NOTA DE REPÚDIO CONTRA A CHACINA NA FAVELA DO JACAREZINHO

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo vem a público repudiar a ação do Estado contra a classe trabalhadora na Favela do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, onde a polícia no dia 6 de maio invadiu com força desproporcional, assassinando 29 pessoas e orquestrando a maior chacina da história do estado.

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo vem a público repudiar a ação do Estado contra a classe trabalhadora na Favela do Jacarezinho, na cidade do Rio de Janeiro, onde a polícia no dia 6 de maio invadiu com força desproporcional, assassinando 29 pessoas e orquestrando a maior chacina da história do estado. Prestamos aqui toda nossa solidariedade às famílias das vítimas e a todas e todos os moradores da favela que presenciaram essa barbárie.

Como se não bastasse as mais de 419 mil mortes pela covid-19 por causa de um governo federal genocida que não tomou e nem toma as medidas necessárias para que a vacina chegue o mais rápido possível a toda população. Como se não bastasse os mais de 20 milhões de desempregados. As milhares de famílias passando fome e a mídia nazifascista enchendo a boca de orgulho para dizer que o agronegócio bateu um novo recorde de produção de alimentos, quando o governo neoliberal oferece uma miséria de Auxilio Emergencial de R$ 150,00 a R$ 300,00, debochando da dor, fome e das desgraças dos mais humildes. Como se não bastasse tudo isso, ainda entram em nossas casas para nos matar!

Nesse momento, precisamos ficar atentos! Essa chacina no Jacarezinho se assemelha a uma centelha para levar a uma campanha de rebeliões espontâneas dentro das favelas que seria uma justificativa para um golpe dentro do golpe. Vivemos mais uma “Nova Cena Histórica de Golpe no Brasil” como afirma o jornal INVERTA em seu Editorial nº 505. No entanto, “É Momento de Organizar o Povo e Resistir!”. Sim! E mais do que nunca, essa resistência precisa ser organizada para não desperdiçar a força de nosso povo sofrido e guerreiro e, muito menos, nos fazer de massa de manobra para as movimentações golpistas.

A organização dos Comitês de Lutas Contra o Neoliberalismo é um exercício necessário para que o nosso povo inicie o seu processo de autodefesa e de libertação. Para que possa resistir à crise orgânica do capital, resistir ao neoliberalismo que produz miséria e transfere as riquezas aos monopólios capitalistas, resistir à pandemia da Covid-19 que é muito mais letal aos pobres e trabalhadores do que as classes ricas. Resistir à iminência constante de ataques do Estado Terrorista contra o seu povo.

Neste sentido, é importante também que o conjunto de instituições oficiais intervenha no processo e repudiem essa ação da polícia do Estado do Rio de Janeiro: o Ministério Publico, Defensoria, Procuradoria, Juízes, OAB, IAB, as Comissões de Direitos Humanos, e todos os outros. Essa chacina e o discurso dos policiais na entrevista representaram um ataque ao Supremo Tribunal Federal (STF), que havia determinado a proibição desse tipo de ação durante a pandemia, e todas as entidades de Direitos Humanos. Da mesma forma que o discurso do vice-presidente golpista Mourão de que só morreram bandidos busca naturalizar essa ação e as futuras que possam empreender.

A libertação de nosso povo contra essas monstruosidades é só uma questão de organização, de compreender que a nossa força é superior. Como diz o poeta Wilson das Neves “O dia em que o Povo descer e não for carnaval”, com certeza teremos feito a nossa principal tarefa, que é ORGANIZAR O POVO E RESISTIR!

Por fim reafirmamos a necessidade de um Programa Nacional de Emergência, que atenda às necessidades do povo, que pare todas as privatizações de nossas riquezas e que garanta os meios necessários para a classe trabalhadora, os negros e pobres desse país, terem o direito de viver e viver dignamente.

Basta de chacinas! Exigimos que parem de matar o povo pobre!

Abaixo o Golpe Neoliberal e seu governo protofascista!

Vacina para Todos Já!

Auxilio Emergencial de Um Salário Mínimo!

Pela construção do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo!