Notícias
Nota em solidariedade ao povo venezuelano e seu presidente eleito democraticamente Nicolás Maduro
Derrotaremos a nova agressão imperialista!
O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América e o Procurador Geral daquele país, William Barr, iniciam uma nova agressão imperialista contra nossa pátria e nosso povo. Desta vez, o Presidente da República, Nicolás Maduro, o Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Diosdado Cabello, o Ministro da Indústria e Vice-Presidente de Economia do Setor, Tareck El Aissami, o Ministro da Defesa e o Vice-Presidente de Política GJ Vladimir Padrino, são falsamente acusados de traficantes de drogas.
Derrotaremos la nueva agresión imperialista
El Departamento de Estado de los Estados Unidos de Norteamérica y el Fiscal General de ese país, William Barr, inician una nueva agresión imperialista contra nuestra Patria y nuestro pueblo. Esta vez se acusa falsamente de narcotraficantes al Presidente de la República Nicolás Maduro, al Presidente de la Asamblea Nacional Constituyente Diosdado Cabello, al ministro de Industria y vicepresidente sectorial de Economía Tareck El Aissami, al ministro de Defensa y vicepresidente sectorial de Política GJ Vladimir Padrino López y otros altos funcionarios del Estado, como el Presidente del Tribunal Supremo de Justicia Maikel Moreno. Se trata de una gigantesca infamia contra buena parte del liderazgo fundamental de la Revolución Bolivariana.
Imperialismo norte-americano, tire as patas da Venezuela!
A ação promovida contra Maduro, classificando-o como narcotraficante, é absurda e repudiável. Com essa descarada obsessão de Washington em querer controlar tudo e todos, de querer impor a sua economia neoliberal, a sua cultura consumista e a exploração aos povos dos países em desenvolvimento, é cada vez mais clara a sua ação intervencionista contra os povos que se levantam para construir e se desenvolver independentes dos Estados Unidos.
Nota do CNCN sobre a COVID-19
O Congresso de Lutas contra o Neoliberalismo declara sua solidariedade neste momento tão difícil, antes de mais nada, afirmando que por mais difícil que seja, com certeza, essa calamidade passará. As medidas de isolamento seguem sendo a nossa melhor opção para acelerar essa transição e impedir a contaminação de nossos entes queridos e companheiros e companheiras.
Aula Magna da ex-Presidente Dilma Roussef na UERJ
A ex-Presidente , Dilma Roussef, abriu o Curso de Mestrado da UERJ e da Flacso com o tema: “Estado, Gobierno y Políticas Públicas”, no último dia 6 de Março, no Teatro Odylo Costa Filho, zona norte da capital fluminense. Fizeram parte da mesa de abertura do evento o Reitor da UERJ, Ricardo Lodi Ribeiro, a Pró Reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves, o Conselheiro da Flacso, Pablo Gentili e o Presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann.
TODO APOIO À REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA E CONTRA A TRAMA GOLPISTA CONTINENTAL!
Desde a fracassada tentativa de golpe contra o presidente Hugo Chávez em 2000, portanto, há quase vinte anos, os EUA tentam derrubar o governo bolivariano da Venezuela.
A ruína do laboratório neoliberal do mundo e a importância da Primera Línea para a continuidade da resistência
Os protestos referentes à desigualdade social no Chile não são algo espontâneo e sim um esgotamento do sistema neoliberal neste país.
INAUGURAÇÃO - MEMORIAL PELA VIDA DA JUVENTUDE NEGRA
Em Belo Horizonte/MG, o CRJ – Centro de Referência da Juventude – receberá no próximo dia 10 de dezembro, data em que se comemora a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Memorial pela Vida da Juventude Negra.
És de Palmares ou és capitão do mato?
Manifestantes de entidades do movimento negro ocuparam, hoje (29/11), em Brasília, a sede da Fundação Cultural Palmares em protesto à posse de Sérgio Nascimento Camargo, no dia 28 de novembro, que publicamente negou o racismo no Brasil, além de proferir ofensas em suas redes sociais ao povo brasileiro afrodescendente e às mulheres.
NOTA DE REPÚDIO CONTRA O GOLPE NA BOLÍVIA E CONTRA O ATAQUE À SOBERANIA DA VENEZUELA
O CONGRESSO NACIONAL DE LUTAS CONTRA O NEOLIBERALISMO denuncia o avanço dos golpes imperialistas neoliberais na América Latina.
NOTA DO PCML (Br) CONTRA O CÍRCULO DE FOGO QUE RONDA NOSSA AMÉRICA
É inaceitável o golpe que retirou Evo Morales da presidência da Bolívia e o massacre patrocinado pela direita imperialista com a cobertura da Organização dos Estados Americanos (OEA) contra a vontade popular e a autodeterminação dos povos. É inaceitável que a embaixada da República Bolivariana da Venezuela seja invadida por milicianos venezuelanos e brasileiros em nome de um golpista que se autoproclamou presidente.
Encontro solidário em Cuba demonstrou que a luta é a alternativa
O Encontro Anti-imperialista, de Solidariedade, pela Democracia e contra o Neoliberalismo demonstrou que a solidariedade e a luta permanente são hoje a alternativa à dominação capitalista, tal e como asseguraram seus participantes.
Subserviência governo do Equador ao FMI enfrenta greve e resistência indígena!
O governo eliminou os subsídios ao diesel Hola gasolina em um país produtor de petróleo, liberou o preço ao mercado internacional permitindo então a flutuação do mesmo, reduz um dia de salário para os servidores públicos, reduziu as férias destes públicos de 30 a 15 dias, e este foi o primeiro pacote das medidas que contempla a carta de intenção assinada pelo governo nacional e o FMI.
