Quase 10 mil mulheres são indiciadas pela prática do aborto

Na última quinta-feira, dia 29, ocorreu um ato em frente à OAB, organizado por entidades feministas, como protesto contra o indiciamento de quase 10 mil mulheres no estado do Mato Grosso do Sul que teriam realizado aborto.

Quase 10 mil mulheres são indiciadas pela prática do aborto

Por: Eleonor Alves


Na última quinta-feira, dia 29, ocorreu um ato em frente à OAB, organizado por entidades feministas, como protesto contra o indiciamento de quase 10 mil mulheres no estado do Mato Grosso do Sul que teriam realizado aborto. As acusações tiveram início em abril de 2007 após uma denúncia realizada por uma das redes filiadas à TV Globo a respeito de uma clínica onde eram feitos abortos induzidos. Por meio dos registros de pacientes que já haviam passado pela clínica nos últimos vinte anos, a polícia tem tido total facilidade para sua operação fascista contra as mulheres.


Além das penas em regime fechado, existem propostas de penas alternativas relacionadas à educação infantil, como se as mulheres que já interromperam a gravidez tivessem de ser reeducadas para compreender sua suposta vocação natural para a maternidade, desconsiderando-se evidentemente o direito das mulheres ao controle do próprio corpo e as condições sociais que poderiam ter influído para a opção que tomaram. O cinismo das autoridades vai ao extremo de expor, em uma página da internet, os nomes das mulheres que estão sendo indiciadas. Segundo ativistas entrevistas pelo INVERTA, ainda ocorrerão outros atos em vários estados do país.