Política
Panorama político cearense depois das eleições
As eleições demonstraram o acirramento entre o grupo capitaneado por Cid/Ciro Gomes, por um lado; e por outro, a coligação envolvendo PMDB/PSDB/PR/SD, reunindo caudilhos como Tasso Jereissati, Roberto Pessoa, Eunício Oliveira e Genecias Noronha. De certa forma, a conjuntura nacional deu fôlego para estes caudilhos, vencendo em cidades importantes como Maracanaú. Mas, no geral, os números dão impulso à pré-candidatura de Ciro Gomes para presidente da República.
Eleições 2016: Minas Gerais nas mãos da direita e Belo Horizonte sem alternativas no segundo turno
Minas Gerais é o estado brasileiro com maior quantidade de municípios (853) e, nessas eleições, quase todos já decidiram quem ocupará a prefeitura até 2020, exceto quatro: Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros, sendo que nesta última talvez não haja segundo turno, pois o segundo colocado e atual prefeito Ruy Muniz estava foragido até o dia 08/10.
Pronunciamento da legítima Presidenta Dilma Rousseff - 31/08/2016
Hoje, o Senado Federal tomou uma decisão que entra para a história das grandes injustiças. Os senadores que votaram pelo impeachment escolheram rasgar a Constituição Federal. Decidiram pela interrupção do mandato de uma Presidenta que não cometeu crime de responsabilidade. Condenaram uma inocente e consumaram um golpe parlamentar. (...) Ouçam bem: eles pensam que nos venceram, mas estão enganados.
Discurso de Dilma Rousseff na abertura da sessão plenária do Senado - 29-08-16
Ao exercer a Presidência da República, respeitei fielmente o compromisso que assumi perante a nação e aos que me elegeram. E me orgulho disso. Sempre acreditei na democracia e no Estado de direito, e sempre vi na Constituição de 1988 uma das grandes conquistas do nosso povo. Jamais atentaria contra o que acredito ou praticaria atos contrários aos interesses daqueles que me elegeram.
[Los presentes gritan: “Dilma guerrera de la Patria brasileña!”]
Yo fui electa presidenta por 54 millones de ciudadanas y de ciudadanos brasileños y es en esta condición, en la condición de presidenta electa por los 54 millones, que me dirijo a ustedes en ese momento decisivo para la democracia brasileña y para nuestro futuro como nación.
Presidenta Dilma Rousseff fala ao povo brasileiro.
Eu fui eleita presidenta por 54 milhões de cidadãs e de cidadãos brasileiros e é nesta condição, na condição de presidenta eleita pelos 54 milhões, que eu me dirijo a vocês nesse momento decisivo para a democracia brasileira e para nosso futuro como nação. (Transcrição Discurso da Presidenta Dilma Rousseff em 12/05).
Congresso tomado por golpistas vota por processo de impedimento
Com um placar de 367 votos a favor, 137 contra e 7 abstenções, a Câmara dos Deputados, no último domingo, dia 17 de abril, deu início a mais uma traição contra a vontade popular manifestada nas eleições de 2014 e aprovou o processo de afastamento da atual presidenta da República, Dilma Rousseff, legitimamente eleita pela maioria da população.
Funk contra o golpe em Copacabana
O Jornal Inverta esteve no dia 17/04 em Copacabana onde foi realizado o baile funk contra o golpe de um novo tipo e pela democracia como proposto por um dos percussores do movimento funk no Brasil, Rômulo Costa
Cuba condena golpe de estado parlamentar em marcha no Brasil
Cuba condenou energicamente o golpe de estado parlamentar em marcha hoje no Brasil e reafirmou seu apoio ao povo e legítimo governo desse país, bem como à presidenta Dilma Rousseff.
Povo de Minas Gerais se une e sai às ruas contra o golpe
Ato em BH reúne milhares contra o golpe
Em São Paulo povo na rua em defesa da democracia
Ato gigantesco contra o golpe tomou Av Paulista
Ato contra o golpe e em defesa da democracia no Rio
Histórica Praça XV torna-se um mar vermelho contra o golpe!
Diversidade marca manifestação carioca
Fortaleza se mobiliza contra golpe neoliberal
Ato foi promovido pela Frente Brasil Popular no Ceará levou milhares às ruas da capital
Manifesto Público de Procuradores do país
O Jornal Inverta reproduz manifesto de centenas de membros do Ministério Público Federal e Estaduais preocupados com os acontecimentos recentes e com o retrocesso de conquistas obtidas após anos de ditadura.
"Eu não vou cair", responde Dilma Rousseff à oposição no Brasil
Brasília, 7 jul (Prensa Latina) Em meio a ataques da oposição no Brasil que preveem uma saída prematura da presidência do país, Dilma Rousseff respondeu que ela não vai cair e não teme a essas expressões sem base, porém um tanto golpistas.
Presidenta Dilma Rousseff se posiciona contra a PL 4330
A presidenta Dilma Rousseff usou as redes sociais para se posicionar contra a precarização do trabalho representada pelo PL 4330. Ela também falou sobre a política de valorização do salário mínimo e sobre a importância do diálogo sem repressão.
Greve dos caminhoneiros é locaute
le alertou que está havendo uma manipulação política do movimento da categoria por empresários do setor para fazer campanha contra o governo federal e criar problemas com os bloqueios nas estradas. Os empresários querem continuar a explorar os trabalhadores do setor e com a implementação da Lei do Caminhoneiro a jornada de trabalho passa a ser de oito horas no máximo com direito a descanso como é com outros setores e os empresários não querem perder o lucro com a superexploração dos trabalhadores.
São Paulo na luta pelo Plebiscito por uma Constituinte
No dia 4 de novembro, debaixo de muita chuva, cerca de mil pessoas se encontraram no vão livre do MASP para reivindicar o plebiscito por uma Constituinte. O ato contou com a ativa participação de militantes de organizações como o PCML, MST, CUT, UEE-SP, UNE, CTB, UJS, Levante Popular da Juventude, assim como de coletivos de culturais e de movimentos sociais.
É possível imaginar um cenário em que uma organização conseguisse interferir no processo de votação?
O que está em jogo?
Novo artigo do professor Theotonio demonstra a falácia dos argumentos da conservadora The Economist que dedicou uma capa ao candidato do imperialismo.