Em Porto Velho (RO), MPF realiza audiência pública sobre Reforma Agrária na segunda-feira (12)
A situação da reforma agrária em Rondônia é o tema de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) na próxima segunda-feira, 12, às 14h, no auditório do Ministério Público do Estado.
Liberdade sim, transferência não!!!! Lula corre risco de vida! Liberdade já!
A defesa de Lula, representada pelo advogado Cristiano Zanin Martins, solicita a suspensão do da transferência de Lula para São Paulo até o julgamento final do habeas corpus nº 164.493/PR, em trâmite perante o Supremo Tribunal Federal e denuncia que não foi levado em conta, mais uma vez, a solicitação para a liberdade plena do ex-presidente.
Coletivo Religiosos Antifascismo é formado na capital pernambucana
Na noite do último dia 9 de julho, terça-feira, homens e mulheres de diversas matizes religiosas reuniram-se no centro do Recife para discutir a formação do coletivo Religiosos Antifascismo. A iniciativa foi puxada pelo Reverendo Wellington Nascimento, da Igreja Episcopal da Libertação e do Movimento Evangélico Progressista – MEP.
60 anos de Prensa Latina e os laços inquebrantáveis com o INVERTA
Os 60 anos de existência da Agência informativa Latino Americana - Prensa Latina, uma grande e vitoriosa iniciativa para os povos da América Latina e do Mundo em busca da informação verdadeira, livre das amarras do Capital e suas falácias. Os trabalhadores e trabalhadoras do Jornal Inverta celebram aqui no Brasil em cada rincão onde nossa imprensa revolucionária alcança e mais o apreço e admiração por sua exitosa e exemplar trajetória, bem como reconhece que o segredo do sucesso de Prensa Latina é a solidez de princípios, a formação profissional e a dedicação revolucionária do seu corpo de trabalhadores.
Manifesto do 1º de Maio de 2019
No 1º de maio de 2019, os trabalhadores no Brasil vivem um grave momento, marcado pelo aprofundamento da Crise Orgânica do Capital. Entre outros desdobramentos dessa crise, o forte desemprego, que ultrapassa os 13 milhões, e a destruição dos direitos sociais devem merecer especial atenção da classe trabalhadora em seu dia.
O golpismo teleguiado contra a Venezuela!
No último dia 4 de janeiro, o chamado Grupo de Lima (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia), com voto contrário do México, aprovou graves medidas intervencionistas contra a Venezuela
Multiplicam-se no Brasil pedidos de votos para Haddad (PT)
A pouco mais de uma semana do segundo turno das eleições presidenciais em Brasil, os pedidos de votos para o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, multiplicam-se em todos os âmbitos.
Sobre o atentado contra o candidato Jair Bolsonaro:
Atentado contra o candidato a presidente Jair Bolsonaro. Tão condenável quanto seu próprio discurso de ódio, repudiamos o atentado contra o ser humano Jair Bolsonaro, caso não seja um mero factóide de campanha.
Encontro histórico do PCML com a candidata ao governo do Rio de Janeiro Marcia Tiburi (PT)
O Partido Comunista Marxista-Leninista (PCML-Br) oficializou no dia 28 de agosto seu apoio à candidata ao governo do estado do Rio de Janeiro, Marcia Tiburi (PT-RJ).
VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas - De 27 a 31 de agosto de 2018 na UERJ
O CEPPES tem a satisfação de convidar para o VI Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas, que será realizado de 27 a 31 de agosto de 2018 na UERJ - Campus Maracanã.
O processo do Caso Lula e o desrespeito às leis no Brasil
Mais uma vez o Processo Jurídico do Caso Lula cria um problema institucional no Brasil. A ordem de libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da Polícia Federal, em Curitiba, pelo Desembargador do TRF-4 de plantão, Rogério Favreto, foi cassada horas depois pelo Presidente do mesmo tribunal, Desembargador, Carlos Eduardo Flores.
Movimento Acorda Rio! Carmo na Luta!
O movimento nasceu fruto da indignação de professoras aposentadas, cansadas de esperar por seus salários que, em 2017, além do atraso de três meses, estavam sendo parcelados.
A ascensão de Trump e a importância dos BRICS
Desde a eleição de Donald Trump para a presidência dos EUA, o mundo está em suspense com as várias medidas propostas pelo líder estadunidense.
As eleições de 20 de maio na Venezuela
A campanha presidencial na Venezuela foi iniciada em 23 de abril, tendo como candidato o presidente Nicolás Maduro. As prioridades segundo o presidente são: a) consolidação do processo educacional público alcançando 100% de escolaridade, buscando equacionar problemas de fornecimento em todos os níveis; b) fortalecer o carnê da Pátria; c) alcançar cinco milhões de moradias da Grande missão casa para que se possível todas famílias consigam um lar; d) vencer a grande revolução econômica para obstaculizar o assédio internacional.
Equador, um breve histórico do governo de Correa e Moreno
Lenin Moreno não só se distanciou de Rafael Correa como indivíduo, mas a consulta popular tenta mudar o processo equatoriano também no nível político. Porém, é importante se perguntar até onde o atual presidente mudará a política de seu antecessor, e até onde as disputas internas pelo poder permitirão retrocessos e avanços.
Pernambuco: Semana da Classe Trabalhadora
A partir do dia 24 de abril, sindicatos, partidos de esquerda e movimentos sociais de todo estado de Pernambuco promovem a 5 º edição da Semana da Classe Trabalhadora, “Trabalhadores em Luta Contra o Golpe nos seus direitos”, uma série de atividades políticas e culturais que preparam os trabalhadores para o 1º de Maio.
