagem que ele faria à Etiópia para debater o combate à fome.

 

Julio Cesar de Freixo Lobo