Democracia X Protofascismo

Os atos ante democráticos que ocorreram na capital do país, Brasília, no Distrito Federal, no domingo 08/01/23, está sendo classificado como atos terroristas pelo caráter destrutivo dos bens públicos e dos prédios na Praça dos três poderes, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional

Os atos ante democráticos que ocorreram na capital do país, Brasília, no Distrito Federal, no domingo 08/01/23, está sendo classificado como atos terroristas pelo caráter destrutivo dos bens públicos e dos prédios na Praça dos três poderes, Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional. Onde a destruição tomou conta das dependências dentre desses órgãos, além da destruição das mais de centenas obras de artes avaliadas em milhões de reais, mas que na verdade o valor para a democracia é inestimável.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agiu rápido e Decretou a Intervenção Federal nas Forças de Segurança do Distrito Federal, e, juntos com os presidentes dos outros Poderes da República tomaram medidas contra os terroristas. Alexandre de Morais – Ministro do STF, ainda na madrugada do dia 9 de janeiro determinou o afastamento do governador do D.F. Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias. O Partido Verde do Distrito Federal (PV/DF) entrou com pedido de impeachment na Assembleia Legislativa do D.F. contra Ibaneis. E a atarde para anoite do mesmo dia o presidente Lula da Silva recebeu em reunião todos os governadores dos Estados, os prefeitos das capitais, a Frente de Prefeitos do Brasil, a presidenta do STF Sra. Rosa Weber, os presidentes do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o presidente da Câmara dos Esputados Federais, Arthur Lira (PP-AL), onde todos prestaram solidariedades aos Poderes atingidos pelos atos fascistas e em defesa da democracia. Em seguida todos saíram do Palácio do Planalto e foram em caminhada até o prédio do Supremo Federal, abaixando as suas bandeiras e dando as mãos contra um inimigo em comum.

A democracia dá sinais que continuará de pé, mesmo sendo golpeada, só não sabemos a que custos, o que sabemos é que quem paga a conta são as classes trabalhadoras, os mais pobres os desprovidos dos meios de produção, por conta de um golpe que não aconteceu ontem, mas todos nós lembramos bem do dia em que retiraram a presidenta Dilma Rousseff em um impeachment fraudulento com a presença do Supremo e tudo, como falava aos quatro cantos os golpistas neoliberais. E naquela ocasião ninguém, ninguém mesmo, nem a Rede Globo, nem os presidentes de outras nações e nenhum dos poderes reclamaram e saíram em defesa da democracia. Hoje o preço pode ser muito mais caro para a vida da nação!

A que ponto chegamos, mas isso não é novidade para ninguém, ou alguém já esqueceu as manifestações golpistas de junho de 2013 por causa de R$0,25 centavos de aumento dos transportes públicos em SP, dos homens e mulheres vestidos com camisa amarela da CBF, da seleção brasileira, pedindo “Fora PT”, “Fora Dilma”, “Fora Comunistas”, Fora Gays”, “Fora Pretos e Pretas” e pela “Intervenção Militar”, essas bandeiras foram encabeçada pelas classes médias e as classes altas da sociedade brasileira, patrocinadas pela mídia golpista que ficava 24 horas por dia fazendo a sua propaganda fascista com a orientação do imperialismo Norte Americano, e países da Europa.

Só para encerrar o assunto: ninguém foi pego de surpresa. Deixem de show. Faz mais de uma década que vocês estão nas redes sociais. Primeiro houve o cancelamento de Paulo Freire e outros “marxistas”, depois, “Somos todos Lava-Jato”, “Força, Foco e Fé”, “Fora PT”, “Somos todos Aécio”, Somos todos Cunha”, “Somos todos Bolsonaro”, “Intervenção Militar Já” e, se não fosse a mudança de governo, seguiria o nefasto roteiro bem conhecido: “Heil Hitler”, “Campos de extermínio”, guerras contra inimigos internos e externos…” (RIGHI, 2023).

O Estado Democrático de Direito está sob ataque dos protofascistas, no entanto, punir todos os bolsonaristas e protofascistas envolvidos nos ataques aos prédios da Praça dos Três Poderes em Brasília deve ser mais que necessário, não deixar que fiquem impunes, que igual ao que ocorreu no final da Ditadura Militar onde os torturadores e tarados foram anistiados contra os crimes cometidos. O “ovo da serpente” do fascismo está espalhada em nosso país, as denuncias das diversas células fascistas são um fato, contudo, se faz necessário uma ação enérgica, que combata, que invista contra esses grupos de assassinos.
Por outro lado os Movimentos sociais, Sindicais e democráticos do Brasil precisam convocar atos em defesa da democracia, em defesa dos direitos dos trabalhadores e das conquistas sociais. Neste sentido é preciso ter em mente que o povo precisa criar as condições subjetivas para criar os comitês de auto defesa contra o neoliberalismo fascista, defender os interesses progressistas e o governo Lula contra qualquer forma de golpe.

Sidnei Martins – Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo